Festival do Rio: Walt & El Grupo

Festival do Rio: Walt & El Grupo – AmbrosiaEsta resenha poderia ter sido completamente diferente, primeiramente eu imaginava ver Vicky Barcelona na noite de ontem, porém acabei me vendo assistindo o documentário Walt & El Grupo que também é basicamente é sobre as variáveis da vida.

Walt Disney & El Grupo mostra através de diversos documentos até agora inéditos a viagem do Sr. Mickey Mouse e sua comitiva de 18 membros pela América do Sul de 1941 a pedido do governo dos Estados Unidos, que por sua vez necessitava estreitar a relação com os países do sul do continente. Principalmente o grupo denominado ABC (Argentina, Brasil e Chile), que além de nações com grande potencial viviam uma paquera com o Eixo.

A história da viagem começa após Walt ter montado seu estúdio com o sucesso de Branca de Neve e a chegada da Segunda Guerra Mundial, que retirou 3/4 do faturamento da Disney na Europa. O que ocasionou um imenso débito perante os bancos e conseqüentemente a greve geral dos animadores. Foi quando o governo dos Estados Unidos se aproximou de Walt para que ele utilizasse sua popularidade de maneira diplomática, e que acabou gerando o acordo onde Disney viajaria as custas do governo com a finalidade de produzir animações que estreitassem a relação com a América Latina. Disney então montou uma comitiva com 16 profissionais e mais sua esposa para viajar por 10 semanas para o Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago e outras pequenas paradas (Belém, Montevidéo, Maracaibo, etc).

Festival do Rio: Walt & El Grupo – Ambrosia

O foco do documentário é mostrar a passagem de cada membro de maneira bem pessoal, com imagens, gravações de áudio e vídeo saídas tanto dos arquivos Disney quando de pesquisa local realizada pela produção e depoimentos atuais com pessoas que viveram a experiência e com os filhos e netos dos participantes da comitiva. Tudo é executado com uma maestria digna das produções Disney, alternando entre momentos tocantes até divertidos sobre o plano de fundo riquíssimo para quem se interessa por história. E não sei se é por ser brasileiro, mas o espaço dedicado ao Brasil me pareceu bem maior que os demais, o filme inclusive fecha com Aquarela do Brasil.

Sem querer me prolongar muito, deixo a forte recomendação que assistam da maneira que puderem o documentário, que consegue com maestria transmitir um dos momentos mais importantes da vida do Disney. Aliás eu conversei após a exibição com o diretor/produtor Ted Thomas, filho do lendário animador Frank Thomas que esteve presente na viajem, e ele me disse que o melhor de tudo foi estar presente nos mesmos lugares que seu pai. E ao meu ver é justamente isso que resume o filme, a uma obra linda que busca resgatar histórias contadas de pais para filhos, algo que Walt & El Grupo sempre fizeram de maneira insuperável.

Direção: Theodore Thomas
Roteiro: Theodore Thomas
Elenco: Walt Disney, Cindy Garcia, Jeanette Thomas, Ankito
Fotografia: Shana Hagan
Montagem: Lisa Palattella
Música: James Wesley Stemple
País: Estados Unidos
Ano: 2007
Duração: 106min

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Demolidor deverá voltar aos cinemas!

Demolidor deverá voltar aos cinemas!

Tom Rothman, vice presidente da Fox Pictures, em recente entrevista ao site IESB

Prox
Mangá Hellsing chega ao fim no Japão

Mangá Hellsing chega ao fim no Japão

Após 11 anos, finalmente foi publicado nesta última terça-feira, dia 30, na

Sugestões para você: