AcervoCríticasFilmes

Duna – um clássico instantâneo de Denis Villeneuve

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2021/10/duna-resumo.webp" rel="nofollow"> &title=Duna%20%E2%80%93%20um%20cl%C3%A1ssico%20instant%C3%A2neo%20de%20Denis%20Villeneuve" rel="nofollow"> &name=Duna%20%E2%80%93%20um%20cl%C3%A1ssico%20instant%C3%A2neo%20de%20Denis%20Villeneuve" rel="nofollow">

Duna é uma das maiores obras da literatura de ficção-científica de todos os tempos e por muito tempo vêm buscando abrir caminho em outras mídias, principalmente pela estética fantástica que o autor Frank Herbert dá ao futuro distante da humanidade.

Lançado originalmente em 1965, uma época onde de tecnologia digital limitada e abuso de substâncias psicodélicas trouxeram forte impacto para a cultura, a saga original no livro Duna é um universo extremamente complexo que mistura religião, política, fantasia épica, aventura, futurismo, filosofia e muito mais. Vale lembrar que na década de 60 a humanidade vivia um momento único no caldeirão cultural em todas suas vertentes.

“No futuro distante da humanidade, o duque Leto Atreides aceita a administração do perigoso planeta deserto Arrakis, a única fonte da substância mais valiosa do universo, “Melange”, uma droga que prolonga a vida humana, fornece níveis acelerados de pensamento e permitem o desenvolvimento de viagens intergaláticas. “

“Embora Leto saiba que a oportunidade é uma armadilha intrincada pelo imperador e por seus inimigos, os Harkonnen, ele leva sua companheira Bene Gesserit, Lady Jessica, filho e herdeiro Paul Atreides, e os conselheiros e oficiais mais confiáveis para Arrakis, também conhecido como Duna. Leto assume o controle da operação de mineração de especiaria, que é perigosa pela presença de vermes da areia gigantes, mas uma amarga traição leva compromete toda operação da Casa Atreides e leva Paul e Jessica aos Fremen, habitantes nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo.”

David Lynch utilizou de ampla alegoria em sua adaptação em 1984, mas falhou ao conectar o público com o universo fantástico da série literária. Agora o promissor cineasta Denis Villeneuve assume o desafio de levar a aventura intergalática para uma nova geração. Villeneuve acerta em grande parte, Duna consegue se esquivar das complexidades da obra original e focar em contar uma história fantástica, que aliada a sua estética única, deixa inclusive vontade de mais – felizmente a obra cinematográfica foi dividida em duas partes.

O filme conta com um elenco também intergalático: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, David Dastmalchian, Stephen Henderson, Charlotte Rampling, Jason Momoa e Javier Bardem. Todos funcionando muito bem em seus respectivos personagens. A trilha sonora de Hans Zimmer também ficou sensacional junto do estilo de Denis Villeneuve, propiciando um clássico instantâneo para qualquer sessão da tarde.

Nota: Excelente – 4 de 5 estrelas

Assista nos cinemas

Uma dica de amigo é assistir Duna nos cinemas, pois se trata de uma experiência realmente épica e que justifica a magia e imersão da sala de cinema. Duna é daqueles poucos filmes que fazem diferença para serem conferidos no cinema em seu lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

ClássicosCríticasFilmes

Um dia de fúria: Burnout explícito no clássico de Michael Douglas

Um dia e tudo muda, uma pessoa antes condicionada explode em uma...

CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

ClássicosCríticasFilmes

O Fugitivo Sanguinário: da perspectiva de homens e mulheres

Um suspense de estrada co-escrito e dirigido por Pasquale Festa Campanile. Estrelado...

FilmesNotícias

“A Odisseia” de Christopher Nolan ganha trailer exibido apenas nos cinemas

Prévia pode ser vista também no Brasil “A Odisseia”, nova empreitada do diretor Christopher...

CríticasFilmesModa

O documentário da HBO “Fake Famous – Uma Experiência Surreal nas Redes”

Aqui vamos falar da teatralidade cotidiana e o lugar do corpo em...

CríticasFilmes

“Jurassic World: Recomeço” expõe o desgaste da franquia

Quando Steven Spielberg adaptou para os cinemas o livro de Michael Crichton...

CríticasFilmes

M3gan 2.0 é pura galhofa trash

Quando “M3gan 2.0” foi anunciado, era previsível, e ainda assim preocupante, já...

FilmesNotícias

Rachel Brosnahan admite semelhança com Lois Lane em Superman

O diretor James Gunn veio ao Brasil juntamente com o ator David Corenswet, a...

CríticasFilmes

“F1” é mais que um “Top Gun: Maverick” sobre rodas

A ambição de Joseph Kosinski o trouxe para a terra, trocando as...