AcervoCríticasFilmes

Dennis Villeneuve sabe usar a complexidade a seu favor em “A Chegada”

Compartilhe
Compartilhe

A Chegada” é o novo e comentado filme do sempre interessante cineasta Dennis Villeneuve. A produção, inclusive, foi escolhida para ser a abertura do Festival do Rio 2016.

Na verdade precisei de um tempo para digerir a trama. E não digo entender, até porque o filme é mais complexo do que propriamente complicado. Primeiro de tudo, é preciso exaltar o extremo domínio narrativo do diretor.

Ano passado ele já tinha nos entregue um de seus filmes mais contundentes – Sicário – e agora, meio que se preparando para o grande desafio que será fazer o remake de Blade Runner, ele investe nas idiossincrasias do sci-fi numa trama em que vemos misteriosas naves espaciais chegar a Terra. Para realizar a possível comunicação, é chamada uma equipe de especialistas em linguística, liderado por Louise Banks (Amy Adams, brilhante), para estudar e traduzir o “idioma” alien. Neste momento a humanidade está a beira de uma guerra global, o que faz com que Banks e a equipe corra contra o tempo para encontrar as respostas. Quando a encontra, ela descobre algo que pode ameaçar sua vida, e possivelmente a humanidade.

Escrito por Eric Heisserer, em adaptação de um conto de Ted Chiang, é preciso dizer que a forma que o diretor achou para estabelecer essa comunicação entre humanos e extraterrestres é muito inteligente, numa abordagem que diria ser até bem crível. Para tal, contou com um design de produção primoroso, assim como um criativo uso dos efeitos visuais e sonoros.

Um dos pontos altos recorrentes nos filmes do diretor é a direção de fotografia elegante e sinuosa, aqui a cargo de Bradford Young, que dá a espessura estética necessária para deixar o clima do filme naquela tensão do desconhecido (em todos os âmbitos, inclusive da suntuosa residência da protagonista). A compressão disso só potencializa a interpretação delicada e precisa de Amy.

Essa construção narrativa do roteiro é que nos deixa mais intrigado e o que também dá o plus para o final, que subverte a própria lógica de maneira inacreditavelmente simples e efetiva. Essa pretensão as vezes joga contra a própria história, especialmente no que eu chamaria de dispositivo de virada, que soa ingênuo no contexto todo. Mas “A Chegada” é um filme tão maior, que o que mais fica é o quão intrigante ele consegue ser na perspectiva que cria. Por isso sua complexidade é tão consistente. Talvez você também precise refletir um tantinho para saber se gostou ou não, mas um filme de Villeneuve nunca pode ser acusado de indiferente.

Filme: A Chegada (Arrival)
Direção: Dennis Villeneuve
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Gênero: Ficção científica
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Sony Pictures
Duração: 1h 56 min

Classificação: 12 anos

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
ClássicosCríticasFilmes

Resenha Crítica de Com uma Pulga Atrás da Orelha (1968)

A adaptação cinematográfica de Com uma Pulga Atrás da Orelha (1968), dirigida...

FilmesNotícias

Hideo Kojima aposta que mundo mudará de ideia sobre Coringa: Delírio a Dois

No mundo dos games, poucas figuras são tão icônicas quanto Hideo Kojima,...

CríticasGames

Gori: Cuddly Carnage | Frenético e Feral

Seria esse o hack’n slash que encerrará com chave de ouro as...

AstrosFilmesNotícias

Forrest Gump: Tom Hanks revela satisfação com a ausência de sequência

Tom Hanks, o astro do filme “Forrest Gump”, revelou recentemente que está...

FilmesLançamentos

Agreste, de Sérgio Roizenblit, estreia nos cinemas nacionais

Com roteiro adaptado da premiada peça homônima do dramaturgo Newton Moreno, a...

FilmesNotíciasSéries

Game of Thrones vai ganhar filme nos cinemas pela Warner Bros.

A Warner Bros. anunciou que está desenvolvendo um filme de Game of...