em , ,

CCBB RJ faz retrospectiva da geração “Easy Rider”

Considerado o período mais inventivo e fértil do cinema americano, a década de setenta foi o momento em que Hollywood rompeu com antigos paradigmas da velha indústria cinematográfica. Era chegada a hora do chamado cinema de autor se firmar como regra e baixos orçamentos não eram raros.

Nessa época despontaram cineastas como Francis Ford Copola, Martin Scorsese, Brian De Palma, Steven Spielberg, George Lucas, entre outros, que ficaram conhecidos como a “geração easy rider”, em alusão ao filme de Dennis Hopper de 1969, considerado o pontapé inicial da nova guinada no cinema americano.

jaws

E para lembrar essa geração, o CCBB RJ fará, a exemplo do CCBB SP, uma mostra reunindo os filmes mais emblemáticos deste período. Constam na retrospectiva, entre outros, clássicos como “O Poderoso Chefão”, “Taxi Driver”, “O Bebê de Rosmary”, “Mash”, “A Última Sessão de Cinema” “Tubarão” e “Loucuras de Verão”, além, é claro do filme que dá nome à mostra. E os cinéfilos podem ficar animados, pois a maioria dos títulos serão exibidos em 35mm. A mostra vai do dia 28 de janeiro a 15 de fevereiro.

A programação completa você confere aqui.

0002131-1920x108

Participe com sua opinião!