Filmes

Festival do Rio: Malu de Bicicleta e o encanto de ser o que é

Compartilhe
Compartilhe

Uma espécie de Dom Casmurro contemporâneo, o filme Malu de Bicicleta de Flávio Tambellini é uma grata surpresa na apática seara dos filmes brasileiros que versam sobre relacionamentos – não necessariamente comédias românticas. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de um empresário paulista (Marcelo Serrado) que é atropelado por uma mulher (Fernanda de Freitas, graciosa) na orla carioca e se apaixona perdidamente. Tambellini constrói seu filme com leveza, dando bastante insumos para uma identificação com seus personagens. O roteiro é espirituoso e tem boas sacadas, dando um novo caminho ao batido conflito do ciúme em uma relação estável que culmina num final um tanto melancólico.

Depois do fraco Passageiro –  segredo de adulto, Tambellini exibe maturidade em sua nova produção, principalmente por conseguir estabelecer uma crônica das relações amorosas desprovida de pretensões ou de “filosofismos”; apenas disposto a contar uma história prosaica que capta bem a sagacidade de Rubens Paiva em ilustrar a passionalidade do homem diante de uma situação de paixão extrema.

Esse é um gênero que rende caminhões de dólares lá fora, mas que aqui não conseguiu se estabelecer muito pela falta de habilidade em dialogar com o mesmo. Apenas os filmes de Sandra Werneck (como o ótimo Pequeno Dicionário Amoroso e o notável Amores Possíveis) conseguiram alguma repercussão positiva, ao contrário de bombas como Mais uma vez amor, de Rosane Svartmann – que ainda nos deve um filme decente, mas dizem que seu próximo filme Desenrola, vem pagar essa dívida – e Dom, de Moacyr Góes (um horror).

Da seleção competitiva de filmes da Premiere do Festival do Rio, Malu de Bicicleta foi, sem dúvida, um dos filmes mais sinceros e agradáveis, mesmo sendo apenas correto de uma forma geral. Se bem que no cenário atual de nosso cinema, onde a grande maioria se divide entre a apatia e o excesso de pretensão, o filme de Tambellini é um achado.

Compartilhe

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Queer, uma espinhosa jornada pessoal

Adaptação do livro homônimo do escritor norte-americano William S. Burroughs, “Queer” vinha...

CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

FilmesTrailersVideos

Star Trek: Seção 31, com Michelle Yeoh, ganha trailer na CCXP24; veja

“Star Trek: Seção 31”, longa que trará Michelle Yeoh de volta para a franquia, ganhou...

CríticasFilmes

A Guerra dos Rohirrim confirma a vastidão a ser explorada no universo de Tolkien

Depois da monumental versão cinematográfica de “O Senhor dos Anéis” empreendida por...

FilmesNotícias

Viggo Mortensen foi convidado retornar como Aragorn no filme do Gollum

Em uma notícia que emocionou fãs da trilogia “O Senhor dos Anéis”,...