em , , ,

Festival de Berlim suspende premiação após descoberta de afiliações com o nazismo

O Festival de Berlim informou nesta quinta-feira (30) que está suspendendo a entrega do prêmio Alfred Bauer em virtude de novas revelações feitas pelo jornal alemão Die Zeit sobre a afiliação nazista do homenageado com à honraria. No anúncio, os organizadores do festival informaram que vão buscar consultoria externa para verificar a fundo o histórico do evento e garantir que não existam conexões com o nazismo.

A matéria da jornalista Katja Nicodemus foi publicada na última quarta e caiu como uma bomba, informando que Alfred Bauer, o historiador escolhido como primeiro diretor do festival em 1951, manteve-se associado aos nazistas mesmo depois de ter trabalhado para o regime de Adolf Hitler nos anos de 1940. Alfred Bauer atuou também como oficial do ministério de propaganda de Joseph Goebbels entre 1942 e o fim da Segunda Guerra Mundial.

O prêmio da seleção oficial do Festival de Berlim foi criado em 1986 após a morte de Bauer e agora se espera que a premiação receba outro nome antes da 70° edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que será realizada entre 20 e 1° de março.

Participe com sua opinião!