O filme brasileiro “Bacurau”, que só entrou em cartaz nos EUA em 2020, está figurando numa lista ilustre, a de ninguém menos que o ex-presidente Barack Obama.
O longa dirigido por Kléber Mendonça Filho foi lançado por aqui em 2019 se tornando um cult instantâneo.
Like everyone else, we were stuck inside a lot this year, and with streaming further blurring the lines between theatrical movies and television features, I’ve expanded the list to include visual storytelling that I’ve enjoyed this year, regardless of format. pic.twitter.com/a8BS8jDkSs
— Barack Obama (@BarackObama) December 18, 2020
“Como todo mundo, ficamos muito tempo presos dentro de casa neste ano, e com o streaming borrando as linhas entre filmes de cinema e de televisão, eu expandi a lista para incluir histórias visuais que curti neste ano, não importa o formato“, comentou Obama em seu Twitter.
Na lista entraram filmes e séries como Soul, Mank, O Gambito da Rainha e The Boys, que o ex-presidente declarou ter ajudado no processo de escrita de seu novo livro de memórias, Uma Terra Prometida.
A honraria sem dúvida aumenta as especulações de uma indicação ao Oscar. Por ter chegado ao mercado americano um ano depois de seu lançamento doméstico, o filme não concorrerá a Filme Estrangeiro, mas pode ser indicado em outras categorias, incluindo Melhor Filme e Diretor.