Dia do cinema nacional em 5 filmes para conferir no streaming

52
0

O cinema brasileiro é incrível e, celebrando a data oficial do cinema nacional, cinco indicações de grandes exemplares do cinema do Brasil que estão disponíveis via streaming. Prepare a pipoca!

‘Central do Brasil’ (1998)

Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. Disponível na Globoplay.

‘Cidade de Deus’ (2002)

Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé são grandes amigos, que cresceram juntos imersos em um universo de muita violência. Na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, os caminhos das duas crianças divergem, quando um se esforça para se tornar um fotógrafo e o outro o chefe do tráfico. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que vive amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, e acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, enquanto Dadinho, agora Zé Pequeno (Leandro Firmino), se torna o temido chefe do tráfico da região, continuando com o legado de violência que remonta a décadas anteriores – e parece ser infinita. Disponível no Globoplay e Netflix.

‘Ó Pai, Ó’ (2008)

A história, que levanta diversas críticas sociais, mostra a vida de Roque (Lázaro Ramos), um cantor que está sempre atento para defender sua comunidade e toda a cultura baiana. Ele acaba entrando em conflito com Queixão (Mathues Nachtergaele), que se enfrentam em cômicas situações. Queixão é um homem racista e sem escrúpulos que sobrevive à custa de tráfico de drogas e outros crimes. Roque, que sonha em ser um grande e famoso cantor, tem a ajuda de seus amigos, que o dão suporte, como Neuzão (Tânia Toko), dona de um bar onde Roque se apresenta e palco de diversas situações divertidas da série. Disponível no Prime Video.

‘O Som ao Redor’ (2012)

A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho. Disponível na Netflix.

‘Quando O Carnaval Chegar’ (1972)

O empresário de um grupo de cantores sem sucesso, lhes consegue um contrato para que se apresentem em homenagem a um rei que chegará à cidade para o Carnaval. Discussões internas, romances inesperados e defecções impedem que o espetáculo se realize. Disponível no Telecine (Globoplay + canais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *