CríticasFilmes

Crítica: ‘Anatomia de uma Queda’ – O Enigma dos Alpes

Nos primeiros minutos de filme somos transportados para dentro de um charmoso e isolado chalé, localizado na região dos Alpes franceses, onde vivem Sandra (Sandra Hüller) uma escritora alemã, seu marido francês Samuel (Samuel Theis) e o filho do casal Daniel (Milo Machado Graner). A aparente tranquilidade do local é logo abalada pela descoberta do corpo caído de Samuel sobre a neve e sem vida na entrada da casa. A partir daí, o longa-metragem apresenta uma atmosfera densa e intrigante. Automaticamente surgem um turbilhão de questionamentos e mistérios diante de um enigma: foi um acidente, um suicídio ou um crime premeditado?

Anatomia de uma Queda (Anatomie d’une Chute, França – 2023) a história escrita pelo casal de roteiristas Justine Triet e Arthur Harari, parceiros na vida e no cinema, colocam Sandra como a principal suspeita da morte do marido e a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio.

Sandra Hüller se destaca pela excelente atuação, interpretando com precisão a fragilidade e a dor de uma mulher em colapso. Ela precisa provar sua inocência, o personagem carrega o peso de um passado conturbado e segredos obscuros. Os tons de voz que Sandra utiliza no filme é outro ponto positivo em sua performance, ora trêmula, ora firme, ecoa as dúvidas e angústias que consomem sua alma. Samuel Theis está ótimo, mesmo aparecendo pouco tempo na tela, ele transforma o personagem com uma aura de mistério e ambiguidade.

Anatomia de uma Queda se distancia dos roteiros tradicionais ao questionar o próprio processo legal pela busca da verdade. Ao longo das cenas de julgamento no tribunal, somos imersos em um mosaico de versões conflitantes, onde essa procura se torna um quebra-cabeça a ser desvendado. Testemunhas, familiares e especialistas em medicina legal apresentam diferentes perspectivas sobre o caso, construindo uma narrativa complexa que coloca em xeque a confiabilidade da memória e da justiça. O filme nos leva a seguinte pergunta: “É possível encontrar a verdade quando se tem apenas evidências, versões e nenhuma prova?”

O longa-metragem é um drama familiar comovente que explora as profundezas da dor e da resiliência, principalmente quando mostra a relação entre Sandra e seu filho, Daniel. Ele também está excelente, mas em um determinado trecho do filme tem um papel fundamental e talvez esse destaque possa ser questionado pela pouca idade do personagem.

A roteirista e diretora francesa Justine Triet, de “A Batalha de Solferino” (2013), “Na Cama com Victoria” (2016) e “Sibyl” (2019) foi a vencedora das duas principais premiações da indústria do cinema mundial. Com “Anatomia de uma Queda” ela ganhou o prêmio da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes (2023) e o Oscar de Melhor Roteiro Original (2024).

Anatomia de uma Queda convida o espectador a formular suas próprias conclusões sobre a culpa ou inocência de Sandra.

O filme está disponível nas plataformas de streaming.

Nota 8

Anatomia de uma Queda

Anatomia de uma Queda
8 10 0 1
Nota: 8/10: Excelente
Nota: 8/10: Excelente
8/10
Total Score iExcelente

Deixe um comentário

Sugeridos
Feito Pipa
FilmesNotíciasPremiações

Brasil escolhe Feito Pipa para concorrer ao Oscar

O cenário cinematográfico brasileiro vive um momento marcante de renovação. O longa-metragem...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

A Bola Preta
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “A Bola Preta” e o Peso da Memória Apagada

Há algo de profundamente mágico na atmosfera do Cinema Odeon durante a...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...

Ebenezer e os Fantasmas do Natal
FilmesTrailersVideos

Johnny Depp em novo trailer de ‘Ebenezer e os Fantasmas do Natal’

“Ebenezer e os Fantasmas do Natal” acaba de ganhar um trailer inédito...

Realm of Ink
CríticasGames

Realm of Ink: Em nanquim com um pet pra chamar de seu

Não dá pra falar de Realm of Ink sem lembrar de Hades....

Star Wars saga novidades Ambrosia
FilmesNotícias

O que já sabemos sobre a nova trilogia Star Wars

Lucasfilm foca em nova geração de protagonistas sob o comando do roteirista...

Pedro the lion show brasil sao paulo ambrosiacombr
CríticasMúsica

Resenha: Pedro the Lion faz seu primeiro show no Brasil

A estreia de Pedro the Lion em São Paulo e no Brasil,...

Desert Race Adventures
CríticasGames

Desert Race Adventures: bonito de ver, morno de jogar

Desert Race Adventures é daqueles jogos de corrida em que quase não...

Wlrh6mo1wusom35bnnq3
CríticasGames

Blades & Battles: o Brasil sabe distribuir porrada

Tenho uma teoria: o Brasil é uma das maiores potências dos games,...