Abaixo a terceira parte do bate papo que Peter Jackson e Guilhermo del Toro realizaram para responder as 20 perguntas mais populares entre os fãs das obras de Tolkien antes da produção dos próximos filmes.

Caso ainda não tenha lido, confira a primeira a segunda aqui.

Peter_Jackson: Questão 10…

wetahost: 10 – Olá, obrigado por dar essa oportunidade. Minha pergunta: Alan Lee e John Howe estarão na equipe de novo? Eu realmente admiro o trabalho dele, boa sorte nesse projeto e se divirtam bastante.

Nota: Alan Lee e John Howe, como já informamos, são dois ilustradores praticamente especilizados na mitologia de Tolkien e que contribuiram na produção da Trilogia do Anal de Peter Jackson.

Guillermo_del_Toro: Como eu disse, eu tive um maravilhoso almoço com John e Alan em Londres alguns dias atrás e todos ficamos muito empolgados enquanto discutíamos minhas idéias sobre Smaug, Floresta das Trevas (Mirkwood), etc. Eles estão com certeza de volta.

Peter_Jackson: Impossível imaginar o filme sem eles!

Trotter_the_Ranger: Qual será o título do segundo filme?

Guillermo_del_Toro: Muito cedo – mas não será “H2 Electric Boogaloo” isso foi descartado.

Nota: Electric Boogaloo é um tipo de dança funk originada do boogaloo, mas não do boogaloo latino ;)

Peter_Jackson: Olá Trots – o segundo filme ainda não tem um título e provavelmente não terá até escrevermos o roteiro. Como você ira ver, nós temos o nome incrivelmente chato “Filme Dois” que eu te asseguro não irá durar muito tempo. Mantenha-se atento.

Peter_Jackson: Questão 9…

wetahost: 9 – Peter, talvez você possa esclarecer qual será seu papel na produção destes filmes: O que exatamente um produtor executivo faz? Você irá seguir esse modelo ou produzirá seu próprio caminho? Como o papel de Guillermo e o seu diferirão? Você pretende escrever o roteiro com Fran e Phillippa de novo?

Peter_Jackson: A verdade é que, “Produtor Executivo” faz uma gama de coisas que varia de muito a virtualmente nada. Eu me vejo como sendo um em uma equipe de produção. Meu interesse é ajudar Guillermo a fazer os melhores filmes que puder. Eu adoro escrever e estou ansioso para fazer isso. Guillermo vai me ajudar a escrever, junto com Fran, Phillippa. Como diretor, eu nunca poderia dirigir algo que eu não tivesse posto a mão na escrita, e nós não estamos esperando que Guillermo faça o oposto. Se o diretor é parte dos roteiristas, isso quer dizer que ele estava lá quando as discussões ocorreram, decisões sobre a história foram tomadas… ele sabe o porque das coisas serem como são, e o que elas precisam alcançar. Tudo está em um roteiro por uma razão, e apenas sendo parte da equipe de roteiristas (ou escrevendo ele você mesmo) é que você realmente entende a intenção de cada momento

Eu vejo meu papel como sendo parte de uma equipe de roteiristas, que irão criar uma planta (N.Tradutor: como as de engenharia), e então ajudarão Guillermo a construir o filme. Eu quero que Guillermo faça esse filme e que no final tenhamos uma série de cinco filmes e que sejam o melhor possível.

WargsMerlkir: Alguma idéia sobre os wargs falantes? Os wargs no Hobbit são muito diferentes das hienas de Senhor dos Anéis.

Nota: Wargs são os “lobos”selvagens que os Orcs utilizam como montaria, no Hobbit os wargs participam da história em dois momentos distintos – na perseguição antes da Floresta das Trevas e na Batalha dos Cinco Exércitos.

Guillermo_del_Toro: Com certeza, eles serão diferentes das Hienas estabelecidas na trilogia – eles serão fiéis as criaturas do livro e serão redesignados de acordo.

Iordlinton: Adorei os diários em vídeo de King Kong, vocês farão algo similar para o Hobbit?

Peter_Jackson: Há ainda muito mais questões relacionadas aos diários de produção na internet – a verdade é que Guillermo e eu sequer discutimos sobre isso, agora temos um plano em andamento para a internet e o DVD do filme. Você tem que entender que, apesar do anúncio e ter tomado o mundo, nós estamos ainda no começo do processo, ainda pensando nos roteiros. Nós não estamos querendo excluir ninguém, nós simplesmente não chegamos tão longe e é um plano que terá andamento durante o ano de 2009.

Peter_Jackson: Questão 8 chegando…

wetahost: 8 – Eu sempre pensei que criar Gollum seria um grande desafio artístico para os artistas que iriam adaptar o Senhor dos Anéis. Com o Hobbit, eu acredito que Smaug vai oferecer grandes desafios. Todos vimos dragões em filmes. Mas para o Hobbit eu espero nada menos que o inacreditável. Onde vocês buscarão a inspiração? Que estilos o diretor de arte irá procurar? Pessoalmente eu posso ver muito sendo feito a partir do Labirinto do Fauno. Obrigado e boa sorte a todos.

Guillermo_del_Toro: Essa é grande – Permita-me citar das minhas respostas aleatórias na Onering.net:

Eu sou um grande fã de dragões. Eu já havia dito isso – e sou um felizardo de ter nascido no ano do Dragão do Horóscopo Chinês.

Nota: Peter Jackson nasceu em 31 de Outubro de 1961.

E, mesmo impossível concordar com o melhor em algo. Eu chamo a atenção para dois grandes desafiantes ao título: Eyvind Earle/Dragão Malevolente da Disney (um triunfo da elegância da cor e design) e Vermitrax Pejorative de Dragonslayer.

DragonslayerNota: Eyvind Earle é o dragão da produção “A Bela Adormecida” e Vermitrax Pejorative do filme “O Dragão e o Feiticeiro”, ambos da Disney.

Na minha opinião, qualquer outro design copiou pesadamente esses dois. Eu pretendo criar algo novo e surpreendente.

Smaug não deve ser “o Dragão no filme do Hobbit” como se fosse apenas mais uma criatura do bestiário. Smaug tem que ser “O DRAGÃO” para todos os filmes, passado e presente. Sua sombra e a ganância que ele representa – a “necessidade de ter” lança longas sombras e cria uma temática/ continuidade dramática de tal forma que articula a história.

A esse respeito, Smaug, o PERSONAGEM é importante, se não mais importante que o design. O personagem irá emergir do roteiro e ali a magnficente arrogancia, inteligência, sofisticação e ganância de Smaug brilharão.

ThorinDe fato, a ganância de Thorin é uma extensão temática disso e Bilbo “deixando de lado” e sua nobre mudança de lados quando os anões mostraram estar errados é sua contra-parte conceitual (que é muito difícil, pois o heroísmo de Bilbo é silencioso, moral) e a linha temática chega ao seu clímax na cena do leito de morte entre Bilbo e Thorin.

Nota: O Thorin a que Peter se refere é Thorin II – O Escudo de Carvalho, um dos 12 anões que acompanharam Bilbo durante O Hobbit.

De qualquer jeito, de volta a Smaug: Um dos maiores erros com dragões falantes é moldar a boca de modo simiesco de forma a atingir uma sincronização duvidosa. Um ponto que me chamou a atenção em particular em Eragon, afinal a ligação deles é psíquica.

Para mim, Smaug é um exemplo perfeito de uma grande criatura definida pelo seu visual e design, sim, mas também, muito importante, por seu movimento e, uma dica, seu ambiente – Pense nisso… suas escamas, movimentos e iluminação, limitado ou melhorado pelo sua locação, condições climáticas, condições luminosas, época do ano, etc. Isso é tudo que eu posso dizer sem estragar o filme, mas, se você mantiver esse pequeno e curioso sumário você perceberá daqui a alguns anos que essas coisas que eu tinha em mente desde que eu comecei a imaginar o personagem quando criança já haviam se solidificado muuuito antes de começar a filmar.

Uma grande ferramente é também como e quando ele sera plenamente revelado. Eu poderia dar mais especificações – passo a passo na verdade (Meu lado nerd está gritando para que eu faça isso), mas..
Eu não direi mais nada a fim de proteger vocês dos estraga prazeres impiedosos (nós temos alguns anos em frente, sabe…?) e aumentar a ansiedade.

Deixe-me, entretanto, dizer que é um dos pontos que eu mais me sinto entusiasmado.
Quanto a voz dele, bem, cada leitor tem a voz de Smaug em sua cabeça, da mesma forma que quando “ouvimos” um grande personagem em um livro.
Eu tenho a minha e ela será revelada a seu tempo

manuthevif: Guillermo, Peter irá dirigir Hellboy 3 em algum momento?

Guillermo_del_Toro: Ofertas foram feitas mas ele se mantém elusivo – nós iremos conversar mais a frente.

Sarumanswjedi18: Nós veremos o Conselho Branco no Hobbit?

Nota: O Conselho Branco, como nome diz, é um conselho de magos criado durante a Terceira Era para combater o poder de Sauron.

Peter_Jackson: Olá swjedi18 – Muito cedo para falar antes dos roteiros estarem prontos, mas é definitivamente uma idéia que estamos discutindo

Guillermo_del_Toro: Há uma boa chance se as lacunas forem preenchidas de alguma forma em ambas as narrativas. Muito cedo…

Peter_Jackson: Agora para a questão 7

wetahost: 7 – Quão importante é criar uma consistência geral entre o Senhor dos Anéis de Peter e o de Guillermo? Em termos de atores, visual e sensação, cenário, trilha sonora, efeitos, é sua intenção que eles se sobressaim por si ou que se comuniquem com a trilogia?

Guillermo_del_Toro: Eu acredito que seja um pouco de ambos – o mundo deve ser sentido como o mesmo mundo. O grau de aspecto, musica, o figurino essencial estabelecido, e os designs de produção caracterizados, mas eu adoraria trazer uma nova leva de sabores para a mesa. O HOBBIT é, em essência, é a abertura para um trabalho de Sinfônica massivo em que temas principais são repetidos, mas que novas cores e modulações são introduzidos, temática e textualmente.

Peter_Jackson: Eu adoro a analogia da sinfônica de Guillermo. A introdução pode ter um sabor diferente, uma textura diferente, no entanto ser uma introdução cuidadosamente criada para o que está por vir. Filme Dois é perfeito para dramatizar a mudança na Terra Média que nos leva aos dias negros de Senhor dos Anéis. Se Senhor dos Anéis é a I Guerra Mundial, então o Hobbit é uma aventura Edwardiana, que ocorre nos dias que precedem as nuvens de tempestade.

Junaid: O Hobbit é mais difícil ou fácil de escrever que o Senhor dos Anéis?

Peter_Jackson: Olá Junaid – Ambos são igualmente difícies para ser completamente honesto. O Hobbit tem seus próprios problemas, diferentes daqueles de Senhor dos Anéis.

Guillermo_del_Toro: Não é fácil – eu te digo isso.

Peter_Jackson: Aí vem a questão 6

wetahost: 6 – A Weta estará liberando bonecos para esse filme como fez com King Kong e Narnia?

Guillermo_del_Toro: Eu espero que sim!! Eu quero todos eles!!

Christopher TolienGaldor_Felagund: Como Christopher Tolkien se sente sobre os dois filmes?

Peter_Jackson: Olá Galdor- Christopher Tolkien não quis se envolver nos filmes do Senhor dos Anéis e eu penso que ele se sente da mesma forma sobre esses dois filmes. Eu respeito totalmente ele pois ele está se preocupando com o legado dos livros de seu pai e não quer se envolver na interpretação de outras pessoas dessas histórias.
Nota: O filho de Tolkien é totalmente contra as produções e atualmente está tentando imperdir judicialmente que as mesmas aconteçam :p