Filmes

Festival do Rio: Homens

Compartilhe
Compartilhe

Lá estava eu no sábado aguardando o início do filme Boy no Estação de Botafogo, quando um dos organizadores do Festival do Rio informou à platéia que antes da apresentação do filme supra citado seríamos agraciados com o curta-metragem Homens, com roteiro de Lúcia Caus.

O curta de 21min40seg mostra a homossexualidade assumida em pequenas localidades do interior do Nordeste e eu usei o termo agraciados pois foi uma verdadeira pérola do Festival, a própria Lúcia deu uma palavrinha com o público antes de começarem os filmes e contou como foi a experiência de conviver com personagens tão marcantes, o filme mostra o quão duro é ser homossexual no interior do sertão, que muitas vezes sofre com o preconceito, a mutilação e prostituição mas sempre os mostra de maneira tocante. Porém, alguns personagens são tão caricatos que você poderia jurar que alguém o inventou justamente para o filme.

Na primeira cena do filme somos apresentados a Bárbara Alicia de Mônaco que arruma a mesa de sua casa, com uma toalha estampada, castiçais com velas e um vaso de flores. Ela decora a sala, como quem prepara um evento, ou vai receber uma visita. Tudo está arrumado e preparado enquanto que Bárbara revela aos espectadores os encontros e dissabores de sua vida.

Na seqüência, de maneira linear, somos apresentados a outras oito personagens que contam parte de sua história, são gays que se identificam como homem, mulher, como gente. Eles colocam sem medo diante da câmera seus conflitos, suas conquistas, suas angústias, são pessoas que enfrentaram e enfrentam o preconceito em cidades bem pequenas, onde a tolerância parece menor que nos grandes centros. Gente simples, de olhar simples, com sorrisos e lágrimas verdadeiros.

Ao final o filme foi muito aplaudido pelo público e nos resta torcer para que alguma empresa resolva patrociná-lo, poi ele tenta mostrar uma visão da homossexualidade que muitos desconhecem.

Além do roteiro de Lúcia Caus, a direção de fotografia fica por conta de Bertrand Lira, produção executiva de Beatriz Lindenberg, montagem de Gabriele Stein e música de Renato e Ronaldo Corrêa. No elenco estão Baiano, Xico da Viúva, Edmar, Tonho, Claudete, Ângela e Stephany.

Compartilhe

2 Comentários

  • MARAVILHOSO!

    Um filme simples, extremamente divertido e com um conteúdo de peso. Foi no mínimo refrescante ver gays não depilados, não bombados, não drogados e não ao som de house e Madonna.
    Amo viver na cidade, amo a cultura gay, mas adorei esse olhar diferente sobre o assunto, que nos aproxima quando mostra os mesmos problemas, apesar do ambiente diverso.
    Esses, realmente são homens, já que é muito maior macheza colocar um vestido no interior do ceará do que uma sunga florida em Ipanema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AstrosFilmesNotícias

Assalto à Brasileira: Murilo Benício vai estrelar filme baseado em história real

O ator Murilo Benício foi anunciado como protagonista do novo filme “Assalto...

CríticasFilmes

Gladiador 2 sustenta grandiosidade para driblar seus deslizes

Em 2000, Ridley Scott abraçou o gênero toga e sandália, que parecia...

AgendaFestivaisFilmes

12º FRAPA anuncia vencedores

FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre divulgou os vencedores...

FilmesTrailersVideos

Virgem Maria: drama bíblico da Netflix com Anthony Hopkins ganha trailer

Netflix compartilhou o trailer do novo drama bíblico “Virgem Maria”, estrelado pelo...

FilmesNotíciasSéries

“Game of Thrones” nos cinemas é confirmado pela HBO

A HBO anunciou oficialmente que um filme de “Game of Thrones” está...

FilmesNotícias

Marcelo Rubens Paiva: “As pessoas estão cansadas da ‘Marvelização’ do cinema”

O escritor e autor Marcelo Rubens Paiva, conhecido por suas obras literárias...

FilmesNotíciasVideos

Filme feito clandestinamente por presos políticos na ditadura é recuperado

Em um marco significativo para a história do cinema brasileiro e a...

FilmesNotícias

Ainda Estou Aqui estreia com sucesso estrondoso no Brasil

O novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, fez uma estreia...