CríticasFilmesLançamentos

“A História da Minha Mulher”: um olhar feminino sobre o ciúme

Novo filme da diretora húngara Ildikó Enyedi parte de romance para provocar a todos nós

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2023/06/A-HISTORIA-DA-MINHA-MULHER_destacada.jpg" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CA%20Hist%C3%B3ria%20da%20Minha%20Mulher%E2%80%9D%3A%20um%20olhar%20feminino%20sobre%20o%20ci%C3%BAme" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CA%20Hist%C3%B3ria%20da%20Minha%20Mulher%E2%80%9D%3A%20um%20olhar%20feminino%20sobre%20o%20ci%C3%BAme" rel="nofollow">

A vida a bordo de um navio é um eterno tentar controlar o incontrolável. Talvez seja por isso que o protagonista do filme A História da Minha Mulher veja sua própria esposa, escolhida ao acaso, como também incontrolável. Um filme que promete ser sobre uma mulher – e é escrito e dirigido por uma – mas que acaba mergulhando na mente ciumenta de um lobo-do-mar.

Por causa de uma dor de estômago o capitão Jakob Störr (Gijs Naber) decide que precisa se casar. Vai ser algo simples assim: ele se casará com a primeira mulher que entrar no restaurante onde ele e um amigo estão. A tal primeira mulher acaba sendo Lizzy (Léa Seydoux) que, por incrível que pareça, aceita a proposta de Jakob.

Lizzy não se importa muito com os perigos que esperam seu “Jacques” em alto-mar, preferindo, na ausência e mesmo na presença dele, a companhia de uma animada turma da qual faz parte o escritor Dedin (Louis Garrel), que desperta a desconfiança e o ciúme de Jakob. O casal se muda de Paris para Hamburgo – surpreendentemente, devido a uma sugestão de Dedin – onde Jakob reencontra Grete (Luna Wedler), passageira do navio Marietta, que Jakob salvou das chamas, e com ela Jakob inicia um caso.

Lizzy diz a Jakob que “É inútil esperar a vida acomodar você. Você deve acomodá-la. Caso contrário, ela irá puni-la”. Ela diz isso sugerindo que Jakob saia de casa e vá flertar um pouco – do jeito que ela havia lhe ensinado – e é aí que começa o caso com Grete. O casamento de Lizzy e Jakob melhora com este caso… até que Dedin volta à cena.

A História da Minha Mulher

Em paralelo à vida conjugal de Jakob, há os negócios inescrupulosos em que ele se envolve graças ao amigo Kodor (Sergio Rubini). É com Kodor que Jakob faz sua aposta no restaurante, e é de Kodor que ele recebe ações de uma petroleira, que um dia podem dar uma vida confortável para Jakob e Lizzy. Pouco numerosas, as cenas com Kodor são menos interessantes que as também pouco frequentes cenas de Jakob em alto-mar.

Ao longo do filme, Jakob aprende – ou talvez simplesmente perpasse – sete lições, que nos são apresentadas com texto na tela. Cada lição toma um tempo variável de projeção e existe para criar uma unidade narrativa, uma vez que o livro em que o filme é baseado é dividido em sete capítulos.

Lizzy é uma personagem feminina ultracomplexa. Quando pensamos que estamos entendendo o que se passa em sua cabeça, algo acontece para provar que ela é imprevisível. Apesar de parecer pouco confiável, Lizzy é fiel. Provocante como uma garotinha mimada, mas sensual como uma mulher adulta, Lizzy é tão doce e tão nociva quanto a combinação de chocolate com fumaça de cigarro.

A História da Minha Mulher

A História da Minha Mulher é baseado num livro de Milán Füst. Publicado pela primeira vez na Hungria em 1946, o livro de 336 páginas, quando transposto para a linguagem cinematográfica, deu origem a este filme de quase três horas de duração – o que pode causar desânimo em parte do público. A escrita do roteiro ficou a cargo da também diretora húngara Ildikó Enyedi, que declara:

“Nós fizemos este filme sobre amor, paixão, drama, aventura, sobre as mil cores da vida – uma aventura que não tem vergonha de ser emotiva sobre o que significa ser um homem, o que significa ser uma mulher, o que significa ser humano.”

A História da Minha Mulher

Alguns frames de A História da Minha Mulher, se pausados no momento certo, são como verdadeiras pinturas. A tomada em contra-plongée de Jakob na ponte é como uma pequena obra de arte encerrada num filme que já é, em sua totalidade, visivelmente belo. A fotografia do filme é de Marcell Rév, cujo trabalho pode ser visto atualmente na também visualmente bela minissérie da HBO The Idol.

A História da Minha Mulher foi filmado em locação em Budapeste, Hamburgo e Malta ao longo de 58 dias. O filme competiu em Cannes em 2021 e rendeu o prêmio do júri de Melhor Direção a Ildikó Enyedi no Festival de Otranto, na Itália. Um olhar feminino focado num personagem masculino, este é um filme que nos convida a refletir sobre o patriarcado e as relações interpessoais enquanto desfrutamos de uma obra visualmente impactante.

A História da Minha Mulher

A História da Minha Mulher
8 10 0 1
Nota: 8/10: Excelente
Nota: 8/10: Excelente
8/10
Total Score iExcelente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FestivaisFilmesNotícias

Premiado no Mexico, “O Último Azul” abre a 53ª edição do Festival de Gramado

Brasileiro vencedor do Urso de Berlim recebeu dois prêmios no Festival de...

CríticasFestivaisFilmes

Cloud, de Kiyoshi Kurosawa, abre a 14a edição do Olhar de Cinema

O filme de abertura da 14a edição do Festival Internacional Olhar de...

ClássicosCríticasFilmes

Boyhood e a Teoria dos Vínculos

Filmado ao longo de 12 anos, mostra a evolução de uma família...

FilmesInfantilNotícias

Pixar anuncia ‘Gatto’: nova animação dos criadores de ‘Luca’

A Pixar Animation Studios surpreendeu os fãs ao anunciar seu mais novo...

FilmesNotíciasVideos

Spaceballs 2 é oficialmente anunciado por Mel Brooks

Nesta quinta-feira (12), a Amazon MGM Studios lançou um teaser hilário com...

CríticasFilmes

Como Treinar Seu Dragão live-action copia, cola e repete a mágica

A chegada de “Como Treinar Seu Dragão” live-action, poucos dias depois de...

FilmesTrailersVideos

Superman ganha um vibrante último trailer

O que esperar do novo filme do novo filme do Homem de...

Artes VisuaisCríticasFilmesVideos

Humano: Uma Viagem pela Vida, do diretor Yann Arthus-Bertrand

Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação,...

AgendaFestivaisFilmes

Curitiba recebe a 14a edição do Festival Olhar de Cinema

Está começando a 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional...

ClássicosFilmesVideos

Encontro com Lacan: Documentário

O Documentário "Encontro com Lacan" retrata a vida cotidiana e obra do...

FilmesNotícias

James Gunn anuncia oficialmente novo filme da Mulher‑Maravilha no reboot do DCU

James Gunn, cocriador do novo universo da DC, revelou que um novo filme...

LançamentosLiteratura

“A mulher dos olhos de gelo”, de Chrysanthème, aborda feminicídio nos anos 30

“A humilhação, a cólera, a revolta, flamejavam dentro de mim, e na...