Allen Konigsberg é incansável: aos 75 anos continua com uma frequência de filmagem profícua. Mal saiu de cartaz o seu penúltimo filme, Tudo Pode Dar Certo (que fora seguido de perto pelo antecessor Vicky Christina Barcelona), o cineasta judeu novaiorquino está de volta com o novo Você Vai Conhecer O Homem Dos Seus Sonhos (You Will Meet A Tall Dark Stranger, 2010), que deverá estreiar em breve no circuito nacional, ao contrário do anterior que levou quase um ano. O filme marca também a volta de Woody Allen à sua nova cidade querida, Londres, depois de uma temporada em Barcelona e de uma volta à sua Nova Iorque natal, que serviu de cenário para suas obras-primas como Annie Hall e Manhatan.
O filme começa introduzindo uma premissa aparentemente simples: Homem maduro (Anthony Hopkins) se separa da esposa (Gemma Jones, de Razão e Sensibilidade e Harry Potter e o Enigma Do Príncipe) e vai curtir a vida de forma pouco ortodoxa, a mulher por sua vez tem suas esperanças ao ouvir da amiga massagista e vidente picareta Cristal (Pauline Collins) que aparecerá o homem alto moreno e desconhecido do título original. Paralelamente sua filha Sally (Naomi Watts, deslumbrante) também enfrenta problemas em seu casamento com o escritor fracassado Roy (Josh Brolin). Aos poucos o destino dos personagens vai se desenrolando em um cipoal de reviravoltas características de um filme de Woody Allen, que não surpreendem, mas no íntimo nós esperamos por elas. Quem acompanha o trabalho do diretor sabe exatamente como cada daquelas situações irão se desenrolar e até mesmo como será o seu desfecho, contudo isso não tira a graça de acompanhar a trama, temperada com o sarcasmo e a acidez que são marcas registradas de Allen.
Há também a participação de Antonio Banderas como Greg, o chefe de Sally, que lhe desperta a volúpia que o casamento não oferece mais. Não foge muito do tradicional papel de conquistador latino que se tornou um calabouço para o ator, mas a direção precisa de Allen e a maturidade do próprio Banderas não deixam que o personagem se resvale no cliché. Do outro lado, Freida Pinto é o objeto de desejo de Roy e a atriz que fora revelada no vencedor do Oscar 2009 Quem Quer Ser Um Milhonário se revela uma bela (em todos os sentidos) surpresa, está no tom certo. Assim como em Match Point, Londres é tratada com carinho pelas lentes do cineasta amparado pela fotografia de Vilmos Zsigmond, que colaborou com Woody Allen em O Sonho De Cassandra e Melinda e Melinda, além de ter assinado a direção de fotografia de Contatos Imediatos de Terceiro Grau.
Não, não é o melhor de Woody Allen, mas mantém a média dos seus trabalhos dos últimos cinco anos. Já virou lugar comum dizer que um Woody Allen medíocre vale por todos os filmes em cartaz no circuito juntos, mas a questão não é essa. Enquanto o cineasta não faz um filme de fato medíocre, vamos nos divertir com o mais do mesmo mais inteligente e divertido do cinema contemporâneo, que, pragmaticamente pode até já ter dado o que tinha que dar, mas que diverte, isso é inegável
Comente!