Há exatos 25 anos, em 26 de outubro de 1989, “Batman – O Filme” aportava nos cinemas de todo o país. A superprodução da Warner foi fundamental para desenhar o modelo de blockbusters vigente até hoje: adaptação de Quadrinhos precedidas de uma campanha de marketing agressiva. Foi assim que Batman se tornou a maior arrecadação daquele ano e a quarta maior bilheteria de todos os tempos até então. O plano da Warner – detentora dos direitos de todos os personagens da DC Comics – era fazer algo tão grandioso quanto Superman, filme de 11 anos antes, e aproveitar o cinquentenário do Homem-Morcego.Tim Burton ficou a cargo da direção, Michael Keaton assumiu o papel título, Kim Bassinger ficou com o principal papel feminino e Jack Nicholson marcou o filme com sua memorável interpretação do Coringa, que muitos julgavam jamais ser sequer equiparada. Isso até Heath Ledger interpretar o personagem em “Batman O Cavaleiro das Trevas”. Aproveitando o ensejo da data, listamos aqui 25 fatos curiosos sobre “Batman – O Filme”.
 

  • Rosanna Arquette, Jammie Lee Curtis, Kathleen Turner, Lea Thompson, Kelly McGills, Sharon Stone, a musa adolescente dos anos 80; Molly Ringwald, e a “Mulher Nota Mil” Kelly LeBrock foram alguns dos nomes cogitados para o papel de Vicki Vale depois que Sean Young deixou o projeto porque quebrou a clavícula em uma cena em que andava a cavalo com Bruce Wayne. Michelle Pfeiffer, que seria a Mulher Gato no filme seguinte (papel que Young disputaria), também foi cogitada. Kim Bassinger foi uma sugestão do produtor Jon Peters. A cena de montaria não foi refilmada.

181473_1233879295348_full

  • Já para o papel de Batman/Bruce Wayne foram cogitados Bruce Willis, Kurt Russell, Pierce Brosnan, Daniel Day-Lewis, Tom Selleck, Charlie Sheen e Arnold Schwarzenegger, que assumiu o papel de Mister Freeze no pavoroso Batman & Robin. Hoje famoso como Tony Stark, Robert Downey Jr. também esteve entre os nomes considerados.
  •  Michael Gough foi chamado para o papel de Alfred porque Tim Burton era fã de seu trabalho nos filmes de Horror da Hammer. Ele e o ator Pat Hingle, que interpretava o Comissário Gordon, foram os únicos que participaram dos quatro filmes.

batman-1989-michael-gough

  • Willem Defoe, David Bowie, Tim Curry e James Woods foram cogitados para o papel de Coringa. Como Jack Nicholson hesitou para aceitar o papel de Coringa, Robin Williams foi convidado e aceitou. Imediatamente Nicholson foi informado que se ele não interpretasse o personagem, Williams o faria. Ele aceitou e Williams foi dispensado. Ressentido, o comediante não só recusou o papel de Charada em um Batman 3, a princípio sob a batuta de Tim Burton, como só voltou a trabalhar na Warner Bros após um pedido de desculpas formal.

robin williams 660 1 reuters

  • David Cronenberg foi sondado para assumir a direção, mas declinou. O primeiro esboço do filme foi escrito em 1980 pelo corroteirista de Superman – O Filme, Tom Mankiewicz, e contava as origens de Robin & Batman. Os vilões seriam o Coringa e o Pinguim, o criminoso Rupert Thorne e Barbara Gordon (a Batgirl) apareceriam. No final, Robin apareceria usando o traje, que seria muito parecido com Batman Forever. A ideia inicial era lançar o filme em 1985 com um orçamento de US $ 20 milhões, mas como os produtores Michael Uslan e Benjamin Melniker deixaram a produção, o projeto foi engavetado até Jon Peters e Peter Guber desarquivaram. Em 1986, depois do sucesso surpresa de “Pee-wee Big Adventure”, o estúdio ofereceu o cargo de Tim Burton. Insatisfeito com o script de Mankiewicz, Burton e sua então namorada Julie Hickson escreveram um tratamento de 30 páginas para o projeto. Este tratamento foi aprovado por ambos os produtores e estúdio. Ainda em 1986, Burton conheceu Sam Hamm, que tinha acabado de receber um contrato de dois anos com a Warner, e deu-lhe a tarefa de escrever um roteiro baseado no tratamento de Burton e Hickson. No entanto, o processo foi prolongado demais e Hamm parou de escrever por causa da greve dos roteiristas. Em seu lugar, entrou o corroteirista de “Beetlejuice”, Warren Skaaren, para continuar escrevendo. Quase três anos depois do início dos trabalhos, Burton só obteve o sinal verde para filmar depois do resultado de bilheteria de “Beetlejuice”. Batman começou a ser filmado em outubro e levou apenas 12 semanas para ser concluído.
  •  Tim Burton faz uma aparição como um dos capangas do Coringa na sequência do museu.
  •  O Batmóvel foi construído sobre os chassis de um Chevrolet Impala!

Batmobile89

  • Antes de o Coringa entrar na catedral de Gotham com Vicki, ele pede pelo walkie talkie “transporte para dois”, em dez minutos. É exatamente o tempo que leva a ação no interior da catedral, até a chegada do helicóptero.
  •  Michael Keaton não ouvia nada dentro da armadura de Batman . Ele disse que sua claustrofobia ajudou a dar a Batman o tom sombrio necessário.

batman

  •  Durante as filmagens, Tim Burton estava tendo problemas para filmar uma cena com Jack Palance. Ao filmar uma cena com este, Burton gritou “Ação!” e, poucos minutos depois, Palance não entrou. Burton, depois de cortar o take, caminhou no set apenas para descobrir que Jack tinha um problema de audição. Surdo porém irritado, Palance se virou para Burton e disse “Eu fiz mais de cem filmes, quantos você já fez?” Burton disse, anos depois, que foi uma experiência que ele nunca iria esquecer. Apesar deste incidente, Burton estava feliz por tê-lo envolvido com o filme.

Batman_-Grissom-Jack-Palance

  • Adam West, o Batman da série Camp dos anos 60 admitiu ter ficado chateado por não ter sido convidado para o papel principal. O detalhe é que ele já tinha 60 anos na época das filmagens.
  •  A trilha sonora chegou a ser encomendada a Michael Jackson, mas o Rei do Pop recusou por causa da agenda de shows da turnê Bad. Daí, chamaram Prince.
  •  A altura das orelhas da primeira máscara impediam o fechamento do teto do Batmóvel. Como não era possível rebaixar o assento, a saída foi fazer outra máscara com orelhas menores.
  •  É o único filme de Batman para o Cinema com apenas um vilão.
  •  O museu invadido pelo Coringa se chama Flugelheim Museum, uma brincadeira com o Gugenheim Museum.
  •  O bilhete onde se lê “urgente”, que acompanha a máscara de gás para Vicki, foi escrito por Tim Burton

note

  • Tim Burton e Michael Keaton nunca haviam tido contato com HQs de Batman. O produtor Michael Ulsan forneceu a Burton como material de referência Detective Comics #27 (May 1939) through #37 (March 1940). Já para Keaton foi dada a graphic novel “O Cavaleiro das Trevas.”25 fatos curiosos sobre "Batman - O Filme" 11
  • A sequência na Axis Chemicals que culmina com a queda de Jack Napier em um tanque com substância ácida que o transformou em Coringa, foi tirada da primeira publicação de Batman na Detecvive Comics #27. Ma​s o bandido que caiu no poço não foi o Coringa, que só surgiria anos depois.  25 fatos curiosos sobre "Batman - O Filme" 9
  • Quando Alex Knox entra na sala de imprensa com uma charge de um morcego vestido em um terno, assinatura do chargista é a de Bob Kane, o criador de Batman.

batman02

  •  O Coringa não tem uma origem explicada nos Quadrinhos, a história do personagem foi criada para o filme. O personagem sequer tem um nome real. O nome Jack Napier foi criado como uma homenagem a Alan Napier, o Alfred do seriado dos anos 60.
  •  O roteiro original incluía Robin e seus pais durante a cena do desfile com o Coringa assassinando os trapezistas, mas o garoto escaparia. No final do filme ele apareceria como o Menino Prodígio. A cena nunca foi filmada, mas uma sequência de storyboard animado da cena foi montada com Mark Hamill fazendo a voz do Coringa.

  •  Keifer Sutherland foi sondado para o papel de Robin.

kiefer

  • A princípio, haveria uma cena em flashback mostrando Bruce Wayne após a morte dos pais ficando sob os cuidados do comissário Gordon, na época um jovem patrulheiro de rua. A cena foi descartada, mas a ideia foi aproveitada em “Batman Begins”.
  •  Levava duas horas para a equipe de maquiagem transformar Jack Nicholson em Coringa. 355 adesivos de silicone tiveram de ser utilizados devido à alergia de Nicholson ao material conhecido como goma espírito. O designer de maquiagem protética Nick Dudman usou tinta de maquiagem à base de acrílico chamado PAX para dar o efeito branco ao rosto de Nicholson. Foi complicado encontrar o tom certo de branco em contraste com os cenários escuros e o uniforme preto de Batman uma vez que um branco puro iria desfocar o rosto de Nicholson.

466

  • O design da catedral de Gotham é inspirado em trabalhos de Antonio Gaudi, Otto Wagner, Louis H. Sullivan e Shin Takamatsu

2 Comentários

Participe com sua opinião

Por favor preencha o comentário!
Por favor, digite seu nome aqui