Às Vezes Quero Sumir
CríticasFilmes

Às Vezes Quero Sumir e a teoria da incomunicabilidade

Imbuído da incomunicabilidade que deu o tom da clássica trilogia de Michelangelo Antonioni, “Às Vezes Quero Sumir” é um filme que explora com delicadeza e introspecção os sentimentos de solidão e desolação que permeiam a vida da protagonista. A abordagem contemplativa é o que marca o longa, assim como a performance sincera de Daisy Ridley, a Rey da última trilogia Star Wars, em uma interpretação singela e minimalista, constrói sua personagem, Fran, com uma vulnerabilidade e profundidade que ressoam com o público.

A direção de Rachel Lambert pinta com bastante sensibilidade o quadro pintado no universo idiossincrático da protagonista, utilizando uma cinematografia sutil para capturar o isolamento emocional. São paisagens melancólicas e os enquadramentos cuidadosamente compostos refletindo o estado interno da protagonista, criando uma atmosfera que é ao mesmo tempo serena e inquietante. De fato é interessante a forma como são trabalhados matizes, tonalidades frias em consonância com o cinza predominante no céu, em contraste com paletas quentes, nas sequências em que a personagem apresenta seus devaneios sobre a morte. Inclusive vale observar que o título em português suaviza o original “Sometimes I Think About Dying”, que não se importa com o risco de despertar gatilhos. A trilha sonora contida complementa tom do filme, intensificando as emoções sem ser intrusiva.

Daisy Ridley aproveita com voracidade a oportunidade de mostrar seu talento para além da saga espacial. Sua interpretação é um dos pontos altos do filme, conseguindo transmitir os pensamentos não ditos e os sentimentos reprimidos de Fran trazendo autenticidade e nuances para sua personagem. A interação entre os personagens é realista e natural, com diálogos que procuram expor a estranheza e a banalidade das interações cotidianas.

No entanto, “Às Vezes Quero Sumir” sofre de uma narrativa que, em alguns momentos, pode parecer arrastada e pouco eloquente. A falta de dinamismo, pode testar a paciência de alguns espectadores. A profundidade emocional, embora bem explorada, não desencadeia grandes avanços ou reviravoltas, e isso acaba por deixar a história com uma sensação de estagnação, carecendo de um ritmo mais envolvente. Além disso, embora a protagonista até tenha um desenvolvimento adequado, alguns personagens secundários são um tanto subutilizados, não recebendo a chance para criar uma conexão mais forte com o público dentro da narrativa. A relação de Fran com seu pretendente, por exemplo, renderia um ensaio ainda mais contundente sobre a dificuldade de comunicação das relações atuais. Isso resulta em uma experiência que, embora rica em atmosfera, pode parecer um tanto unidimensional. Por outro lado, a forma como são mostradas as pessoas que habitam o escritório em que ela trabalha, embora compondo o contraponto cliché, não deixa de ser divertida.

Em resumo, “Às Vezes Quero Sumir” é um filme que oferece uma análise honesta e introspectiva dos sentimentos de isolamento e não pertencimento em um contexto no qual o coletivo se impõe. No entanto, a narrativa lenta e a oportunidade perdida de se trabalhar com mais camadas alguns personagens impedem que o filme se eleve a um patamar superior. É uma obra que merece ser vista, mas que pode não ressoar profundamente com todos os espectadores.

Às Vezes Quero Sumir

Às Vezes Quero Sumir
6 10 0 1
Nota: 6/10 - Bom
Nota: 6/10 - Bom
6/10
Total Score iBom

Deixe um comentário

Sugeridos
Marvel
AgendaFestivaisFilmes

Marvel Day na CCXP26 terá dia inteiramente dedicado à Casa das Ideias

A organização da CCXP26 anunciou que o primeiro dia de portas abertas...

Mestres do Universo
FilmesNotícias

Diretor de Mestres do Universo se pronuncia sobre a continuação

Travis Knight expressou entusiasmo em retornar ao universo de Eternia, mas admitiu...

Zombuffoonery
CríticasGames

Zombuffoonery: tem ouro aí, só faltou garimpar

Jogo de sobreviver a hordas de zumbi é quase um gênero próprio...

Cara de Barro primeiro terror da DC Studios ganha trailer oficial DivulgacaWarner Bros. Pictures
CríticasFilmes

Cara-de-Barro mostra a outra face do DCU

Dirigida por James Watkins, nova aposta do DCU traz Tom Rhys Harries...

Latitude Zero (2001) crédito Olhar Imaginário
AgendaFestivaisFilmes

Mostra de Cinema Toni Venturi em São Paulo

A trajetória de um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro recente...

The Bathrooms
CríticasGames

Assustando o banheirão em: The Bathrooms

Desde que as Backrooms viraram febre na internet, não param de surgir...

Super Dev Quest
CríticasGames

Super Dev Quest: pula bem, mas não além

O que falar desse? Vou precisar de dedos pra tocar nesse assunto....

Doc Brown
AstrosFilmesNotícias

Grande Scott! Christopher Lloyd, de ‘De Volta para o Futuro’, estará na CCXP26

Eterno Dr. Emmett Brown desembarca pela primeira vez no país para participar...

Street fighter fase bonus ambrosia
FilmesGamesNotícias

Street Fighter: fase bônus toma rua de São Paulo

Para celebrar a estreia do filme, ação criada pela Leo, combina carros...

Pit Panic
CríticasGames

Pit Panic é competente e jovial

Roguelike de plataforma vive daquela vontade de tentar só mais uma vez,...

Aggelos
CríticasGames

Aggelos 2: asas novas, mesmo caminho

Aggelos, de 2018, nunca escondeu a paixão por Wonder Boy, e a...

Street Fighter
CríticasFilmes

‘Street Fighter’ preza pela fidelidade, mas escorrega na estrutura

Os fãs de Street Fighter tinham a certeza de que o game...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Thunder Hoop Collection (QUByte Classics)
CríticasGames

Thunder Hoop Collection: o segundo conserta o que o primeiro estragou

A QUByte Classics juntou dois arcades da Gaelco na Thunder Hoop Collection:...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

Batman 2: Steven Soderbergh assume reta final das filmagens após afastamento de Matt Reeves

Cineasta de ‘Onze Homens e um Segredo’ assume o comando da fotografia...

5b1aad8eff4579d3ed29f194435f3f49f629f6c64373b368cb390473a6029a9e
CríticasGames

Apidya’ Special: a abelha morre, a voz repete e a paciência acaba

Apidya’ Special é a refeitura de um shmup do Amiga lançado em...

Froggy Hates Snow
CríticasGames

Froggy Hates Snow quase frita o “Switão” em nome da diversão.

Um sapo, um deserto congelado e uma bolha de calor da qual...

Manairons
CríticasGames

Manairons e sua falta de “Tompêrro”

Manairons é um platformer 3D de ação que bebe do folclore catalão...