AcervoCríticasFilmes

Festival do Rio: A promissora sensibilidade cinematográfica de “Mulher do Pai”

Compartilhe
SCRATCH
Compartilhe

E um filme banhado com muita alma feminina fechou a Première Brasil deste Festival do Rio 2016. A diretora Cristiane Oliveira escreveu e dirigiu seu primeiro filme como um libelo do despertar do amor, do sexo e da afetividade de uma menina, nos grotões do Rio Grande do Sul, mais precisamente na fronteira com o Uruguai.

Mulher do Pai é um filme muito sensível na maneira como delimita a linha tênue que separa a relação daquela filha adolescente e seu pai cego. A trama conta a história de Nalu (Maria Galant), uma jovem de 16 anos e seu pai Ruben (Marat Descartes) que foram criados basicamente como irmãos e que moram em uma comunidade perto da divisa do Brasil com o Uruguai. Ele que ficou cego ainda jovem, sempre fora cuidado pela mãe Catarina, que era também responsável pela criação da neta. Logo após a morte de Catarina, pai e filha precisam achar a melhor forma de voltarem a viver.

A medida que vão se aproximando um do outro, e com o pai percebendo que a menina se torna a cada dia mais mulher, um sentimento perturbador vai surgindo e se intensifica com a chegada de Rosário, uma nova mulher na vida de Ruben, gerando alguns conflitos entre os dois.

O filme é uma co-produção daqui com o Uruguai, o que agrega ao longa gabaritos como parte da equipe técnica do clássico filme Whisky. Com uma fotografia que sublinha a melancolia de uma cidadezinha interiorana e sulina, a diretora consegue extrair de sua história o desabrochar de sua protagonista, de maneira bem fluída. Assim, Mulher do Pai desabrocha também uma diretora que parece ter muita consistência debaixo de tamanha sensibilidade.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Lobisomem busca inovar na fórmula, mas não vai muito longe

Adaptar Lobisomem para o cinema, em tese não é uma tarefa das...

CríticasFilmes

“Sol de Inverno” é um filme cativante sobre paixões

Passamos o ano colhendo a safra de Cannes, isto é, esperando ansiosamente...

AstrosFilmesNotícias

Morre o cineasta David Lynch, de Duna e Twin Peaks

Morreu aos 78 anos o diretor David Lynch, conhecido por obras como...

FilmesNotícias

Continuação Alien Romulus ganha atualização

Os fãs de “Alien: Romulus”, de Fede Álvarez, podem comemorar. O roteirista...

CríticasFilmesInfantil

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa já é uma das melhores adaptações do ano

“Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” foi anunciado como uma cena pós-créditos...

CríticasSéries

Bebê Rena: uma catarse em forma de minissérie

Cá estou eu de novo atrasada pro rolê. Foi só após o...

AstrosEsportesFilmesNotícias

“Futebol está ruim demais” para Selton Mello

Para o ator global Selton Mello, o futebol brasileiro parece estar em...