FilmesLançamentos

‘Antonio Candido, anotações finais’, de Eduardo Escorel, chega ao streaming

Compartilhe
Antonio Candido – crédito: Arquivo Pessoal Eduardo Escorel/Bretz Filmes
Compartilhe

Além da essencial obra publicada, Antonio Candido (1918-2017) deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, o documentário “Antonio Candido, anotações finais”, de Eduardo Escorel, inclui comentários escritos entre 2015 e 2017. O sociólogo e crítico literário fala de temas como sua fragilidade física, a crise política da época, gostos literários e musicais, e lembranças de Gilda, sua mulher. Fotografias e gravações complementam o texto, dando acesso às reflexões de Antonio Candido frente à iminência do fim.

O documentário “Antonio Candido, anotações finais” já pode ser alugado nas plataformas de streaming Claro TV (antiga NET NOW) e Vivo Play, via Canal Brasil. O filme também entra na programação do canal em fevereiro. 

Os  textos que deram origem ao filme foram “Prós e contras” e “O pranto dos livros”. “O filme que estreia agora resulta do impacto da leitura desses dois textos tão instigantes”, define o diretor Eduardo Escorel. “No primeiro, Candido revê a luta contra a ditadura do Estado Novo, da qual participou de 1942 a 1945, tendo se associado à opinião liberal contra o que parecia manifestação de fascismo. No outro, ele imagina estar fechado em um caixão à espera de ser cremado, enquanto seus livros choram lágrimas invisíveis”, resume o diretor. 

O narrador do filme é o ator paulista Matheus Nachtergaele. “Foi um desafio bonito botar a voz em um projeto tão pessoal do Eduardo Escorel como esse de narrar os últimos diários de vida de um mestre revolucionário, mas sereno que é Antonio Candido”, relembra. “Era preciso uma melancolia, mas não uma tristeza. Era preciso uma paixão educada, como é o retratado”, complementa. Ele conclui dizendo: “É um filme com a melancolia do fim de uma vida, mas com o otimismo de quem acredita no Brasil, ainda”.

“Antonio Candido, anotações finais” teve sua estreia no 29º Festival Internacional É Tudo Verdade e foi exibido na mostra Filmes para Adiar o Fim do Mundo do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Recentemente, o filme foi eleito melhor documentário de 2024 pela Associação Paulista de Críticos de Artes. A produção é da Superfilmes – Cinefilmes, com coprodução do SescTV e produção associada da Afinal Filmes. O patrocínio é do Itaú, com apoio no desenvolvimento da Lei Aldir Blanc / ProAC. A distribuição nas plataformas é do Canal Brasil em parceria com a Bretz Filmes.

“Antonio Candido, anotações finais”

Documentário | 87 min | 2024 | 12 anos

Plataformas de streaming: Claro TV (antiga NET NOW) e Vivo Play (via Canal Brasil)

Valor: R$ 14,90

Logline

Além da obra publicada, Antonio Candido deixou 74 cadernos inéditos. O documentário se baseia nos dois últimos, escritos entre 2015 e 2017.

Sinopse

Além da essencial obra publicada, quando morreu aos 98 anos, Antonio Candido deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, Antonio Candido, anotações finais inclui comentários escritos entre 2015 e 2017. Temas recorrentes, entre vários outros, são os sinais de fragilidade física, notícias de jornal ou acompanhadas pela televisão – como a crise política da época –, preferências literárias, musicais e cinematográficas, evocações dos antepassados, menções à infância no sudoeste de Minas Gerais e lembranças de Gilda, sua mulher. O vasto acervo de fotografias do casal, além de imagens de arquivo e gravações originais, complementam o texto, dando acesso às reflexões de Antonio Candido frente à iminência do fim.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Eduardo Escorel

Narrador: Matheus Nachtergaele

Montagem: Laís Lifschitz e Eduardo Escorel

Direção de Fotografia e Fotos: Carlos Ebert e Guilherme Maranhão

Edição de Som e Mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues

Produtores: Zita Carvalhosa, Patrick Leblanc e Eduardo Escorel

Produção: Superfilmes – Cinefilmes

Coprodução: SescTV

Produção associada: Afinal Filmes

Patrocínio: Itaú

Apoio no desenvolvimento: Lei Aldir Blanc / ProAC

Duração: 87 min.

Ano de produção: 2024

Distribuição: Bretz Filmes

Classificação indicativa: 12 anos

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotícias

Capitão América: Admirável Mundo Novo tem pior nota de público do MCU

Capitão América: Admirável Mundo Novo, estrelado por Anthony Mackie como o novo...

LançamentosMúsica

Música de Montagem lança o álbum Rua

A banda Música de Montagem, liderada pelo compositor e instrumentista Sérgio Molina,...

LançamentosMúsica

Carlos Malta e Pife Muderno celebram a obra de Edu Lobo

Chega às plataformas dia 11 de fevereiro o tributo do grupo Carlos Malta...

Vox Sambou - Crédito fotográfico MKMI Photo
LançamentosMúsica

Vox Sambou clama por união no single “Kriminèl”

Um canto de união e luta! Esse é o ponto de partida...

LançamentosQuadrinhos

Achados & Perdidos: roteirista Mario Oshiro lança HQ

Publicada pela editora Skript, obra young adult conta com ilustrações da artista...

Orquestra de Frevo do Babá - foto por Hugo Muniz
LançamentosMúsica

Orquestra do Babá lança seu segundo álbum independente

A Orquestra de Frevo do Babá apresenta seu segundo álbum, FREVOESSÊNCIA, como um...

LançamentosMúsica

Juliano Juba celebra a música brasileira em relançamento de álbum

Músico, compositor e produtor, Juliano Juba é um artista cuja trajetória reflete...

LançamentosLiteratura

“De Amor e Outros Ódios” aborda relação entre mãe e filha

“Esse livro nos ensina o quanto as narrativas que ouvimos sobre nossa...