Avatar e James Cameron acusados de plágio novamente!

Como eu apontei um ano atrás, Avatar é o grande evento cinematográfico deste ano, independente da qualidade das imagens ou do enredo, sem dúvida veremos um sucesso estrondoso criado a base de muito marketing sobre o público menos antenado. Dito isto, eis que surge uma nova notícia entorno de Avatar através do site io9, que levantou diversas semelhanças da produção de James Cameron com o livro Call Me Joe, do mitológico escritor de ficção-científica Poul Anderson.

Já na capa podemos ver muitas semelhanças.

call-me-joe

A história de Call Me Joe é centrada num paraplégico de nome Ed Anglesey que se conecta telepáticamente com uma criada artificialmente para explorar o exótico planeta Jupiter (o livro foi lançado em 1957, quando não se sabia o que havia por lá). Assim como o personagem Jake Sully, de Avatar, Ed Anglesey degusta do sabor da liberdade e se torna envolvido com sua nova condição e com o estranho planeta alienígena.

Antes de atirar mais pedras em James Cameron, vale lembrar que o diretor ressaltou diversas vezes que Avatar é uma criação influenciada por tudo que o autor consumiu de literatura e ficção-científica ao longo de sua vida. O que torna bem provável uma forte influência da obra de Anderson sobre a construção de Avatar (até mesmo a cor dos personagens é igual). Vale lembrar aqui que aparentemente a história de Call Me Joe segue um rumo bem diferente de Avatar, já que não há uma sociedade nativa no universo imaginado por Anderson e a trama se concentra nos dois corpos do personagem Ed Anglesey – enquanto a história de Avatar é praticamente sugada de Pocahontas (O Novo Mundo).

É muito provável que os responsáveis pela obra de Anderson entrem na justiça exigindo uma boa quantia “pela inspiração” sobre Avatar. Resta saber se as semelhanças nas obras vão além do que já foi divulgado, algo que só iremos descobrir quando Avatar chegar aos cinemas :p

Total
0
Links
Comentários 4
  1. posso dizer que lí as historias de fernando ikoma , criador de vários personagens e um deles se assemelha muito à história do AVATAR. Com a materialização do seu sonho um cara franzino e problemático se transforma no poderoso fikom um cara cheio de virtudes e que se apaixona por carla uma mulher bonita que vive dentro do se sonho. Fikom não gosta de acordar porque a realidade o deixa infeliz . Quando dorme se realiza e não quer mais voltar para o seu mundo porque o mundo dos sonhos também é real . Só tem um problema , seu hospedeiro não pode morrer porque ele deixará automaticamente de existir. Igual ao AVATAR. Só que James Cameron é Americano e o Fernando Ikoma é brasileiro . Em quem acreditar ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Concurso de HQs de Terror

Concurso de HQs de Terror

A Vilania Comics que publica quadrinhos no portal da Oi, lançou hoje um concurso

Prox
Novas fotos promocionais da 6° temporada de House

Novas fotos promocionais da 6° temporada de House

Novas fotos engraçadas anunciando a 6° temporada de House cairam na internet

Sugestões para você: