AgendaFilmes

Documentário “À Borda da Vida” terá entrada franca, em Porto Alegre

O Projeto Gompa completa 10 anos de atividades de 2023 e irá lançar um novo projeto. À Borda da Vida é um curta-metragem sobre como cuidamos de quem nos cuidou. O documentário mostra o atual momento da vida de Lia Regina Carvalho Venturella, uma mulher de 93 anos que precisa de cuidados 24 horas por dia, e de sua filha Liane Venturella, atriz que tenta conciliar a vida profissional com os cuidados de sua mãe. A sessão de estreia terá entrada franca e será realizada no dia 10 de maio, sexta-feira, às 19h, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. 

— O idoso em um país como Brasil é deixado à margem tanto pela sociedade, como pelas leis. Estar à borda é no duplo sentido, falamos do tempo cronológico e do distanciamento social e inclusivo. À Borda da Vida retrata uma realidade com privilégios de uma mãe que está sendo cuidada por uma filha — explica Liane Venturella.

Como tentar resumir um relacionamento de amor, dependência e culpa? O filme apresenta, sem romantizar, uma relação de cuidado que é complexa e, ao mesmo tempo, repleta de afeto como resposta ao amor recebido. A direção é de Camila Bauer, que também assina o roteiro com Liane. 

— Foi um processo muito espontâneo. Surgiu de nossa vontade de registrar esse momento da vida da Liane e da Lia, por ver o quão rápido tudo estava mudando para as duas. Uma situação que, a princípio, se estenderia apenas durante a pandemia, mas que acabou virando algo permanente. Então vinha a pergunta: como conciliar a vida pessoal e profissional, cuidando de alguém vinte e quatro horas por dia? É uma coisa que muitas famílias passam e que a gente não tem como não se identificar — comenta Camila Bauer.  

A produção tem trilha sonora original de Álvaro RosaCosta e Simone Rasslan. A montagem é de Mateus Ramos e Raoni Ceccim, que também realizou a finalização de imagens. Juan Quintáns é o responsável pelo desenho e mixagem de som. A produção executiva é de Fabiane Severo. O projeto conta com o financiamento do Pró-Cultura RS e Secretaria de Estado da Cultura, tendo sido contemplado pelo Edital SEDAC 01/2022 — FAC Filma RS.

> FICHA TÉCNICA: 

Direção: Camila Bauer; Roteiro: Liane Venturella e Camila Bauer; Elenco: Lia Regina Carvalho Venturella e Liane Venturella; Consultoria audiovisual: Liliana Sulzbach; Captação de imagens: Camila Bauer, Liane Venturella e Mateus Ramos; Montagem: Mateus Ramos e Raoni Ceccim; Finalização de imagens: Raoni Ceccim; Trilha sonora: Álvaro RosaCosta e Simone Rasslan; Desenho e mixagem de som: Juan Quintáns; Arte gráfica: Mitti Mendonça; Mídias sociais: Pedro Bertoldi; Colaboração artística: Pedro Bertoldi, Letícia Vieira, Lucas Tergolina e Tiago Bortolini; Tradução para o inglês: Carina Corá; Tradução para o espanhol: Fanael Gonzalves; Audiodescrição: Mil Palavras Acessibilidade Cultural; Intérprete de LIBRAS: Vânia Consultoria; Produção executiva: Fabiane Severo; Realização: Venturella Produções e Projeto Gompa; Financiamento: Pró-Cultura RS e SEDAC; Apoio: IECINE.

PROJETO GOMPA — 10 ANOS:

Fundado em Porto Alegre em 2014, o Projeto Gompa é um coletivo de artistas que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual. Tem como ênfase a fusão das diferentes artes como princípio narrativo. As criações são feitas em colaboração com artistas de diferentes escolas e companhias. O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infantojuvenil.

   Em uma década, o Projeto Gompa produziu onze espetáculos teatrais premiados e vistos em cidades brasileiras e até fora do país: As Aventuras do Pequeno Príncipe (2014), Margem Oculta (2016), Chapeuzinho Vermelho (2017), Inimigos na Casa de Bonecas (2018), Frankenstein (2019), Olga (2020), Derrota (2021), Amazônia (2022), Frankinh@ — uma história em pedacinhos (2022), Instinto (2023) e Meretrizes (2023). Também lançou cinco obras audiovisuais: A Última Negra (2021), A Derrota   (2021), A Avó da Menina (2021), A Mãe da Mãe da Menina (2021) e, agora, À Borda da Vida (2024).

   Recentemente, no dia 25 de abril, a companhia apresentou Instinto — inspirado na obra Brand, de Henrik Ibsen — no Ibsen Scope Festival, na cidade de Skien, na Noruega. Outra montagem da companhia poderá ser vista, em breve, na capital cubana. Frankinh@ — uma história em pedacinhos integra a programação o 21º ASSITEJ Congresso Mundial e Festival de Artes Cênicas para Crianças e Jovens. As sessões serão nos dias 30 e 31 de maio, no Teatro Nacional de Cuba, em Havana. Inspirada em Frankenstein, de Mary Shelley, a atração mescla teatro, dança, narração e música para contar a relação de um criador e sua criatura. 

SERVIÇO:

QUANDO: 10/06, sexta-feira, às 19h. 

ONDE: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 — bairro Farroupilha, Porto Alegre) 

QUANTO: entrada franca

Deixe um comentário

Sugeridos
Filho da Margem crédito Leonardo Miranda (10)
AgendaTeatro

“Filho da Margem” no Sesc Copacabana

Com idealização e direção do coreógrafo e performer Marcio Cunha, o espetáculo...

Lívia Feltre como Duende Dudú, Adriana Lessa como a Rainha da Neve e Carol Romano como Duende Dedé (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Rio Branco recebe “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Street Fighter
CríticasFilmes

‘Street Fighter’ preza pela fidelidade, mas escorrega na estrutura

Os fãs de Street Fighter tinham a certeza de que o game...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Luiza Mariani estreia solo autoral O que meu peito carrega sobre mim

O texto da peça nasce de uma experiência pessoal de sua intérprete-autora...

Núcleo Pèrègun, formado por Carol Rocha Ewaci e Wellington Ngunga, participa do Poéticas Pretas 2026. Foto acervo do grupo
AgendaTeatro

Poéticas Pretas 2026 – Territórios em movimento

Com inspiração no pensamento da historiadora Beatriz Nascimento, o evento do NEABI/Célia...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.08.45
Agenda

Atravessando Lugares no Rio de Janeiro

Com criação de Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, espetáculo circense explora técnicas...

1 FESTA NO ARRAIAL O MUSICAL
AgendaTeatro

“Festa no Arraial, O Musical” desembarca em Brasília

Livremente inspirado em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare,...

João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

Batman 2: Steven Soderbergh assume reta final das filmagens após afastamento de Matt Reeves

Cineasta de ‘Onze Homens e um Segredo’ assume o comando da fotografia...

Oceano Limpo, Planeta Feliz
AgendaLançamentos

Lançamento do livro infantil “Oceano Limpo, Planeta Feliz”

O lançamento do livro “Oceano Limpo, Planeta Feliz” – Uma aventura para...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.23.10
Agenda

Retratos Brasileiros leva exposições para São Paulo

Retratos Brasileiros chega a São Paulo com exposições fotográficas ampliadas em quatro...

1 Naiara Martins Divulgação
Agenda

Naiara Martins canta os “Brasis” em show no RJ

O Brasil, em sua pluralidade de sons, se encontra no palco do...

Depoisdoato elenco foto2r de Elias Karabolad
AgendaTeatro

O espetáculo Depois do Ato chega ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Quem foge? Quem persegue? Quem vence? A peça Depois do Ato da...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...