Na semana passada, “Coringa 2”, a tão esperada sequência do aclamado filme de 2019, fez sua estreia nas telonas, mas não conseguiu atingir as expectativas nas bilheterias. Enquanto muitos esperavam que a continuação do perturbador conto de Arthur Fleck fosse quebrar recordes, os números revelam um grande problema com as expectativas criadas.
Os fãs do primeiro filme, que viram Joaquin Phoenix ganhar o Oscar de Melhor Ator, tinham esperanças elevadas para o retorno do personagem. Curiosamente a Warner Bros/DC resolveu seguir por outro caminho, mudando a abordagem do primeiro filme transformando Coringa 2 em um musical — que aparentemente não caiu muito bem com os fãs.
O primeiro “Coringa” foi um fenômeno cultural, provocando discussões sobre saúde mental, sociedade e a natureza da violência. Com um orçamento relativamente modesto, arrecadou mais de um bilhão de dólares mundialmente.
Em termos de marketing, a Warner Bros. investiu pesado, esperando que a notoriedade do primeiro filme e o retorno do diretor Todd Phillips atraíssem grandes multidões. No entanto, esqueceram de perguntar aos fãs o que eles queriam — tanto que o filme US$ 40 milhões, menos da metade do valor conquistado pelo primeiro capítulo em 2019.
A “sorte” da sequência no primeiro fim de semana foi a alta procura internacional, acumulando no mundo um total de US$ 121,1 milhões. Agora é aguardar as próximas semanas para ver como o filme seguirá nas bilheterias.
Comente!