A Caixa Cultural traz ao Brasil A mostra “Errol Morris, a vida real cabe no bolso” traz ao Brasil a obra completa do documentarista americano, incluindo seus curtas, médias e longas-metragens- muitos deles inéditos no país – duas temporadas da série de TV “First Person” e 3 filmes participação direta ou indireta do cineasta. O evento, idealizado e produzido pela Sobretudo Produção, em parceria com a Jurubeba Produções e com curadoria de Angelo Defanti, ocupará as salas 1 e 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro de 22 a 27 de abril, com ingressos a R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia), contando ainda com um debate sobre o trabalho do cineasta, de entrada gratuita.
Errol é considerado um dos principais cineastas da atualidade, sobretudo por mesclar simplicidade ao inovador, o comum e o sui generis. Seus filmes retratam personagens inusitados, com obsessões singulares, que vêem a vida de uma forma particular. Outra famosa contribuição de Morris foi o Interrotron. Trata-se de um sistema de teleprompters interligados por duas câmeras que mediam conversas entre entrevistado e entrevistador fazendo com que depoentes olhem diretamente no centro da lente, criando cumplicidade com o espectador, estabelecendo uma valiosa relação olho-no-olho. Também será disponibilizado um catálogo com informações de todos os filmes, textos originais entrevistas de Errol Morris. O livro poderá ser adquirido na bilheteria da Caixa Cultural, contra apresentação de dois ingressos da mostra.
Abaixo a programação da mostra, por sinopse e por horário.
Filmografia – Errol Morris: a vida real cabe no bolso
_ 10 longas-metragens
_ 6 curtas/ 2 média-metragens
_ 17 episódios de série de TV
LONGAS-METRAGENS:
PORTAIS DO CÉU
Gates of Heaven
Estados Unidos/1978/Cor/ 85’
De um tema improvável, um dos maiores documentários de todos os tempos.
Morris retrata dois cemitérios de animais de estimação na Califórnia, muito distintos entre si. O diretor está mais interessado nas pessoas que enterram do que em seus mortos.
Foi a partir da incredulidade de que um filme com este assunto jamais seria feito que Werner Herzog levou à frente sua aposta de comer o próprio sapato no dia que este documentário estreasse.
Figura na lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos de Rober Ebert, o mais respeitado crítico americano, desde os anos 80.
VERNON, FLORIDA
Vernon, Florida
Estados Unidos, Alemanha / 1981 / Cor / 56’
Decidido a ter como objeto de seu segundo filme alguns moradores de Nub City, na Flórida, que trocavam órgãos por facilidade em planos de saúde, Errol Morris foi forçado a focar suas lentes em outra matéria depois de inúmeras ameaças de morte, mas, principalmente, por se fascinar com personagens excêntricos que encontrava pelo caminho. Como o pastor que faz um sermão inteiro sobre a definição da palavra “portanto” ou o caçador de perus que, apesar de falar com propriedade sobre sua atividade, declara-se vegetariano.
Aclamado em seu lançamento, foi atribuído ao filme a responsabilidade de ter trazido novamente filmes de nãoficção à atenção do público.
ABERTURA DA MOSTRA
A TÊNUE LINHA DA MORTE
The Thin Blue Line
Estados Unidos / 1988 / Cor / 103’
Obra-prima maior de Morris. Como o próprio tagline do cartaz diz “um novo tipo de filme”.
Na época, tomou de assalto a opinião pública ao provar de maneira legítima que um homem estava condenado erroneamente à cadeira elétrica. O inocente foi liberado três meses após o lançamento nos cinemas.
As diversas re-encenações de múltiplos ângulos e de diferentes versões de um crime tornou o filme inelegível à disputa do Oscar que se viu obrigado a mudar suas regras já no ano seguinte.
UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO
A Brief History of Time
Estados Unidos / 1992 / Cor / 84’
Inventivo documentário, de estética espantosamente primorosa, que coloca em paralelo algumas teorias dono best-seller de Stephen Hawking e a história de vida do físico, o filme lança uma séria de perguntas, como de onde veio o universo?, o tempo chegará um dia ao fim?, quem veio primeiro foi o ovo ou a galinha?, mas, sobretudo, o tamanho da mente de um homem pode ser maior que o tamanho do universo?
FAST, CHEAP & OUT OF CONTROL
Fast, Cheap & Out of Control
Estados Unidos / 1997 / Cor / 82’
Primeiro uso do ‘Interrotron’, sistema de entrevistas mediado por teleprompters que faz com que os entrevistados olhem para o centro da lente em seus depoimentos. O encaixe parece ser perfeito ao retratar quatro perfis excêntricos de profissionais com trabalhos não muito usuais: um cientista de robôs, um treinador de animais selvagens, um criador de lontras e um jardineiro de arbustos de formatos variados. O ‘Interrotron’ jamais seria abandonado. Primeiro documentário também escancaradamente cômico da carreira de Morris.
DR. MORTE: A ASCENSÃO E QUEDA DE FRED A. LEUCHTER JR.
Mr. Death: The rise and Fall of Fred A. Leuchter, Jr.
Estados Unidos / 1999 / Cor / 96’
Amplamente tratado por Morris como o melhor filme de sua carreira, é, de longe, seu mais controverso. Um grande desafio narrativo e seu filme com mais uso de cinema direto, o diretor foi acusado por todos os lados de dar voz a um homem com ideias extravagantes, inventor de inúmeros métodos eficazes de penas de mortes, e de maneira mais ostensiva, acreditava que o Holocausto não passava de uma farsa.
A defesa do diretor foi firme: um dos métodos mais fortes é contrastar como os personagens vêem a si mesmo e como a plateia o vê. Dr. Fred Leutcher talvez seja o mais antipático personagem de Morris até então e, por isso mesmo, um dos mais fascinantes.
SOB A NÉVOA DA GUERRA
The Fog of War
Estados Unidos / 2002 / Cor / 95’
Seu único Oscar, fruto direto de ‘First Person’. O filme é como a série de TV, onde um personagem, apenas sentado numa cadeira, tem sua vida e excentricidades revistas. Seria
de fato um episódio da série, porém, a pessoa sentada era Robert Macnamara, o mais notório secretário de defesa dos EUA, que exerceu o cargo durante a Guerra do Vietnã e em toda a Guerra Fria. No filme, Macnamara desenvolve onze lições para situações de enfrentamento.
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
Standard Operating Procedure
Estados Unidos / 2008 / Cor / 118’
Um meticuloso exame sobre os bastidores por trás das tristes fotos da prisão de Abu Ghraib, no Iraque. O filme é repleto de re-encenações sob a fotografia primorosa de Robert
Richardson.
Depois de um longo tempo preso a perfis, Morris volta a falar de um grupo específico.
Foi este filme que originou as pesquisas recentes de Errol Morris sobre a ilusão da fotografia. Sua obsessão atual rendeu um livro, “Believing is seeing”, mencionado em muitas listas como um dos melhores de 2011, nos EUA.
TABLOIDE
Tabloid
Estados Unidos / 2010 /Cor / 88’
Finalmente o fanático por tablóides faz um filme sobre um dos mais curiosos capítulos do jornalismo: a miss que sequestrou um mormon.
Morris não esconde que Joyce McKinney é sua mais fascinante personagem.
A profunda pesquisa em jornais da época gerou o uso requintado de videografismos, já iniciado no filme anterior.
Um outro destaque é o rebuscado trabalho de desenho de sons fora da tela. Até então, um recurso nunca utilizado por Morris que veio a ser muito presente em seus três curtas seguintes.
O DESCONHECIDO CONHECIDO: A ERA DONALD RUMSFELD
The Unknown Known
Estados Unidos / 2013 / Cor / 96’
O mais recente filme de Errol Morris traça um perfil do ex-Secretário de Defesa Americano, Donald Rumsfeld, a partir do exame minucioso dos mais de 20 mil memorandos escritos obsessivamente por ele durante os governos de Nixon, Ford e Bush.
CURTAS/MÉDIA-METRAGENS
“Survivors” (2008): ainda estudando a melhor utilização para o ‘Interrotron’, Morris traça
o perfil de dezenas de pessoas. De maneira gradual, revela-se: são todos sobreviventes
do câncer e enxergam a vida diferente depois de suas experiências.
“The Umbrella Man” (2011) – ABERTURA DA MOSTRA: no dia do assassinato de John F.
Kennedy, não chovia em Dallas. Ainda sim, no exato lugar onde começaram a ser
disparados os tiros, um guarda-chuva estava aberto solitário, em meio à multidão. Teria
aquele homem algo a ver com o ocorrido ou é apenas a prova de que o mundo é um
lugar muito estranho?
“They Were There” (2011): no aniversário dos 40 anos da IBM, uma das maiores empresas
americanas, Morris revisita os principais personagens de sua história e repassa as
relevantes contribuições da empresa.
“El Wingador” (2012) – ABERTURA DA MOSTRA: comprovadamente viciado em torneios de
comedores compulsivos, Morris faz aqui perfil do maior vencedor do Wing Bowl de
Philadelphia, considerado o grande campeonato americano de comedores e asas de
galinha. O filme nasceu a partir de um comercial do KFC com o hoje aposentado Bill
Simmons e dirigido por Morris.
TELEVISÃO:
“First Person” (2001): Num total de 17 episódios, as duas temporadas da série trouxeram Morris em pleno domínio do ‘Interrotron’ e de todos os recursos necessários para extrair o máximo de pessoas peculiares simplesmente sentadas numa cadeira. Com um notável trabalho de pesquisa de personagens, coroou Morris como o rei definitivo dos perfis.
PROGRAMAÇÃO EXTRA:
O ATO DE MATAR
The Act of Killing, de Joshua Oppenheimer
Dinamarca, Noruega e Reino Unido / 2012 / Cor / 115
Único longa-metragem com a participação de Errol Morris fora da posição de diretor, atuando como produtor ao lado de Werner Herzog. O documentário foi lançado recentemente e levou 10 anos para ficar pronto.
WERNER HERZOG COME SEU SAPATO, de Les Blank
Werner Herzog Eats His Shoe
Estados Unidos / 1980 / Cor / 20’
Werner Herzog disse a Errol Morris que se ele viesse algum dia a concluir um filme, ele comeria seu próprio sapato. Depois da estreia de ‘Gates of Heaven”, Les Blank registra o momento em que Herzog cumpre sua promessa.
A BRIEF HISTORY OF ERROL MORRIS, de Keven Macdonald
A Brief History of Errol Morris
Estados Unidos / 2000 / Cor / 48’
Um documentário sobre um documentarista. Kevin Macdonald documenta a linguagem inovadora de Errol Morris e a construção do revolucionário dispositivo Interrotron. Aqui, o próprio Morris disserta sobre sua fascinação pela morte e pelas imagens
Horários:
Dia 22/04 – terça
SALA 1
15h – El Wingador (9′) + 11 excelentes razões para não votar? (7′) + Fast, Cheap and out of Control (80′) 1h36min
17h – The umbrella man (6′) + Sob a névoa da guerra (95′) 1h41min
19h – Team Spirit (8′) + The umbrella man (6′) + A tênue linha da morte (103′) 1h57min
SALA 2
18h30 – Sr. Dívida (23′) + Olho a olho (23′) + Escada para céu (23′) – 1h09 min
20h – O assassino em mim (23′) + Eu desmembrei mamãe (23′) + O perseguidor (23′) – 1h09 min
Dia 23/04 – quarta
SALA 1
15h – They were there (30′) + 11 excelentes razões para não votar? (7′)+ Vernon, Florida (55′) – 1h32 min
17h – Team Spirit ( 8′) + El Wingador ( 9′) + Uma breve história do tempo ( 80′) – 1h37 min
19h – 22 de novembro de 1963 (13′) + O desconhecido conhecido (96′) – 1h49 min
SALA 2
15h – O ato de matar (160′) – 2h40
18h30 – O papagaio (23′) + Sorrindo em uma jarra (23′) + No reino de Unabomber (23′) – 1h09 min
20h – O pequeno homem cinza (23′) + Você está encharcado (23′) + Sr. Personalidade (23′) – 1h09min
Dia 24/04 – quinta
SALA 1
13h – They Were there (30′) + Survivors (8′) + A brief history of Errol Morris (48′) – 1h26 min
15h – Survivors (8′) + Mr. Death: a ascensão e queda de Fred A. Leuchter, Jr. (91′) – 1h39 min
17h – El Wingador (9′) + 11 excelentes razões para não votar? (7′) + Fast, Cheap and out of Control (80′) – 1h36 min
19h – 22 de novembro de 1963 (13′) + Tablóide (87′) – 1h40 min
SALA 2
16h30 – A única verdade (23′) + Me colhendo (23′) + O homem mais esperto do mundo (23′) – 1h09 min
18h30 – Um em um milhão de trilhão (60′) – 1h
20h – Deixando a Terra (60′) – 1h
Dia 25/04 – sexta
SALA 1
13h – They were there (30′) + 11 excelentes razões para não votar? (7′)+ Vernon, Florida (55′) – 1h32 min
15h – Werner Herzog come seu sapato (20′) + Portais do céu (85′) – 1h45 min
17h – The umbrella man (6′) + Sob a névoa da guerra (95′) – 1h41 min
19h – Procedimento Operacional Padrão (116′) – 1h56 min
SALA 2
16h30 – Sr. Dívida (23′) + Olho a olho (23′) + Escada para céu (23′) – 1h09 min
18h30 – O assassino em mim (23′) + Eu desmembrei mamãe (23′) + O perseguidor (23′) – 1h09 min
20h – They Were there (30′) + Survivors (8′) + A brief history of Errol Morris (48′) – 1h26 min
Dia 26/04 – sábado
SALA 1
13h – Survivors (8′) + Mr. Death: a ascensão e queda de Fred A. Leuchter, Jr. (91′) – 1h39 min
15h – Werner Herzog come seu sapato (20′) + Portais do céu (85′) – 1h45 min
17h – DEBATE (100′) – 1h40 min
19h – Team Spirit (8′) + The umbrella man (6′) + A tênue linha da morte (103′) – 1h57 min
SALA 2
15h – O papagaio (23′) + Sorrindo em uma jarra (23′) + No reino de Unabomber (23′) – 1h09 min
16h30 – O pequeno homem cinza (23′) + Você está encharcado (23′) + Sr. Personalidade (23′) – 1h09 min
18h30 – O ato de matar (160′) – 2h40
Dia 27/04 – domingo
SALA 1
13h – Team Spirit ( 8′) + El Wingador ( 9′) + Uma breve história do tempo ( 80′) – 1h37 min
15h – 22 de novembro de 1963 (13′) + Tablóide (87′) – 1h40 min
17h – 22 de novembro de 1963 (13′) + O desconhecido conhecido (96′) – 1h49 min
19h – Procedimento Operacional Padrão (116′) – 1h56 min
SALA 2
16h30 – A única verdade (23′) + Me colhendo (23′) + O homem mais esperto do mundo (23′) – 1h09 min
18h30 – Um em um milhão de trilhão (60′) – 1h
20h – Deixando a Terra (60′) – 1h
porSERVIÇO
Caixa Cultural
Salas 1 e 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro
de 22 a 27 de abril
ingressos a R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)
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