Os cineastas brasileiros Eryk Rocha e Gabriela Carneiro apresentaram, neste domingo (19), o documentário “A Queda do Céu” no Festival de Cannes. O filme aborda a cosmologia yanomami e serve como um alerta para a humanidade diante das ameaças à Amazônia.
Baseado em um livro escrito pelo antropólogo francês Bruce Albert e o líder yanomami Davi Kopenawa, o documentário acompanha a vida de uma aldeia yanomami no coração da floresta. Essa etnia de cerca de 30.000 indígenas legalmente possui seu próprio território, mas enfrenta invasões de garimpeiros e madereiros.
Durante quase uma década, Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha documentaram os yanomamis para esse projeto, capturando rituais importantes e a vida cotidiana da comunidade. O filme também destaca a forte crença de que a arte é uma forma de encontro e relacionamento, criando outros mundos e possibilidades.
A exibição em Cannes é uma oportunidade de compartilhar a luta e o sonho do povo yanomami com o mundo. Vale aguardar chegar ao Brasil!









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.