AcervoArtes VisuaisFilmesLiteratura

Copa de Arte e Cultura: dicas do Grupo G

Compartilhe
Compartilhe

Essa semana a equipe de autores do Ambrosia resolveu entrar no ritmo da Copa do Mundo. Porém, como alguns de nós não são especialistas em futebol, mas somos viciados em cultura, resolvemos trazer a vocês a série Copa de Arte e Cultura do Ambrosia.

Alemanha

Agora que nos aproximamos da metade da Copa do Mundo, a seleção Alemã conseguiu passar em 1 ° lugar no Grupo G e segue rumo em busca do Tetra. O país da Europa Central tem uma cultura bastante diversificada e que consumimos bastante.
Música
A começar pela música clássica que exportou nomes como o de  Ludwig Van Beethoven, Johannes Bhrams, Johann Sebastian Bach e Richard Wagner para citar alguns, tornando a Alemanha o quinto maior mercado mundial de música.
Cinema
No quesito Cinema, costumamos beber muito dessa fonte, pois não dá para estudar a sétima arte, sem antes passar por nomes como Fritz Lang e seu mais conhecido filme, “Metrópolis”. Há também o Festival de Berlim, uma das mais importantes premiações do cinema.
Literatura

Aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, temos a famosa Bienal Internacional do Livro que ocorre de dois em dois anos. Mas, o que poucos sabem é que há uma correlação entre a nossa feira e a Feira do Livro de Frankfurt, que é considerada a mais importante do mundo, principalmente para os negócios. Inúmeros contratos são feitos e tendências literárias são exportadas de lá para cá. A feira de Frankfurt acontece há mais de 500 anos.

AH! Para aqueles que gostam de uma cerveja no final do expediente, não podem deixar de visitar a Oktoberfest em Munique, onde estima-se mais de 6 milhões de litros de cerveja são consumidos.

Estados Unidos

Juntamente com a seleção Alemã, os americanos, que nunca foram lá muito chegados ao nosso futebol, conseguiram passar em 2° lugar no grupo para as oitavas de final. Essa enorme potência nos alimenta diariamente, não só com cultura, mas também com produtos no geral.
 Música
Com base nos gêneros afro-culturais, a música americana abrange uma infinidade de estilos. Rap, R&B, Soul, Pop, Rock, Jazz, Hip-Hop e por aí vai. Todos já ouvimos algum som originário de lá, seja Beyoncé, Mariah Carey, Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Guns’n’Roses, Michael Jackson, Bon Jovi, Nirvana, The Doors, Metallica…muitos não é mesmo? Isso porque centenas de outros ficaram de fora. Não dá para negar que a música lá da terra do Tio Sam, influencia e influenciou muitos dos nossos artistas.
Cinema
A cada 10 filmes lançados nos cinemas brasileiros, 8 são produções americanas. Hollywood virou o pólo mundial de cinema e exporta não apenas estilos, gêneros e grandes nomes, como também estipulou uma referência a ser copiada em todos os lugares, intencionalmente ou não. Provável que seu filme favorito, seja americano.
Literatura
Gosta de John Green? Ele é americano. Nicholas Sparks? Americano. Edgar Allan Poe? Americano. Suzanne Collins? Americana. Ernest Hemingway? Americano. Veronica Roth? Americana. Stephen King? Americano…. Muito americano. Não dá para fugir. Grande parte dos maiores autores da literatura são americanos. Histórias clássicas como “O Sol é Para Todos”, “O Grande Gatsby”, “As Aventuras de Huckleberry Finn”, são atemporais. Não importa quando você pegue para ler, a mensagem ali contida, fará todo sentido. Um autor legal e que poucas pessoas conhecem é o Dr. Seuss ou Theodor Seuss Geisel, escritor e cartunista que deu vida a personagens como Horton, Lorax e talvez o mais conhecido, o Grinch. Seuss é uma espécie de Monteiro Lobato. Ele escreve seus livros em rima e todos eles possuem uma mensagem muito interessante. Vale a pena conferir. 

Gana

cultura

Infelizmente Gana está fora da Copa do Mundo, mas jogou com muita garra e deu trabalho para todos os adversários.
Música
A música em Gana só passou a ter voz após a sua independência e agora possuem um estilo chamado high life, que começa a tomar conta do país e é bastante tocado em bares e clubes do país. A música ganense incorpora vários estilos e instrumentos musicais. O mais conhecido é o jazz Africano que foi criado pelo artista Kofi Ghanaba. Artistas ganenses como Rhian Benson e Sarkodie, fazem sucesso fora do país.
Arte
O que o país mais contribui em termos de cultura e um tecido chamado kente, que é bastante conhecido por suas cores e simbolismos. Ele é feito por tecelões ganenses e as peças podem ser usadas em separado ou costuradas juntas para formar turbantes.

Cinema
Pouco a pouco Gana está construindo a sua Hollywood, chamada de Nollywood em parceria com a Nigéria. Filmes western já foram produzidos e são bastante populares no país. Um ator ganense bastante conhecido por todos é Idris Elba, que recentemente interpretou Nelson Mandela em um filme que retrata os anos antes da sua presidência.

Portugal

jose-saramago-8

Ora pois! Nossos amigos portugueses sambaram cedo nessa Copa. Nem Cristiano Ronaldo serviu de muita coisa.
Música
O estilo de música português mais conhecido é o fado, com ritmo melancólico e uma letra saudosa. Portugal abriga também diversos festivais musicais durante o verão e tem sua própria versão do Rock in Rio, o Rock in Rio in Lisboa.
Literatura
A literatura moderna portuguesa conta com nomes como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Miguel Torga e entre o mais famoso deles está José Saramago, ganhador de um Nobel de Literatura em 1981.

Culinária
Ah…. um pastel de belém e um bolinho de bacalhau cairiam bem agora. As iguarias e pratos portugueses são de dar água na boca. Alguns deles estão diariamente à nossa mesa como o azeite de oliva por exemplo. Sem deixar de lado os vinhos portugueses.
 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Wicked faz transposição acertada do palco para a telona

Adaptação de musical da Broadway para o cinema é sempre uma manobra...

CríticasLiteratura

Como Treinar o Seu Dragão e Como Ser um Pirata – Uma jornada hilária e cheia de significado

Na época dos vikings todos os adolescentes deviam demonstrar suas habilidades caçando...

ClássicosCríticasFilmes

Joe Kidd (1972): Entre o Clássico e o Revisionismo do Faroeste

O faroeste, como gênero, sempre refletiu o seu tempo, ora reverenciando o...

AgendaFilmes

Mostra CineMina apresentará filmes de diretoras brasileiras no Estação NET

A Mostra CineMina apresentará em pré-estreia nove filmes brasileiros dirigidos por cineastas...

FilmesInfantilTrailersVideos

Como Treinar o Seu Dragão: live-action ganha primeiro trailer

Os fãs da saga “Como Treinar o Seu Dragão” têm motivos para...

LançamentosLiteratura

“finde mundo”: livro de poesia da dramaturga Lígia Souto reflete sobre finitude, cotidiano e política

Publicada pela editora Patuá, obra marca a estreia literária da atriz, dramaturga...

FilmesNotícias

Ainda Estou Aqui bate 1 milhão de espectadores nos cinemas do Brasil

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, superou a marca...

FilmesNotícias

Filme de Star Wars sai do calendário 2026 da Disney

O drama de Star Wars parece mesmo longe do fim. Apesar de...