FilmesLançamentos

‘Amelia Toledo: Lembrar de Não Esquecer’, de Helio Goldsztejn, ganha data de estreia nos cinemas

A vida e a obra de Amelia Toledo (1926-2017), uma das artistas mais inquietas e inovadoras da arte brasileira, ganham um novo olhar no documentário “Amelia Toledo – Lembrar de Não Esquecer”. Dirigido por Helio Goldsztejn (“Aqueles Dias”), o filme revela a trajetória de uma criadora que transformava a própria casa em ateliê, indo do desenho de joias à escultura e experimentando com materiais tão diversos quanto acrílico, chapas de metal, pedras e conchas.

O longa documental chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de agosto. Antes, São Paulo (SP) recebe na terça (18), às 19h15min, uma sessão de pré-estreia, no Museu da Imagem e do Som (MIS), seguida de debate com o diretor e equipe. A produção de “Amelia Toledo” é assinada pela B2 e Capture, enquanto a distribuição fica a cargo da Bretz Filmes. O filme teve sua sua première mundial na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Pintora, desenhista, escultora e educadora, Amelia Amorim Toledo nasceu na cidade de São Paulo. Ela construiu uma carreira marcada pela ousadia e pela abertura ao diálogo entre a arte e a vida. Como professora, deixou sua marca em instituições como o Mackenzie e a FAAP, além de ter integrado a equipe da recém-criada Universidade de Brasília, sob a reitoria de Darcy Ribeiro. O golpe militar de 1964 interrompeu sua trajetória no Brasil, levando-a a Portugal com a família, por um breve período.

“A partir do convite de Moacir Toledo, filho de Amelia e também artista plástico, decidi realizar um documentário sobre essa artista de primeira grandeza – e ainda pouco conhecida do grande público”, explica Helio Goldsztejn. “Muito antes de o termo ‘sustentabilidade’ existir, Amelia já era precursora dessa prática em sua arte, utilizando materiais reaproveitados e experimentando novas linguagens”, complementa o cineasta.

Apresentadas hoje em mostras que atraem multidões, as obras de Amelia convidam não apenas à contemplação, mas também ao tato e à interação, explorando múltiplos ângulos de visão e até as sombras projetadas no espaço. Amelia tem uma trajetória singular. Foi aluna de Anita Malfatti, conviveu com intelectuais e artistas como Hélio Oiticica e Lygia Pape e Waldemar da Costa, além de ter trabalhado com o arquiteto Vilanova Artigas.

Aos 83 anos, Amelia participou como convidada na 20ª Bienal Internacional de São Paulo (2010). O doc sobre a artista percorre suas múltiplas dimensões através de depoimentos de amigos, artistas e familiares, revelando como ela atravessou tempos, linguagens e fronteiras sem nunca perder a capacidade de se reinventar. O longa é, acima de tudo, um convite para revisitar a força criadora de uma artista que sempre fez da arte um território de liberdade e descoberta.

Helio conheceu o trabalho de Amelia enquanto trabalhava na direção no programa Metrópolis da TV Cultura, que diariamente cobria artes plásticas. “Nesse contexto, descobri sua obra, que chegou a integrar o cenário do programa e hoje faz parte do acervo da emissora”, relembra o diretor. “O documentário é posterior à morte de Amelia, mas meu contato com ela ocorreu anteriormente, em entrevistas realizadas para a televisão”, finaliza.

A produção também traz imagens inéditas de Amelia, captadas pelo cineasta Rubens Crispim Jr. (“O Bixiga É Nosso!”), recentemente falecido em um acidente de avião. “Registros da artista em seu ateliê foram feitos pelo Rubens e Eduardo Luiz Delago de Mattos, cerca de 15 anos atrás, em um projeto que não foi adiante. Esse material foi fundamental para o filme, por mostrar de perto seu processo de criação”, avalia.

Serviço

Estreia de ‘Amelia Toledo – Lembrar de Não Esquecer’, de Helio Goldsztejn

Documentário | 2025 | 82 min | Verifique a classificação indicativa

Estreia no circuito comercial brasileiro: 20 de agosto de 2026

Pré-estreia em São Paulo (SP): 18 de agosto, terça-feira, às 19h15min, no Museu da Imagem e do Som (MIS) (Av. Europa, 158, Jd. Europa)

Instagram: @bretzfilmes

Ficha técnica

Direção: Helio Goldsztejn 

Direção de fotografia: Andradina Azevedo 

Roteirista: Fabio Brandi Torres 

Produção executiva: Lia Nunes, UPEX 

Montagem: Pichi Martirani

Correção de cor: Clandestino

Motion Graphics: Rafael Terpins 

Pesquisa: Carolina Vendramini 

Produtora de set: Juliana Candida Medeiros 

Técnico de som direto: Bruno Augustin 

Operadora de câmera: André Marcozo, Diego Lajst, Lucas Morais e Thaís Taverna 

Transporte: Helena Martins da Silva 

Ajudante de produção: Renato Araujo Da Silva 

Assessoria jurídica: Verônica Aquino 

Assistente de controller: Angélica Prado, Heloize Helena de Campos, Igor Ribeiro 

Assistente de direção de fotografia: Marlon Andrade e Oscar Calixto 

Assistente de produção: Wanderson Eufrosino 

Consultoria executiva: Maurício Bortoloti 

Contabilidade: Yara Parana do Brasil 

Controller/Prestação de contas: Cleide Campelo 

Coordenadora de produção: Juliana Albuquerque

Finalização: Clandestinos

Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro 

Supervisão de Pós-produção: Fabian Gamarra 

Colorista: João Paulo Geraldo 

Coordenação de Pós-produção: Gabriel Alvim 

Conform editor: Luiza Freire 

Estagiária: Chel Galdino 

Atendimento comercial: Elciane Magda 

Financeiro: Silvia Dotta

Depoimentos: Ana Lucia Guimarães, Daniela Gomes Pinto, Edson Elito, Elaine Cristina de Morais, Fausto Godoy, Fernando Limberger, Flávia Vidal, Guilherme Wisnik, Irenildo da Mercês Souza, João Batista Martinez Correa, Jorge Bodanzky, Luisa Toledo, Marcello Glycério, Maria Coeli de Almeida, Marion Strecker, Mônica Braga, Nara Roesler, Regina Silveira, Ruth Toledo Altschuler, Sergio Marin, Sofia Carvalhosa e Tessy Overmeer

Deixe um comentário

Sugeridos
Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...

LançamentosMúsica

Selvagens À Procura de Lei antecipam novo álbum Pivete

Uma das principais referências do rock alternativo brasileiro, a banda cearense Selvagens...

LançamentosMúsica

“Pagode do Restaura” ao vivo em Madureira

Pagode Restaura apresenta seu novo projeto que foi gravado ao vivo na...