O Festival do Rio está de volta. A edição 2022 que começa sua maratona hoje (7) – dia seguinte da sessão de gala do filme Império da Luz – tem sabor especial.
Depois de um ano sem evento (2020) e uma versão pocket e cheia de restrições em 2021, o festival enfim retorna a seu formato tradicional. Inclusive ao mês de outubro (2019 e 2021 a festa do cinema aconteceu em dezembro). Por isso o Festival do Rio 2022 chega com atmosfera de reencontro, ainda mais com o Cine Odeon, reaberto para receber essa edição.
Abaixo você confere a melhor programação de acordo com o seu perfil de cinefilia.
Caçador de clássicos
Para você, festival de cinema é uma oportunidade para rever clássicos absolutos do cinema na telona. Esse ano a programação traz E.T. – O Extraterrestre comemorando 40 com uma exibição na imponente tela do Cine Odeon, a exuberância de Priscilla: A Rainha do Deserto, o terror Grito de Horror, de Joe Dante e Oldboy. Na seara nacional, dois filmes que completam 60 anos em 2022 terão sessão: Assalto ao Trem Pagador e O Pagador de Promessas.
Hypado
A Prèmiere Brasil, sobretudo a mostra competitiva, com os filmes que concorrem ao troféu Redentor, é a pedida. Conferir as mostras Panorama e Expectativas com os novos trabalhos de diretores consagrados como Amos Gitai (Uma Noite em Haifa/Laila in Haifa), Frederick Wiseman (Um Casal: Sophia e Tolstói/A Couple), Abel Ferrara (Padre Pio), Hong Sang Soo (Walk Up), Gianni Amelio (O Senhor das Formigas /Lord of the Ants), François Ozon (Peter von Kant/Peter von Kant), Lav Diaz (Quando Não Há Mais Ondas/When The Waves Are Gone) e Paul Schrader (O Contador de Cartas/The Card Counter) é obrigação.
Close (Close), de Lukas Dhont; Noites de Paris (The Passengers of the Night) de Mikhaël Hers, o concorrente da Argentina ao Oscar de Melhor Filme Internacional Argentina, 1985, Sra. Harris Vai a Paris e My Policeman , de Michael Grandage, com Harry Styles, são boas pedidas.
O festival também é oportunidade para conferir filmes premiados. Esse ano há no cardápio EO (EO) de Jerzy Skolimowski (Prêmio do Júri de Cannes 2022), com Sandra Drzymalska e Isabelle Huppert; Decisão de Partir (Decision to leave), de Park Chan-wook (Melhor Direção no Festival de Cannes 2022 Holy Spider (Holy Spider) de Ali Abbasi, com Zar Amir Ebrahimi (Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022)
Alternativo
A Mostra Midnight Movie é feita sob medida para você, e esse ano ela vem caprichada. É a chance de rever Shortbus, um sucesso da edição de 2006 que retorna como clássico cult. Assim como o caçadores de clássico, assistir a Grito de Horror, Oldboy e Priscilla será um programão. Piggy (Piggy), de Carlota Pereda; O Menu (The Menu) de Mark Mylod também são boas pedidas, junto com Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, documentário sobre um dos nomes mais relevantes da música, Leonard Cohen, falecido em 2016.
Comente!