Atriz e roteirista Camila Susin fala à Ambrosia sobre o suspense “Sombras do Desejo”

Curta-metragem já ganhou prêmios no Brasil e no exterior O curta-metragem Sombras do Desejo mantém de forma louvável a resistência do cinema de gênero no Brasil. Na trama do suspense de tons sobrenaturais, a personagem “Ela”, interpretada por Camila Susin, enfrenta seus medos no encontro com o “Homem” (Marcéu Pierrotti), buscando liberdade para encarar seu…


Design sem nome (33)

Curta-metragem já ganhou prêmios no Brasil e no exterior

O curta-metragem Sombras do Desejo mantém de forma louvável a resistência do cinema de gênero no Brasil. Na trama do suspense de tons sobrenaturais, a personagem “Ela”, interpretada por Camila Susin, enfrenta seus medos no encontro com o “Homem” (Marcéu Pierrotti), buscando liberdade para encarar seu destino e reconciliar o desejo com o medo, o pecado com o amor.

Dirigido por Lucio Luna, o filme vem coletando prêmios por vários países onde é exibido, como Estados Unidos, Itália e Índia. Entre as premiações estão o International Gold Awards, em que venceu na categoria de Melhor Curta-Metragem, e no T.I.F.A (Tietê Film Awards), no qual foi laureado com a honraria de Melhor atriz em Curta-Metragem.

A atriz Camila Susin, também responsável pelo roteiro, conversou com a Ambrosia sobre o processo de criação. Confira abaixo.

1) Como surgiu essa ideia do roteiro? Havia ali um intuito de abordar o tabu que envolve o desejo feminino?

Todos os elementos visuais do filme foram pensados para serem representações do estado interno da personagem “Ela”. Na verdade, não escrevi pensando sobre algum tabu a respeito do desejo feminino, escrevi para representar o medo que a personagem tem de se envolver com alguém, dado os riscos que vem com esse envolvimento. Então utilizamos abordagens mais sombrias para trazer à tona essa sensação de medo, de mistério e suspense do que pode acontecer quando a personagem está se deixando levar por um sentimento.  

Além disso, eu quis trazer no roteiro a ideia de contradição, no sentido de que, quando ‘Ela’ pensa que está protegida, na luz, é quando na verdade ela está bem distante da sua natureza, porque está negando o caos, o mistério, o “não-saber”, que faz parte da vida e, que pode vir através de um relacionamento.

2) Quais foram suas influências na criação do roteiro?

Nossas inspirações partem de obras de Wong Kar-Wai, como por exemplo os planos sequência em câmera lenta com cores marcantes que ele utiliza em Amor à Flor da Pele. De Ingmar Bergman em O Olho do Diabo, e, do filme Asas do Desejo, de Win Wenders, em que um personagem, digamos, ‘sobrenatural’, ronda a personagem principal buscando ter um romance com ela.

Sombras do Desejo

3) Há o uso de locações, como a igreja, por exemplo. O templo contribui bastante para a atmosfera da trama, principalmente na forma que é fotografado. Como vocês chegaram à conclusão de que AQUELE era o lugar?

Sim, é uma capela linda! Fica no CEAT (Centro Educacional Anísio Teixeira), aqui no Rio de Janeiro. Na verdade, pesquisei várias igrejas, mas acontece que é necessária uma autorização da Arquidiocese para filmar e é um processo demorado. Então, fiquei sabendo da capela do CEAT, que pertence à escola e não à Arquidiocese, ou seja, a autorização não seria necessária. Fui com o diretor visitar a capela e adoramos a locação, deu tudo super certo! A escola também é linda e andando por lá durante a filmagem (já dentro do processo do filme), comecei a ver imagens da infância da personagem.

4) O final não nos nega uma possibilidade de continuação. Vocês têm ideia de fazer uma sequência, ou mesmo uma versão em longa metragem?

Como eu falei na resposta anterior, durante as filmagens o passado das personagens veio como imagens na minha cabeça, então já escrevi um projeto de longa-metragem sim! O curta-metragem dá uma noção do universo da trama, mas ainda fica aquele suspense de quem eles realmente são, da relação do casal, como se conheceram… e tudo isso eu gostaria de desenvolver num longa-metragem. Aliás, apoiadores e patrocinadores já podem entrar em contato, pois o projeto já está prontinho!