Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Egito desiste de polêmico plano para renovar pirâmide!!

As pirâmides de Gizé – divulgação.
As pirâmides de Gizé – divulgação.

Ufa!!! As autoridades (sempre elas) do Egito desistiram de um polêmico plano para instalar revestimento de granito na pirâmide de Menkaure, a menor das três grandes pirâmides de Gizé, segundo um comitê formado pelo ministro do Turismo do país.

Mostafa Waziri, um verdadeiro lunático que atua como secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, anunciou o plano no mês passado, declarando que seria “o projeto do século”.

Rapidamente a notícia tomou a comunidade internacional, que protestou levando as autoridades do Egipto a rever o projecto.

Vale lembrar que as pirâmides são a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existe. Destruir uma pirâmide construída há quase 5 mil anos para deixar ‘Instagramável’ seria um verdadeiro crime contra a humanidade!

Sozinha entre as pirâmides, Menkaure foi projetada para ser revestida de granito em vez de calcário, porém ao longo de tanto tempo as peças foram sendo roubadas, como aconteceu com quase todos os grandes monumentos da antiguidade.

“O Comitê de Revisão da Pirâmide de Menkaure se opôs por unanimidade à reinstalação dos blocos de revestimento de granito, espalhados pela base da pirâmide há milhares de anos”, disse o comitê em comunicado na quinta-feira.

Zahi Hawass, ex-ministro de antiguidades que chefiou o comitê, disse que seria impossível determinar onde cada bloco estava originalmente. Substituí-los também exigiria cimento, o que arruinaria a pirâmide.

“O que quero dizer é que não se preocupem, as pirâmides de Gizé estão seguras e nada acontecerá com elas”, disse Hawass à Reuters. “Pessoas de todos os lugares estão me ligando, escrevendo cartas, e-mails. Elas estão preocupadas. Não se preocupem, as pirâmides estão seguras e ninguém pode tocar na pirâmide de Menkaure.”

A Pirâmide de Menkaure, ou Miquerinos em tradução, é a menor em tamanho e a terceira dentre as mais famosas pirâmides do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé. A pirâmide foi feita para ser tumba do faraó Menkaure/Miquerinos, filho do faraó Quéfren e o quinto soberano da Quarta Dinastia.

A descoberta do seu nome aconteceu no século XIX, estava escrito no teto da câmara funerária de uma pirâmide secundária em ocre vermelho e também foi atribuídos a ele um conjunto de monumentos, confirmando que havia sido dada por Heródoto. O faraó reinou pouco tempo, por este motivo não teve tempo de concluir sua pirâmide.

Com a sua morte a pirâmide foi terminada às pressas, daí a genial ideia do político que deixou o sol do Saara subir à cabeça e anunciou “o projeto do século”.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Novo teaser de Avatar: O Último Mestre do Ar apresenta Nação do Fogo

Próxima publicação

Miranda, a Sereia (1948)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir