em , , ,

Cozinha Pop: Uma mistura gostosa e divertida entre o cinema e a gastronomia

Não é difícil ficar com fome dentro do cinema ou deitado no sofá assistindo ao seu seriado preferido. E esta sensação aumenta ainda mais quando a trama gira em torno do tema comida, como no caso de sucessos da sétima arte como Comer, Rezar e Amar, A Fantástica Fábrica de Chocolate ou Julie & Julia. O livro Cozinha Pop, de Mariane Lorente e Laura Salaberry, da editora Panda Books, consegue unir dois assuntos interessantes: comida e cultura pop.

De uma forma criativa e gostosa, o guia nos faz lembrar de cenas inesquecíveis dos clássicos do cinema e de famosos seriados de TV, como em uma divertida cena da série Friends quando Rachel (Jennifer Aniston) preparou a sobremesa para os amigos no Dia de Ação de Graças. Enquanto a inexperiente cozinheira montava o English trifle, uma espécie de pavê, Ross (David Schwimmer) e Joey (Matt LeBlanc) estranharam a presença de ingredientes como carne e ervilhas entre as camadas do doce. Ross descobriu mais tarde que as páginas da revista onde a amiga copiava os ingredientes estavam coladas e ela acabou misturando uma receita com outra, de Shepherd`s pie – uma torta salgada de carne com purê de batatas. Com pena de Rachel eles não contaram sobre o engano, mas a farsa durou pouco. Ninguém conseguiu engolir “aquilo”. Ou quase ninguém. Joey acabou sozinho com a sobremesa. Para ele, o que poderia estar errado ali? “Creme, bom. Geleia, boa. Carne, boa”. Impagável.

As autoras do Cozinha Pop se conheceram durante um trabalho de classe para a disciplina de História e Cultura, no curso de pós-graduação em Gastronomia. A empatia surgiu depois de uma piada sobre o “double dip”, do episódio The implant, da série Seinfeld, quando a professora comentava sobre segurança alimentar. “A partir daí, percebemos os nossos interesses além da cozinha eram os mesmos e decidimos fazer alguma coisa juntas fora das aulas”, lembra Mariane Lorente.

Segundo Laura Salaberry, não foi muito difícil escrever o livro a quatro mãos e ainda mais longe uma da outra. “A ideia e edição fizemos juntas em São Paulo. Daí eu me mudei pra Nova Iorque e passamos a trocar emails e a conversar por chat. A Mariane escrevia os textos e eu fazia as ilustrações. Eu ria dos textos e ela, dos desenhos. A gente se divertiu muito”, conta a designer Laura.

Cozinha Pop_copia_Page_8

A consultoria gastronômica do livro ficou sob a responsabilidade da chef Márcia Brandão de Lima, também amiga das autoras. Quando era um prato comum, a chef utilizava uma receita dela, já testada. Quando era algo mais específico, como as almôndegas do filme Os bons companheiros, as autoras contam que buscavam referências na Internet e a chef Márcia testava a receita. “Era uma delícia experimentar todos aqueles pratos”, confessa a jornalista Mariane Lorente.

As autoras revelam que em alguns casos houve adaptações nas receitas. E também licenças poéticas, como no caso da receita de trifle de banana e doce de leite, do seriado Friends. “Afinal, seria uma insanidade reproduzir a gororoba da Rachel”, esclarece aos risos Mariane.

Cozinha Pop_copia_Page_5

A seleção escolhida para as receitas seguiu quatro critérios: relevância da obra, protagonismo da comida em cena, status na escala de cultura pop e, claro, preferência das autoras. “Fizemos tudo em seis meses, no máximo. Para levantar tantas cenas, contamos com a ajuda de muitos amigos. Mas os critérios para escolher as 100 cenas foram nossos”, destaca Laura Salaberry.

Cozinha Pop_copia_Page_1

As receitas preferidas das autoras são, em sua maioria, pratos fáceis de ser preparados, como o espaguete com almôndegas, de A Dama e o Vagabundo; o strudel de maçã, de Bastados Inglórios e o cookie, de Mais estranho que a ficção, são os prediletos de Laura. Já na lista de Mariane não pode faltar o boeuf bourguignon, de Julie & Julia; a torta de blueberry, de Um beijo roubado; e a quiche Lorraine, de Ladrão de Casaca.

Cozinha Pop_copia_Page_4

“Queremos que as pessoas se divirtam lendo tanto quanto nos divertimos fazendo o livro. Nosso desejo é que as pessoas pensem mais em comida. Seja vendo os filmes ou colocando as receitas em prática, claro. Melhor ainda se fizerem os dois!”, conclui Mariane Lorente.

Que tal anotar algumas receitas e tentar fazer em casa?

Bisque – Seinfeld (1990-1998)

Porção para 6 pessoas

Tempo: 1 hora e 30 minutos

Dificuldade: média

Ingredientes:

1kg de camarão médio;

150g de manteiga;

225g de mirepoix (50% de cebola, 25% de cenoura e 25% de salsão cortados do mesmo tamanho);

1,4 litro de água;

315g de extrato de tomate;

1 bouquet gami (salsa, salsão, erva-doce, tomilho e louro, tudo amarrado com barbante dentro de uma folha de alho-poró);

70g de farinha;

15ml de conhaque;

1 colher (café) de páprica doce;

¼ colher (café) de pimenta-de-caiena;

200g de creme de leite

Modo de preparo:

Limpe os camarões. Reserve a carne, as cascas e as cabeças.

Aqueça metade da manteiga em fogo médio, adicione as cascas e as cabeças e cozinhe mexendo de vez em quando, por dez minutos. Adicione o mirepoix e cozinhe por mais cinco minutos. Coloque a água, o extrato de tomate e o bouquet gami e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos. Peneire e reserve o caldo.

Em outra panela, derreta o resto da manteiga e doure a farinha. Aos poucos, junte o conhaque e o caldo, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com páprica doce e pimenta-de-caiena, abaixe o fogo e cozinhe por mais cinco minutos, sem parar de mexer.

Peneire novamente e leve ao fogo. Acrescente o creme de leite e a carne de camarão, e cozinhe mais um pouco.

Trifle de banana e doce de leite – Friends (1994 – 2004)

Porção para 6 pessoas

Tempo: 30 minutos

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

Creme

2 xícaras (chá) de leite;

1 colher (sopa) de açúcar;

3 colheres (sobremesa) de amido de milho;

1 colher (chá) de essência de baunilha;

2 gemas

Montagem

400g de biscoito champanhe;

200g de doce de leite;

4 bananas em rodelas

Modo de preparo

Creme

Misture todos os ingredientes do creme e bata no liquidificador. Depois, leve ao fogo até engrossar. Reserve coberto com filme plástico, que deve encostar no creme para não formar película.

Montagem

Escolha um recipiente de vidro (tipo taça), intercale camadas de biscoito champanhe, creme, doce de leite e bananas. Repita as camadas até os ingredientes terminarem. Sirva gelado.

Drink Cosmopolitan – Sex and the City (1998 – 2004)

1 porção

Tempo: 5 minutos

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

40ml de suco de cranberry (fruta avermelhada nativa do Canadá e dos Estados Unidos);

50ml de vodca;

15ml de triple sec (licor cítrico incolor com sabor de laranja);

10 ml de suco de limão-siciliano

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e agite com o gelo inteiro. Coe e despeje tudo em uma taça para coquetel previamente gelada. Decore com uma casquinha de limão-siciliano.

Participe com sua opinião!