OTqN90fv92jSfvQIxTnAvPgcd19
AstrosCríticasFilmes

A Vida, Acima de Tudo (2010), um drama social em um subúrbio da África do Sul

Uma comovente relação mãe-filha que reflete a moderna Joanesburgo

Trailer

Análise

A Vida, Acima de Tudo (Life, Above All) é um registro duro de uma tragédia africana. Em sua adaptação do romance Chanda’s Secrets, de Allan Stratton (1971), o diretor sul-africano Oliver Schmitz (1960) nos leva a uma favela de Joanesburgo e à vida de uma família monoparental cuja filha mais nova acaba de morrer em circunstâncias incertas: a palavra oficial é gripe, mas a fofoca da aldeia sugere algo mais além.

A protagonista, a adolescente Chanda (Khomotso Manyaka) vai a uma funerária próxima para ver caixões em escala infantil. Havia vários e claramente, a morte desta criança não é um evento isolado, mas o verdadeiro problema segue quando Chanda retorna ao casa que ela divide com sua mãe doente e seus dois irmãos mais novos, e descobre que alguém fugiu com o dinheiro que ela reservou para enterrar sua irmã.

“Não é nada“, insiste a mãe da heroína, referindo-se à lesão que cresce em sua perna, e o filme trata com mais força sobre uma cultura particular de negação: o impacto de uma doença cujo nome não se pode pronunciar. A narrativa nos apresenta uma geração inteira que foi negada a infância, a educação e a vida a que têm direito, tendo que cuidar de pais cada vez mais fracos e vulneráveis.(Apenas Chanda fala da AIDS diretamente; outros na comunidade preferem o eufemístico, “a ira de Deus”)

O filme não se torna enfadonho, devido à maneira como Schmitz o enraíza nos personagens. Há a robusta vizinha dona Tafa (Harriet Manamela), que – com os olhos postos na respeitabilidade social e na manutenção da aparência do bairro – arrasta consigo a mãe de Chanda a curandeiros e à igreja, numa busca insistente. Há o amante da mãe (Patrick Shai), abdicando de toda a responsabilidade pela morte da criança, que aparece na porta da família sempre que precisa de uma transa fácil e os rouba às cegas pelo privilégio. Há a empobrecida melhor amiga de Chanda, Esther (Keaobaka Makanyane), que – de forma dolorosa – anda de bicicleta até a parada de caminhões para se prostituir.

E há a própria Chanda, lindamente encarnada por Manyaka, que é dura, corajosa e inteligente, e ainda assim alguém por quem você fica com medo de que seja arrastada para baixo por essas circunstâncias. Se o progresso de seu protagonista nunca é fácil, a direção de Schmitz pelo menos encontra o equilíbrio certo para o filme se estabeleça entre o desespero e o otimismo, como na cena que uma música pop toca em um som de carro, numa primeira dança no quintal de um vizinho dando pequenos sinais de encorajamento e evitando que tudo se torne um pouco demais. O coração do filme é tão grande quanto o Serengeti, e sua empatia e compaixão são igualmente ilimitadas.

Homenagem Póstuma: Patrick Shai (1956-2022)

O ator e diretor Patrick Shai morreu no dia 22 de janeiro. Ele era mais conhecido pelos papéis nas séries de televisão como Soul City , Generations, Zone 14, Ashes to Ashes e Zero Tolerance. Ele foi um dos membros fundadores da Free Film Makers of South Africa. Shai era casado com Mmasechaba Shai e juntos tiveram dois filhos. Ele cometeu suicídio em Dobsonville em 22 de janeiro de 2022.

Deixe um comentário

Sugeridos
The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

Batman 2: Steven Soderbergh assume reta final das filmagens após afastamento de Matt Reeves

Cineasta de ‘Onze Homens e um Segredo’ assume o comando da fotografia...

5b1aad8eff4579d3ed29f194435f3f49f629f6c64373b368cb390473a6029a9e
CríticasGames

Apidya’ Special: a abelha morre, a voz repete e a paciência acaba

Apidya’ Special é a refeitura de um shmup do Amiga lançado em...

Froggy Hates Snow
CríticasGames

Froggy Hates Snow quase frita o “Switão” em nome da diversão.

Um sapo, um deserto congelado e uma bolha de calor da qual...

Manairons
CríticasGames

Manairons e sua falta de “Tompêrro”

Manairons é um platformer 3D de ação que bebe do folclore catalão...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Kitchen Wars
CríticasGames

Kitchen Wars: o restaurante pega fogo, mas o cardápio é curto

Overcooked e Moving Out ensinaram muita gente a gritar com os amigos...

City Hunter
CríticasGames

City Hunter: divertido e mal maturado.

City Hunter nasceu em 1990 no PC Engine, baseado no mangá de...

Street Fighter trailer jogável
FilmesNotícias

‘Street Fighter’: Noah Centineo revela que coordenor de dublês garantiu a fidelidade aos golpes do game

Com visual e movimentos fiéis aos clássicos dos videogames, a nova adaptação...

O Deserto de Luiza Alan Minas
FestivaisFilmesNotíciasPremiações

Festival do Rio anuncia vencedores do Troféu Redentor

O Festival do Rio 2026 encerrou esta noite sua 28ª edição com...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...