Animação no Oscar: um guia para a lista dos curtas metragens

27
0

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou suas listas de candidatos para o 94º Prêmio da Academia em 21 de dezembro, expandindo a programação de contendores de Curtas de Animação de 10 para 15 títulos. Foram selecionadas entre 82 filmes qualificados, que agora disputarão cinco vagas para indicações ao Oscar.

Não é fácil acompanhar todas as animações que chegam ao circuito dos festivais a cada ano, então aqui está um guia rápido do fabuloso 15 de 2021 (em ordem alfabética):

Affairs of the Art (Reino Unido / Canadá)

Curta que mostra as obsessões excêntricas, porém cativantes, de uma família com tudo, do desenho ao parafuso fios e taxidermia para animais de estimação. (Beryl Productions)

Angakusajaujuq – The Shaman’s Apprentice (Canadá)

Uma jovem xamã deve enfrentar seu primeiro teste – uma viagem subterrânea para visitar uma entidade que detém as respostas sobre o motivo de um membro da comunidade ter adoecido. (Kingulliit Prod. / Taqqut Prod.)

Bad Seeds (Canadá)

Bad Seeds nos leva a um mundo bizarro povoado por plantas carnívoras que podem mudar de forma como um camaleão muda de cor. (NFB)

Bestia (Chile)

Inspirada em acontecimentos reais, Bestia entra na vida de um agente da polícia secreta durante a ditadura militar no Chile. A relação com seu cachorro, seu corpo, seus medos e frustrações, revelam uma fratura macabra em sua mente e em um país. (Trébol 3)

BoxBallet (Rússia)

Uma delicada bailarina encontra um rude boxeador. O contraste entre seus mundos e suas filosofias é tão nítido que até mesmo a possibilidade de esses dois personagens se cruzarem parece incrível. Eles podem superar todas as influências externas e permitir que suas almas amorosas e frágeis se manifestem? (CTB / Melnitsa Animation Studio)

Flowing Home (França)

A história de duas irmãs separadas pela Guerra do Vietnã. Thao (15) foge de barco para um campo de refugiados na ilha de Pulau Bidong, na Malásia. Sao Maï (17) fica no Vietnã com seus pais. A separação deles dura quase 20 anos, e as cartas que trocam são a única maneira de se conectar – eles escrevem sobre sua vida cotidiana, suas memórias, a guerra e seus fantasmas. (Les Films de l’Arlequin / NFB)

Mum Is Pouring Rain (França)

Jane está ansiosa para passar o Natal com sua mãe, mas ela foi enviada sem saber, para a avó dela. As férias acabam sendo uma aventura e Jane encontra novos amigos. À medida que aprende a se abrir para os outros, Jane vai inspirar à mãe a força necessária para se reerguer. (Laïdak Films / Dandelooo).

Navozande, le musicien (França)

Na época dos ataques mongóis, um jovem músico e o amor de sua vida estão separados um do outro. Cinquenta anos depois, o músico é convocado para se apresentar aos Mongóis, onde sua amada está presa. (Estrella Prod.)

Namoo (EUA)

Namoo (coreano para “Árvore”) é um poema narrativo inspirado na vida do avô do diretor do curta. Seguindo os momentos-chave da vida de um homem, a árvore começa como uma semente e eventualmente cresce até se tornar uma árvore totalmente madura, coletando objetos significativos que representam memórias positivas e dolorosas em seus galhos. (Baobab Studios)

Only A Child (Suiça)

Um poema visual criado por mais de 20 diretores de animação sob a supervisão artística de Simone Giampaolo dá forma e cor para as palavras originais ditas por Severn Suzuki na Cúpula da ONU no Rio em 1992: o apelo desesperado de uma criança à ação pelo futuro de nosso planeta. (Amka Films Prod. / Radio-Televisione Svizzera)

Robin Robin (Reino Unido)

Quando o ovo de Robin acidentalmente rola em um depósito de lixo, ela acaba sendo  criada por uma amorosa família de ratos. Conforme cresce, suas diferenças se tornam mais aparentes. Robin parte para uma situação para provar à família que ela pode ser um rato – mas acaba descobrindo quem ela realmente é. (Aardman Animations / Netflix Animation)

Souvenir Souvenir (França)

O curta reflete sobre os anos que o diretor passou incitando seu avô a compartilhar suas memórias da guerra pela independência da Argélia – e a incerteza que começa a sentir sobre expor o passado. (Blast Prod. / Pictanovo / ARTE France)

Step into the River (China e França)

Lu e Wei moram em um vilarejo na China rural. Eles costumam ir ao rio próximo para brincar com seus pais. O rio tem um significado especial para eles, porque a política chinesa do filho único fez com que alguns pais afogassem seus recém-nascidos ali. (Les Valseurs / Vilarejo Filmes)

Us Again (EUA)

Situado em uma cidade vibrante e pulsante com ritmo e movimento, um homem mais velho e sua jovem esposa reacendem sua paixão juvenil pela vida e um ao outro em uma noite mágica. Os anos vão passando à medida que a alegria de dançar os impulsiona pela empolgante paisagem urbana de sua juventude e revive boas lembranças.  (Walt Disney Animation Studios)

The Windshield Wiper (EUA / Espanha)

Dentro de um café enquanto fuma um maço inteiro de cigarros, um homem faz uma pergunta ambiciosa: “O que é o amor?” Uma coleção de vinhetas e situações levará o homem à conclusão desejada. (Pinkman.tv / Leo Sanchez Studio)

 

Cadorno Teles
WRITTEN BY

Cadorno Teles

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *