AgendaEducação

Oficinas gratuitas de iluminação cênica e técnicas de elétrica, em Monte Alto, interior de SP

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2023/09/bright-spotlight-illuminates-stage-theatrical-performance-generated-by-ai-1.jpg" rel="nofollow"> &title=Oficinas%20gratuitas%20de%20ilumina%C3%A7%C3%A3o%20c%C3%AAnica%20e%20t%C3%A9cnicas%20de%20el%C3%A9trica%2C%20em%20Monte%20Alto%2C%20interior%20de%20SP" rel="nofollow"> &name=Oficinas%20gratuitas%20de%20ilumina%C3%A7%C3%A3o%20c%C3%AAnica%20e%20t%C3%A9cnicas%20de%20el%C3%A9trica%2C%20em%20Monte%20Alto%2C%20interior%20de%20SP" rel="nofollow">

Conhecer as técnicas de elétrica geral e saber usar os recursos disponíveis de luz em espetáculos teatrais, shows, exposições, debates, apresentações de dança e eventos em geral requer técnica e habilidade. A capacitação nesta atividade abre portas para novas oportunidades profissionais, além de contribuir para ampliar horizontes. O curso de iluminação cênica da Futuro Brilhante está com inscrições abertas até 19 de setembro para jovens e adultos a partir de 16 anos da cidade de Monte Alto, na região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo.

A iniciativa oferece dezenas de vagas no setor criativo. De acordo com estudo da FGV e do SEBRAE, o setor cultural representa cerca de 4% do PIB estadual, mantém 1,5 milhão de postos de trabalho e cresce a uma taxa média anual de 4.6%, sendo um dos 10 maiores setores da economia do Estado de São Paulo, com R$ 78,35 bilhões gerados por ano.

Técnica cria atmosferas

A iluminação cênica (ou luz de palco) em espetáculos teatrais e shows é fundamental para criar atmosfera, destacar elementos cênicos, definir espaço e profundidade, comunicar visualmente, estabelecer ritmo e estrutura, além de garantir a segurança e visibilidade de todos os envolvidos. Ela pode variar em intensidade, cor e direção, criando diferentes emoções e transmitindo informações não verbais. Em conjunto com outros elementos cênicos, a iluminação ajuda a contar a história, definir o clima e criar a atmosfera desejada.

Na oficina, o participante, aprenderá na prática técnicas básicas de elétrica, além de desenvolver o conhecimento de como usar a luz, desvendando os efeitos de sombra e luz, e direcionando a atenção do público para os pontos importantes de uma cena, por exemplo. A proposta do curso é capacitar profissionalmente para atuar no mercado e gerar emprego e renda para a população sem nenhuma experiência prévia para atuar na área da elétrica e iluminação em produções culturais e shows musicais em teatros, auditórios, equipamentos culturais e estruturas provisórias.

Serviço

Curso: Iluminação Cênica com foco em elétrica. Inscrição: até 19 de setembro. Lista de selecionados: 21 de setembro. Início do projeto: 25 de setembro. Turmas: São 4 turmas de 30 alunos. Vagas limitadas. Alunos maiores de 16 anos, todos os gêneros, alfabetizados. Cursando ou já ter concluído o ensino médio em escola pública.

Link para inscrição : https://forms.gle/jEPWknmXz1w3J1rx6

Patrocínio: Quinelato Freios, BMA. Apoio: Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Prefeitura Municipal de Monte Alto. Realização:  5Five Comunicação & Cultura LTDA. Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
EducaçãoNotícias

Descoberta arqueológica revela Peñico, cidade andina de 3.500 anos

Numa revelação que promete reescrever capítulos da história pré-colombiana, arqueólogos peruanos anunciaram...

AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

AgendaArtes Visuais

Oficina de modelo vivo botânico com Panmela Castro no Parque da Catacumba

No dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de...

AgendaTeatro

Hereditária no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

“Hereditária” encerra a temporada no circuito de teatros e arenas do município com...

AgendaArtes Visuais

Conversa e visita mediada na exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”

Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no...

AgendaFestivais

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de...

AgendaTeatro

“Cachorro” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Inspirado no universo de Nelson Rodrigues, o espetáculo “Cachorro!”, de Jô Bilac,...

AgendaClássicosMúsica

Um concerto “francês” no Rio de Janeiro

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 4 de julho, às...

AgendaTeatro

Solo para Sarah Bernhardt em temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah...