em ,

“Como Eu Era Antes de Você” combina drama e leveza em um autêntico ‘chick flick’

Podem até ser clichês, mas as tramas românticas sobre pessoas que a princípio são dissonantes, ou até mesmo antagonistas, e depois se apaixonam perdidamente sempre funcionam junto ao grande público. Assim como aquelas em que a relação se encontra condenada pela doença, ou morte iminente de um dos vértices (ou dos dois). “Como Eu Era Antes de Você” (Me Before You, EUA/2016) seria mais ou menos um pouco das duas coisas. Vem com uma trama até certo ponto previsível, mas que certamente arrancará lágrimas de muitas moçoilas que comparecerão aos cinemas a partir deste final de semana.

Will Traynor (Sam Claflin) é o que chamaríamos há uns dez anos de um “tudo-de-bom”, ou “tdb.com.br”. Rico, bonito, desportista, culto. Levava uma vida perfeita até que um acidente o deixa tetraplégico, fato que provocou grande reviravolta em sua vida e fez sua namorada o abandonar. Para auxiliar nos cuidados de Will, seus pais contratam Lou (Emilia Clarke, a Khaleesi de ‘Game Of Thrones’), uma garota simples, atendente de uma casa de chá, que ainda mora com os pais e sua irmã mãe solteira Treena (Jenna Coleman), e aceita o trabalho pela necessidade do dinheiro. A amargura latente de Will,condicionada por sua presente realidade, será, a princípio, um grande obstáculo, mas vai aos poucos sendo contornada por Lou, que passa a se dedicar cada vez mais à árdua tarefa de tentar arrefecer o desapreço pela vida que o jovem desenvolveu devido a sua nova condição. O intercâmbio entre os dois – ela o ensinando a aproveitar as coisas simples da vida, apesar das limitações, e ele dando-lhe as bases de uma formação erudita – vai desencadear um inevitável interesse romântico.

me before2

O filme é uma adaptação do livro best seller homônimo da escritora inglesa Jojo Moyes, lançado em 2012. Como é possível observar pela sinopse, a trama se apóia em lugar comum, mas convenhamos que é muito difícil fugir deles no que tange a histórias de amor, tanto na ficção quanto na vida real. O que não desabona o resultado final. A química entre os dois atores centrais funciona perfeitamente e seus personagens geram empatia com o espectador, o que é primordial para a eficácia de uma boa história de romance. Mas os coadjuvantes também contribuem com graça, principalmente o namorado atleta de Lou, Patrick (Mathew Lewis).

O roteiro foi escrito pela própria autora do livro e a direção foi incumbida à estreante em longas para o cinema Thea Sharrock. Apesar de lidar com uma certa carga dramática, o tom do filme, no geral, é de feel good movie, feito sob medida para divertir, surtir risadas, mas também comover, proporcionando a consagrada alternância de risos e lágrimas. E as paisagens bucólicas do interior da Inglaterra, adornadas por seus belíssimos jardins e com direito a castelo medieval, são um deleite à parte, contribuindo, e muito, com o trabalho de fotografia de Remi Adefarasin (de ‘Elizabeth’, ‘O Grande Garoto’ e ‘Match Point’).

me before

“Como Eu Era Antes de Você” é um entretenimento palatável, mas que pode ter disperdiçado parte de seu potencial de arrecadação por um erro de timing da distribuidora, que programou a estreia para o fim de semana seguinte ao do dia dos namorados no Brasil. O filme foi lançado nos EUA no dia 3, era perfeitamente possível que chegasse aqui uma semana depois, em tempos de lançamentos simultâneos, ou mesmo antecipados, aos EUA. Ainda assim, um bom programa para casais e para quem curte um autêntico chick flick.

mini poster 3Filme: Como Eu Era Antes de Você (Me Before You)
Direção: Thea Sharrock
Elenco: Emilia Clarke, Sam Claflin, Jenna Coleman
Gênero: Drama/comédia romântica
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Warner Bros.

Duração: 1h 50min                                                       Classificação: 12 anos

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0