Festival do Rio: Ander

É incrível como os homens tem medo deles mesmos!

Festival do Rio: Ander – Ambrosia

Ander é um homem de meia idade que vive numa fazenda do interior da Espanha com a mãe conservadora e a irmã que está noiva. Sua vida é o trabalho e a única diversão é sair com a prostituta Reme e beber com os amigos. Um acidente faz com que ele quebre a perna, e seu cunhado traz José, um imigrante peruano, para ajudar no serviço até que Ander se recupere. A simples presença de José anima Ander, preso à monotonia da fazenda. A amizade entre os dois cresce, e culmina numa transa rápida que deixa Ander em desespero. A morte súbita da mãe só piora as coisas, agora que a irmã se casou e ele não tem mais ninguém, a não ser José, a quem evita tentando fugir de si mesmo. É Reme quem o confronta, perguntando o que ele terá depois que a perna estiver curada e José tiver que ir embora…

Ander é um filme sensível, que fala de um lado pouco associado à vida gay. Ander simplesmente não sabia o que era ser gay, é algo que não conhecia, e é interessante ver a homossexualidade por si só, sem os estereótipos dos corpinhos sarados e as roupas de grife. O ambiente rural é propício para as indagações sobre a construção da masculinidade e suas implicações na cabeça dos homens, e não é um cenário muito explorado no filão (apesar do sucesso de Brokeback Mountain). A ótima performance dos atores também ajuda, resultando num filme agradável, e que dá o que pensar…

Total
0
Links
Comentários 1
  1. Cada review de filme q eu leio aqui só me da mais raiva de não morar no RIO (ou não ter grana pra ficar pegando um voo só pra ir ver essas coisas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Festival do Rio: O Mercado

Festival do Rio: O Mercado

Citado na coluna Saí no meio, O Mercado realmente não vai agradar a todos

Prox
16ª Fest Comix

16ª Fest Comix

O maior evento nacional para as editoras se livrarem dos estoques que seriam

Sugestões para você: