AcervoCríticasFilmesLançamentos

A relevância por trás de “Marighella”

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/seu-jorge-em-cena-de-marighella-_1_37212.webp" rel="nofollow"> &title=A%20relev%C3%A2ncia%20por%20tr%C3%A1s%20de%20%E2%80%9CMarighella%E2%80%9D" rel="nofollow"> &name=A%20relev%C3%A2ncia%20por%20tr%C3%A1s%20de%20%E2%80%9CMarighella%E2%80%9D" rel="nofollow">

Wagner Moura encarou seu primeiro filme como uma missão. Marighella expõe isso o tempo inteiro para o bem e para o mal. Mas para além de problemas de ordem técnicas, não há como negar a força do filme como discurso. E a potência de sua relevância.

Seu Jorge brilha na pele de Marighella, idealista e revolucionário que, junto com um grupo de jovens, acredita e enfrenta a ditadura militar reinante nas décadas de 60 a 80, num ideário de luta armada. Logo se vê caçado pelas instituições militares, sobretudo na figura do impiedoso Lúcio (Bruno Gagliasso).

Os problemas do longa são típicos dos primeiros filmes de seus realizadores: uma paixão exacerbada que borra o próprio senso de edição (o filme é notadamente longo) e que pouco contextualiza o momento histórico desperdiçando assim uma elaboração mais sólida do homem sob as circunstâncias que o marcaram. Entretanto, Marighella é uma boa forma de apresentá-lo ao grande público, especialmente pela aura de thriller que Wagner impõe sobre a narrativa (o início do filme é mesmo seu estopim).

O fato de Wagner ser um ator que dirige, resvala sobre a atenção dada a direção de atores e a sensibilidade com que mostra seus personagens submergindo de suas memórias para atenuar suas sobrevivências. Alguns deles (como de Adriana Esteves) se perdem pelo caminho, mas a preocupação do diretor é fazer de seu Marighella um parâmetro político atemporal. Consegue pelo que o filme tem de mais certeiro: a relevância desse lançamento nesse momento de Brasil. Quanto a isso não há defeito que o segure. Ainda bem.

Nota: Ótimo – 3,5 de 5 estrelas

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...

LançamentosMúsica

Luella compartilha “Como Se Eu Não Soubesse”

A cantora e compositora Luella apresenta a faixa “Como Se Eu Não...

CríticasFilmesLançamentos

Mostrando logo a que veio, “Entre Penas e Bicadas” não decepciona

Existe no marketing uma estratégia que se chama “pé na porta”. Trata-se...

CríticasGames

The Vale: Shadow of the Crown | Uma revolução sensorial nos videogames

Em um universo saturado de estímulos visuais, The Vale: Shadow of the...

LançamentosMúsica

Àiyé lança clipe “Cores de Oxum”

A cantora, baterista e produtora ÀIYÉ lança o videoclipe de “Cores de...

AgendaFestivaisFilmes

Doc sobre a artista plástica Amelia Toledo estreia na Mostra de São Paulo

A vida e a obra de Amelia Toledo (1926-2017), uma das artistas...