Cinemateca Ambrosia: TITANIC

Pouca coisa antes do Natal, James Cameron lança o filme mais caro da história para um público descrente, com críticas que previam prejuízo. No primeiro fim de semana, milhões de dólares anunciam o que viria. O crescente sucesso nas bilheterias faz as críticas mudarem, e mesmo com uma história rasa, o filme é um fenômeno, marcando a história do cinema. Sim, eu poderia estar falando de Avatar e seus heróis em 3-D, mas Cameron está só repetindo o feito de 12 anos atrás…

Titanic1

O navio dos sonhos

Essa história começou em 1912. O sentimento de esperança pelo século XX estava em alta, a indústria se desenvolvia e o sonho americano era palpável, à medida que milhares e milhares de imigrantes europeus desembarcavam no novo mundo. Era cedo para aviões e embora tivéssemos os dirigíveis, ainda eram os navios que transportavam as pessoas pelo mundo.

Levava cerca de sete dias para que um navio cruzasse o Atlântico da Europa aos Estados Unidos. Além do transporte de passageiros, os navios levavam carga e correspondências, misturando tecnologia e funcionalidade com acomodações dignas de hotéis de luxo (no caso dos passageiros da primeira classe, é claro). Nesse cenário, a White Star Line lançou sua maior estrela, que tragicamente se tornaria o navio mais famoso da história: o Titanic.

titanic2Maior e mais moderno objeto criado pelo homem até então, o Titanic era considerado infalível (embora o termo inafundável só tenha sido usado mesmo depois de seu naufrágio, por ironia). Com 4 elevadores, piscina, academia, rádio, saunas e acomodações acima da média mesmo para a terceira classe, o navio era também o mais luxuoso da história e tudo que envolveu sua construção e lançamento foi cercado de excitação.

Em 10 de Abril de 1912, o navio saiu de Southampton, Inglaterra, rumo à Nova York. Já nesse primeiro dia, a quase colisão com um rebocador gerou mais mídia em torno do lançamento. Alguns dos homens mais ricos do mundo estavam à bordo e centenas de imigrantes das mais variadas nacionalidades rumavam para a América nos salões inferiores.

Tudo acabou 4 dias depois, quando a colisão com um iceberg fez a maravilha da White Star se partir em dois e afundar, matando 1.517 das 2.223 pessoas a bordo. As leis de navegação foram mudadas, e o Titanic entrou para sempre no imaginário popular.

titanic3

Descoberta

Foi em 1985 que uma expedição franco-americana liderada pelo oceanógrafo Robert Ballard localizou os destroços do navio, a quatro mil metros de profundidade, no Atlântico Norte. Os 600 metros entre as duas metades do navio foram a descoberta mais significativa, já que na época do inquérito os depoimentos que falavam sobre a ruptura do casco foram desconsiderados (muito por pressão da White Star Line), e concluiu-se que o navio afundou inteiro. A descoberta dos destroços confirmou a quebra, e fez com que todos os filmes e livros sobre a tragédia ficassem datados, já que em todos eles o Titanic descia inteiro e quase vertical em direção às águas.

titanic4O espírito aventureiro de James Cameron já o tinha levado às profundezas em O Segredo do Abismo (1989), e explorar o navio mais famoso do mundo parecia uma idéia irresistível. Depois de convencer os executivos da FOX a bancar a idéia, já que a publicidade envolvida na exploração submarina já iria promover o filme, ele fez doze mergulhos em 1995, passando mais tempo no Titanic que os próprios passageiros. Lendo tudo sobre o navio e sua história, e com a ajuda de colecionadores e entusiastas da Titanic Historic Society, James estava pronto para contar sua história do modo mais hollywoodiano possível.

O roteiro

Segundo o próprio Cameron, a história do Titanic é uma espécie de novela da vida real. Há interesses políticos, disputa entre classes, famílias separadas, atos heróicos, mistérios, muito drama e desfecho climático. Assim, o roteiro do filme se preocupa em explorar esses pequenos causos do Titanic e os diversos estágios do naufrágio através de dois personagens fictícios, os jovens Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater.

titanic5

Era preciso justificar os mergulhos e as cenas gravadas no verdadeiro Titanic, então a estética sci-fi de Cameron entrou em cena com um quadro moderno, onde exploradores vasculham os destroços à procura de um colar. As notícias sobre a expedição e a descoberta de um desenho fazem com que a velha Rose entre em contato com os exploradores para contar sua história…

84 anos antes, ela tinha 17 anos e embarcava na primeira classe do Titanic, rumo à America e a um casamento de conveniência. O coração do oceano, o colar que começou tudo, foi um presente de seu noivo, o ricaço Cal Hockley, que não tinha sutileza para perceber os sentimentos da noiva, que chegou a tentar o suicídio no navio. Foi aí, quase se atirando da popa, que ela conheceu o pobretão Jack.

titanic6

Nos poucos dias da viagem, eles se envolvem e amam, numa estrutura melodramática de moça rica com rapaz pobre que mesmo batida, é receita de sucesso. Os conflitos ficam pequenos quando o navio começa a afundar e a morte gelada vem chegando pouco a pouco, até o Titanic enfim sumir nas águas e na memória de Rose.

O interessante desses personagens é que eles estão o tempo todo indo e vindo pelo navio, tanto antes quanto durante o naufrágio, com a clara função de documentar o que estava acontecendo. Centrado nesse casal, o filme não faz como os outros filmes sobre a tragédia, com história paralelas de personagens de outras classes e destinos, que aqui aparecem como coadjuvantes da jornada surreal de Jack e Rose (não é possível que alguém fique subindo e descendo tantas vezes um navio que está afundando).

O filme

Com certeza, o maior acerto do filme está na reprodução do navio. Apesar do uso de modelos e efeitos em CGI ser abundante, James Cameron construiu uma réplica quase exata do Titanic, só para afundá-la lentamente e ir gravando a molhadeira.

titanic7

Além do navio-estúdio, partes separadas dos interiores foram replicadas em estúdios móveis sobre elevadores hidráulicos que podiam ser inclinados e inundados quantas vezes fosse preciso. Muitos dos milhões de dólares gastos pela produção foram na reprodução meticulosa de tudo que o Titanic continha, muitas vezes com a ajuda dos fabricantes originais, como foi o caso do tapete da sala de jantar da primeira classe, reproduzido pela primeira vez em quase noventa anos. Toda a louça e a prataria foi gravada com o emblema da White Star Line e mesmo os modelos e cenários contaram com a colaboração dos engenheiros da Harland and Wolff, que disponibilizaram plantas originais do Titanic.

Centenas de dublês participaram das filmagens, já que as cenas do naufrágio exigiam muito fisicamente, e mesmo os protagonistas tiveram que molhar a camisa, com a mocinha Kate Winslet sofrendo uma fissura no ombro e passando por alguns resfriados.

titanic8

Mania

O filme foi lançado em 19 de Dezembro de 1997, e arrecadou cerca de US$ 28 milhões no fim de semana de estréia. Apesar das festas de fim de ano, em pouco tempo as sessões começaram a esgotar e as estréias ao redor do mundo seguiam a tendência. Leonardo DiCaprio virou ídolo adolescente, enquanto mais e mais meninas iam ver e rever o filme em suas diversas sessões.

O fenômeno fez crescer o interesse pela tragédia, e o Titanic renasceu em exposições, documentários e livros ao redor do mundo. A música tema do filme, My Heart Will Go On, tocava à exaustão e os lucros eram astronômicos. Titanic tornou-se o filme de maior bilheteria na história do cinema (sem correção inflacionária), arrecadando mais de US$ 1.800.000.000.

A aclamação veio com as 14 indicações ao Oscar e os 11 prêmios, incluíndo melhor filme e melhor diretor para James Cameron, e melhor canção para My Heart Will Go On.

Todo esse sucesso teve um lado negativo, pois o fenômeno de popularidade fez com que críticas favoráveis ficassem mais amenas, pela aversão dos intelectuais ao consumo de massa. O fato é que desde a Golden Age do cinema nos anos 30 não se via tal comoção.

O filme ficou quase um ano em cartaz, chegando a ser relançado para cobrir fracassos de bilheteria de outros filmes (como o de Carla Perez aqui no Brasil…), e o sucesso se repetiu nas vendas em VHS (e posteriormente em DVD, quando foi lançada uma edição de colecionador em 1995).

Mesmo com toda a festa, o filme de Cameron é sem dúvida o mais completo dos filmes sobre o Titanic, pelo menos no visual. Pode ser que a história de Jack e Rose não seja a mais sofisticada do cinema, mas não é impossível no emaranhado de vidas unidas pela tragédia, e o filme provou que se uma história é poderosa o bastante, podemos ter a magia do cinema em seu máximo.

Agora, após o sucesso de Avatar, Cameron promete relançar Titanic em 3-D, em 2011. Esperto.

titanic9

Total
0
Links
Comentários 1
  1. Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
White Wolf lança novo SAS para Geist: The Sin-Eaters

White Wolf lança novo SAS para Geist: The Sin-Eaters

Nessa véspera de Natal, a White Wolf lançou uma nova aventura para Geist: the

Prox
O ator Charlie Sheen é preso

O ator Charlie Sheen é preso

O playboy beberão da série ‘Two and a Half Men’ foi preso na manhã de Natal (25)

Sugestões para você: