AcervoAmbrosiaCríticasFilmes

Crítica: “Grandes Olhos” e o fardo de ser Tim Burton

Compartilhe
Compartilhe

O grande problema de Grandes Olhos é o peso de sua (falta de) autoria. Ou, o que está acontecendo com Tim Burton nos últimos anos? Seu filme acompanha a história real de Margaret Keane (Amy Adams) pintora sensível, cujo trabalho que a personalizara era a mania por traçar crianças de olhos bem grandes e arrendondados. A partir do momento em que conhece o galhofeiro Walter Keane (Christoph Waltz, ótimo), tem a vida despersonalizada ao permiti-lo assinar seus quadros como fossem dele. O caso foi um grande escândalo na época, levantando discussões sobre o valor da autoria e a democratização da arte (já que a obra fez muito sucesso graças as artimanhas de Walter para que os quadros chegassem à mais público).

O roteiro – um projeto antigo – de Scott Alexander e Larry Kraszewski, parceiros de Burton em seu primeiro clássico Ed Wood, parece ter sido feito para que o diretor imprimisse sua conhecida personalidade estética. Isso explica o fato de sua curva dramática ser tão previsível. Entretanto, esse é o filme menos Burton de Tim, que optou por uma abordagem menos ilustrativa de uma história tão metaforicamente gráfica. Daí, a história soa banal e folhetinesca. Mas o mais curioso é perceber que o diretor vai, ao longo da projeção, perdendo o controle de sua própria criação (vide a hilária, mas destonada, cena do tribunal e do surto de Keane com fósforos), reforçando a certeza de que o diretor foi um fardo pesado demais para que Grandes Olhos seja realmente um bom filme.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Crônica de uma relação passageira: amor nos tempos modernos

Ah, l’amour! O amor foi assunto de milhares, talvez milhões de filmes....

AgendaFilmes

Estação Net faz a 2ª edição de sua mostra com filmes natalinos

O Grupo Estação Net está fazendo, de 19 a 22 de dezembro,...

FilmesNotíciasPremiações

The New York Times inclui ‘Ainda Estou Aqui’ nas apostas para Melhor Filme

O jornal The New York Times recentemente destacou o filme brasileiro “Ainda...

FilmesTrailersVideos

Superman – Reboot nos cinemas ganha aguardado trailer!

Superman, o icônico super-herói da DC Comics, está de volta ao cinema...

CríticasFilmes

Mufasa mostra o que poderia ter sido o “live-action” de O Rei Leão

“Mufasa: O Rei Leão” é já previsível manobra da Disney de continuar...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” aparece na pré-lista de Melhor Filme Internacional

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi anunciado...

CríticasFilmes

Kraven é a despedida melancólica do Sonyverso

Ninguém acreditava que “Kraven, O Caçador” seria qualquer coisa distinta do que...