AgendaAmbrosiaFilmes

Cine em Ação leva cinema de graça e revitalização à praça em Alfenas, em Minas Gerais

Compartilhe
Spider-Man holds on to MJ (Zendaya) in Columbia Pictures' SPIDER-MAN: NO WAY HOME.
Compartilhe

As sessões são gratuitas e acontecem de 27 a 30 de julho.  Na programação, os filmes Dois Filhos de Francisco, Amor Sublime Amor, Homem-Aranha: Sem Volta pra Casa e Lilo, Lilo Crocodilo

Os moradores de Alfenas, sul do Estado de Minas Gerais, terão a oportunidade de exercer sua cidadania e ainda vivenciar gratuitamente sessões de cinema open air com projeção em alta resolução, telona e som dolby surround 5.1. É o projeto Cine em Ação, que chega na cidade de 27 a 30 de julho, na Praça do Pinheirinho, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Sonoco, com o apoio da Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal de Alfenas

Em parceria com o poder público, além das exibições, a iniciativa vai mobilizar a população local para ocupar e realizar benfeitorias na praça que recebe o evento. Em formato de ação voluntária, os moradores da cidade são convidados a doarem energia para que a praça seja revitalizada e possa ser utilizada e percebida como um importante ativo da sociedade. A ação de revitalização acontecerá no dia 29 de julho, das 09hs às 15hs.

“O espaço público passa a ser percebido como um espaço de todos, de convívio, de lazer e entretenimento. O Cine em Ação tem esta missão de sensibilizar e valorizar o espaço público, deixando um legado positivo por onde roda”, explica Thiago Kling, produtor do evento. Também serão ofertadas 8 (oito) oficinas de audiovisual para jovens e adolescentes da rede pública de ensino do município.

A programação terá sempre um curta metragem selecionado pela curadoria do projeto abrindo a sessão e, em seguida, os longas metragens. No dia 27 de julho, às 19h, quinta-feira, será exibido um dos filmes nacionais mais aclamados por público e crítica, Dois Filhos de Francisco (2005), dirigido por Breno Silveira, que conta a história dos irmãos Zezé di Camargo e Luciano. A seguir, na sexta-feira, 28 de julho, às 19h, é a vez da releitura do diretor Steven Spielberg para o clássico musical Amor, Sublime Amor (2021).

No sábado, 29 de julho, às 19h, um dos heróis mais cultuados das telas mergulha em uma experiência no multiverso em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), com direção de Jon Watts. Encerrando o evento, no domingo, 30 de julho, às 18h, uma leve e divertida animação para toda a família, Lilo, Lilo, Crocodilo (2022), dirigida por Will Speck e Josh Gordon, que traz as vozes de Shawn Mendes e Javier Bardem nos principais papéis.

Serviço

Cine em Ação. De 27 a 30 de julho. Praça do Pinheirinho, Av. Jovino Fernandes de Sales, 1.761 a 1.857 – Bairro Pinheirinho, Alfenas – Minas Gerais.

De quinta a sábado: curta às 18h30 e longa às 19 horas. Domingo: curta às 17h30 e longa às 18 horas.

Praça do Pinheirinho, Av. Jovino Fernandes de Sales, 1.761 a 1.857 – Bairro Pinheirinho, Alfenas – Minas Gerais.

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Sonoco

Apoio: Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal de Alfenas

Realização: Khronos

Ficha Técnica – Filmes

Dia 27 de julho, quinta-feira

19h –  Dois Filhos de Francisco – Diretor: Breno Silveira. Ano: 2005. Duração: 2h12m

Sinopse: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar (Dablio Moreira), e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival (Marco Henrique), que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária de Goiânia, quando se mudam para lá, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Os garotos conhecem Miranda (José Dumont), empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo (Márcio Kieling). Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson (Thiago Mendonça), que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

Dia 28 de julho, sexta-feira

19h –  Amor, Sublime Amor – Diretor: Steven Spielberg. Ano: 2021. Duração: 2h36m

Sinopse: Uma adaptação do musical de 1957,  Amor, Sublime Amor, antes adaptado para as telas sob a direção de Robert Wise, em 1961. O filme explora o amor proibido, e a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua formadas por adolescentes de diferentes origens étnicas. É a clássica história de rivalidade e amor juvenil na cidade de Nova York em 1957. Nesta versão, Steven Spielberg expõe as contundentes críticas sociais contidas na peça de teatro. Sem cerimônia, insere falas que evidenciam o olhar questionador sobre o racismo e o capitalismo

Dia 29 de julho, sábado

19h –  Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Diretor: Jon Watts. Ano: 2021. Duração: 2h28m

Sinopse: Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo após ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário, com uma gravação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no filme anterior. Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, além de ter sua reputação arruinada por acharem que foi ele quem matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter não só deter vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original, mas também aprender que, com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

Dia 30 de julho, domingo

18h – Lilo, Lilo, Crocodilo – Diretores: Josh Gordon, Will Speck. Ano: 2022. Duração:  1h46m.

Lyle takes a trip through New York in Columbia Pictures LYLE, LYLE, CROCODILE. Photo by: Courtesy of Sony Pictures

Sinopse: Quando a família Primm (Constance Wu, Scoot McNairy, Winslow Fegley) se muda para Nova York, seu filho Josh tem dificuldades para se adaptar à nova escola e novos amigos. Mas tudo isso muda quando ele encontra Lilo, um crocodilo cantor (Shawn Mendes) que adora tomar banho, caviar e boa música; morando no sótão de sua nova casa. Os dois logo se tornam os melhores amigos, mas quando a vida de Lilo é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps (Brett Gelman), os Primm precisam se unir ao carismático dono de Lilo, Hector P. Valenti (Javier Bardem), para mostrar ao mundo que uma família pode se formar nas circunstâncias mais inesperadas e não tem nada de errado em um grande crocodilo cantor com uma personalidade ainda maior.

Compartilhe
Por
Mauricio Barreira -

Formado em Rádio e TV pela ECA-USP, pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac. Assessor de imprensa, produtor cultural e radialista.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotíciasPremiações

The New York Times inclui ‘Ainda Estou Aqui’ nas apostas para Melhor Filme

O jornal The New York Times recentemente destacou o filme brasileiro “Ainda...

FilmesTrailersVideos

Superman – Reboot nos cinemas ganha aguardado trailer!

Superman, o icônico super-herói da DC Comics, está de volta ao cinema...

CríticasFilmes

Mufasa mostra o que poderia ter sido o “live-action” de O Rei Leão

“Mufasa: O Rei Leão” é já previsível manobra da Disney de continuar...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” aparece na pré-lista de Melhor Filme Internacional

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi anunciado...

AgendaInfantilTeatro

Exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores na Caixa Cultural SP

A CAIXA Cultural São Paulo recebe até 22 de dezembro de 2024,...