O pensamento ocidental é uma maravilha… certo vez na aula de filosofia, me lembro do professor ter comentado que a ciência em questão havia surgido na Grécia antiga, foi então que questionei a validade dos estudos indianos e chineses em períodos anteriores. Claro que no auge de sua capacidade intelectual, o professor me informou que, como a palavra havia surgido na Grécia, não havia margem para tal questionamento.Como vivemos num país de primeiro mundo, a Wikipédia do nosso idioma confirma está “confusão”, algo que não acontece no extenso e chato artigo em inglês por exemplo.
De qualquer modo, estou aqui para anunciar que Chow Yun-Fat (Dragonball Evolution) acaba de ser escolhido pelo governo chinês para viver Kung-Fu-Tse (Confúcio) numa produção que contará a história do pensador e ainda será parte das comemorações pelos 2560 anos de nascimento de Confúcio e dos 60 anos da República Popular da China!
O governo chinês destacou que a grande produção está orçada em 22 milhões de dólares (de Hong Kong, algo como 2,8 milhões de dólares americanos) e, que poderemos esperar Hu Mei na direção! Sim, o grande cineasta de “Fen ni de wei xiao” e “Yuanli zhanzhengde niandai” está de volta!
Yuanli zhanzhengde é um marco na história do cinema… Espero que não façam um remake em Hollywood… (Sarcasmo Off)
Ouvi dizer que o Snyder está brigando com Tim Burton para ver quem fica com a produção :p
Cara seu professor, e o artigo em inglês estão corretos… ambos afirmam que a filosofia nasceu de fato na Grécia antiga. Você deve compreender que isso não invalida que as ditas “questões filosóficas” tenha surgido em outros lugares, como na China. Isso se dá por que a palavra Filosofia vai muito além da mera reflexão destes temas, cristalizando de fato em uma tradição e forma de indagação que teve sim sua origem na Grécia. De forma alguma, isso invalida ou desvaloriza homens como Confúcio, mas é importante notar a diferença. Um exemplo bastante similar é o erro de se dizer que haviam homosexuais na grécia antiga. Obviamente que não, afinal a sexualidade dos gregos é muitos díspare da nossa e não pode usar as nossas classificações. Em qualquer livro teórico de alguma consistência você verá que se referem aos gregos como homoeróticos, ou seja, havia em sua sexualidade o espaço para amo entre homens do mesmo sexo (as vezes até mais valorizado do que entre homens e mulheres, visto que apenas um homem poderia amar de igual para igual outro homem). Dado o exemplo que já se estendeu demais temos o Confúcio Chinês, ou o Ashoka indiano, que apesar de serem brilhantes pensadores, não possuem vínculos profundos (ainda que muitas questões similares) com a tradição e cultura da filosofia que é uma instituição social de pensamento grego, algo que pode ser visto nas repostas destes mesmos questionamentos.
Vale repetir mais uma vez que afirmar que a filosofia nasceu na grécia, não é de maneira nenhuma desconsiderar o pensamento oriental. O rótulo de filosofia não é necessário para a validação de uma tradição de conhecimento, e os chineses e cia. são excelentes por seus próprios méritos, sua própria ética, lógica e etc….
Este post tem o patrocínio de Casas Oriente: http://tinyurl.com/c23jy5
Chow Yun Fat quer meu respeito de volta, hehehehe 😛