No próximo mês, o SescTV oferece uma programação diversificada com três documentários. “Barba, Cabelo e Bigode” mergulha nas histórias de Nei Conceição, Paulo César Caju e Afonsinho, lendas do Botafogo e do futebol nacional, revelando a intrínseca ligação entre futebol, subversão e política no Brasil ao longo das décadas. Em seguida, “O desmonte do Monte” revela a triste saga do Morro do Castelo, uma peça essencial da história e arquitetura do Rio de Janeiro que foi destruída em nome de reformas urbanísticas. Por fim, “F.O.T.O.G.R.Á.F.I.C.A.S” destaca o talento e a trajetória de 16 fotógrafas pioneiras, proporcionando uma visão inspiradora do mundo através de suas lentes.
As exibições acontecem nos dias 17, 24 e 31 de maio, respectivamente, às 22h, pelo SescTV e também ficam disponíveis sob demanda em sesctv.org.br/doc
Barba, Cabelo e Bigode
Nei Conceição, Paulo César Caju e Afonsinho são três grandes ídolos do Botafogo e do futebol nacional. Por meio de seus depoimentos, eles traçam um retrato aprofundado da relação entre futebol, subversão e política no Brasil. Em análise conjunta, eles mostram como é difícil dissociar o futebol dos brasileiros independente da época. Isso porque, da ditadura militar aos dias atuais, as aflições cotidianas e a corrupção sempre andaram lado a lado com o esporte canarinho.
Dia 17, às 22h
O desmonte do Monte
Conheça a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade do Rio de Janeiro.
Dia 24, às 22h
F.O.T.O.G.R.Á.F.I.C.A.S.
O documentário F.O.T.O.G.R.Á.F.I.C.A.S apresenta o trabalho e o depoimento de 16 fotógrafas – mulheres pioneiras na profissão como a paulista Nair Benedicto, fundadora da F4 (primeira agência de notícia brasileira) e a inglesa Maureen Bisillia, as primeiras profissionais do fotojornalismo na Bahia como Shirley Stolze, Sora Maia e Margarida Neide.
Dia 31, às 22h
Comente!