em ,

Falece ator que interpretava tio de Harry Potter

LUTO: O ator britânico Richard Griffiths, conhecido por seu papel de Vernon Dursley ou o tio Válter da série de filmes Harry Potter faleceu na quinta-feira (28 de março) aos 65 anos, devido a complicações após uma operação cardíaca, segundo o jornal The Guardian.

Nascido no norte de Yorkshire, em 1947, filho de pais surdos, condecorado pela rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico, membro da Royal Shakespeare Company, foi no teatro que teve mais reconhecimento, chegando a ganhar o Tony por representar um professor que usava uma metodologia diferente em The History Boys (2004), peça de Alan Bennet, mesmo papel interpretado por ele em Fazendo História (2006), adaptação para o cinema da peça, onde Griffiths foi indicado ao BAFTA.

Como todo bom ator britânico que se preze, o teatro foi sua morada enquanto o cinema seu refúgio ocasional. Filmes como Superman II (1980), A amante do tenente francês (1981), Carruagens de fogo (1981), Gandhi (1982),  “Os Desajustados”(1987), A lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), Vênus (2006), Amor além da vida (2008), Piratas do caribe: Navegando em Aguas Misteriosas (2011), A Invenção de Hugo Cabret (2011) deixaram o ator famoso por representar coadjuvantes marcantes. Seu último trabalho foi na minissérie The Hollw Crown (2012).

Com quarenta anos de carreira em vários âmbitos (rádio, dublagem) o veterano ator nos deixa e sua rechonchuda silhueta ralhando com Harry fica em nossa memória. Descanse em paz.

 

 

 

Participe com sua opinião!