10 melhores filmes sobre guerra para curtir e refletir

Prepare a pipoca!

19
0

A guerra tem sido um tema constante não somente nos noticiários, como também muito comum no cinema desde seu primeiros dias. Ao longo dos anos, foram feitos muitos filmes excelentes que retratam os horrores e o heroísmo da guerra.

Neste post, selecionamos dez dos melhores filmes sobre guerra já realizados no mercado internacional. Filmes que não são somente incríveis e emocionantes, mas também que provocam junto reflexão sobre o tema. Aproveite!

Apocalypse Now (1979)

Dirigido por Francis Ford Coppola, este filme segue o capitão Benjamin L. Willard quando ele é enviado em uma missão para assassinar o coronel Walter E. Kurtz, que se rebelou e está liderando seu próprio exército no Camboja. O filme explora a loucura e o horror da Guerra do Vietnã. Com visuais impressionantes e performances inesquecíveis, Apocalypse Now é uma jornada assombrosa e surreal ao coração das trevas.

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998)

Do genial Steven Spielberg, este filme conta a história de um grupo de soldados enviados para encontrar e trazer para casa o soldado James Ryan depois que seus três irmãos são mortos em ação. A cena de abertura retratando o desembarque na Normandia é considerada um dos retratos de guerra mais realistas já feitos no cinema. O filme é uma jornada poderosa que explora os laços entre os soldados e os sacrifícios que são feitos durante a guerra.

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957)

De David Lean, este filme conta a história de prisioneiros de guerra britânicos que são forçados a construir uma ponte para seus captores japoneses na Birmânia durante a Segunda Guerra Mundial. O filme explora temas de honra, dever e sacrifício. Com seu escopo épico e personagens inesquecíveis, A Ponte do Rio Kwai é um conto clássico de resistência e resiliência humana.

Nascido para Matar (Full Metal Jacket, 1987)

Dirigido por Stanley Kubrick, este filme segue um grupo de recrutas da Marinha enquanto eles passam por um treinamento básico e são enviados para lutar na Guerra do Vietnã. O filme é conhecido por seu retrato realista do campo de treinamento e sua exploração dos efeitos desumanos da guerra. Com seu olhar inabalável sobre a brutalidade da guerra e seus personagens inesquecíveis, Nascido para Matar é um clássico absoluto.

A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993)

Outro de Steven Spielberg, o filme conta a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de 1.000 refugiados judeus durante o Holocausto, empregando-os em suas fábricas. O filme é um poderoso lembrete dos horrores da guerra e da importância de defender o que é certo. Com atuações comoventes, impressionante sensibilidade assustadora e fotografia em preto e branco, A Lista de Schindler é um testemunho inesquecível do espírito humano.

Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008)

De Kathryn Bigelow, este filme segue uma unidade de esquadrão antibomba do Exército enquanto tentam desarmar dispositivos explosivos improvisados no Iraque. O filme explora o custo psicológico que a guerra impõe aos soldados e a adrenalina que vem ao arriscar sua vida. Com sua ação intensa e personagens complexos, Guerra ao Terror atualizou os filmes de conflito no século XXI com um olhar emocionante – e cheio de suspense – sobre os perigos enfrentados pelos soldados nas linhas de frente.

Platoon (1986)

Do cineasta Oliver Stone, este filme segue um jovem soldado quando ele é enviado para lutar na Guerra do Vietnã. O filme é conhecido por seu retrato realista do combate e sua exploração da ambigüidade moral da guerra. Com suas atuações poderosas e olhar inabalável sobre a brutalidade da guerra, é um filme inesquecível e assombroso.

O Franco Atirador (The Deer Hunter, 1978)

Dirigido por Michael Cimino, este filme segue um grupo de amigos de uma pequena cidade na Pensilvânia quando são enviados para lutar na Guerra do Vietnã. O filme explora o impacto que a guerra tem sobre indivíduos e comunidades. Com seu escopo épico e performances inesquecíveis, o filme é um retrato poderoso e comovente de amizade e perda.

O Barco: Inferno no Mar (Das Boot, 1981)

De Wolfgang Petersen, este filme segue a tripulação de um U-boat alemão enquanto patrulham o Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é conhecido por seu cenário claustrofóbico e sua exploração do tédio e terror da guerra submarina. Com sua ação tensa e personagens complexos, O Barco é uma visão inesquecível da vida a bordo de um U-boat durante a guerra.

https://www.youtube.com/watch?v=CmSQUa2Lx8Y

Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957)

Dirigido por Stanley Kubrick, este filme segue um grupo de soldados franceses que se recusam a continuar um ataque suicida durante a Primeira Guerra Mundial. O filme explora temas de justiça militar e a futilidade da guerra. Com suas performances poderosas e olhar inabalável sobre a brutalidade da guerra, Glória Feita de Sangue é um clássico atemporal que permanece relevante até hoje.

Curtiu?

Esses dez filmes oferecem retratos poderosos e instigantes sobre a guerra, ainda assim existem muitos outros grandes filmes que poderiam ser incluídos nas listas de melhores produções.

Tem alguma sugestão? Participe com sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *