Festival do Rio: Fogo sob a neve

O documentário da diretora japonesa Makoto Sasa (presente no festival) é no mínimo emocionante. Através do relato do monge tibetano Palden Gyatso, que passou 33 anos sob tortura na prisão, após a invasão do Tibete pela China, viajamos pelas belas paisagens do país enquanto o terror da dominação faz gelar a espinha. Refugiado na India,…


O documentário da diretora japonesa Makoto Sasa (presente no festival) é no mínimo emocionante.

Através do relato do monge tibetano Palden Gyatso, que passou 33 anos sob tortura na prisão, após a invasão do Tibete pela China, viajamos pelas belas paisagens do país enquanto o terror da dominação faz gelar a espinha.

Refugiado na India, para onde milhares de tibetanos fogem em busca do Dalai Lama, Palden conta sua história sofrida com serenidade. Descreve as sessões de tortura e fala da organização Free Tibet, que luta para acabar com o domínio chinês no país.

Fica claro que a China não pretende ceder à pressão internacional, tentando ganhar tempo até que o Dalai Lama não possa exercer influência com sua presença. Fica claro que quando há interesses políticos, pouco importam os direitos humanos. Fica um alerta e um pedido de socorro.


Uma resposta para “Festival do Rio: Fogo sob a neve”

  1. vi hoje pela internet, esse documentário é sem dúvida um registro histórico emocionante e acurado, recomendo a todos que possam ver

Deixe um comentário