O documentário A Arte da Memória, da Bando à Parte, produtora do realizador Rodrigo Areias, em parceria com a brasileira Fênix Filmes, de Priscila Rosário, será lançado oficialmente no Brasil em uma sessão especial na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói- MAC.
A exibição será no dia 26 de janeiro, às 18:30. O filme de Rodrigo Areias mergulha no processo criativo de três artistas plásticos contemporâneos: os portugueses Daniel Blaufuks e Pedro Bastos, e o brasileiro José Rufino. Os três abordam perspectivas diferentes de expressão e como a memória de cada um se reflete em suas obras.
A arte da memória é uma técnica clássica que associa imagens a lugares através de um processo de lembrança e significação. Ao vasculhar os acasos e a desordem, chega-se à mitologia pessoal do realizador, assumindo que a memória é uma ficção como qualquer filme.
“A primeira exibição pública do filme Arte da Memória não poderia ser num espaço mais bonito e significativo, o MAC. Esse filme foi realizado para todos, seguiremos com projeções gratuitas em espaços públicos. Nosso propósito, meu e de Rodrigo Areias, diretor do filme, é mostrar que a Arte é para todos e que pode ser acessível.
Serviço
Lançamento do documentário “A Arte da Memória” (60 min, HD, cor)
Com Daniel Blaufuks, Pedro Bastos, José Rufino e participação de Victor Erice
Data: 26 de janeiro
Horário: 19h
Local: MAC Niterói – Praça
Endereço: Mirante da Boa Viagem sem número – Niterói
Entrada gratuita
Comente!