O filme “Das Weisse Band” (A Fita Branca, em português) levou para casa a Palma de Ouro, o maior prêmio da 62ª edição do Festival de Cannes. A produção possui direção do austríaco Michael Haneke, que já havia ganhado outros prêmios no festival com “Caché” (2005) e “A professora de Piano” (2001).
“Esse é o melhor prêmio que se pode ganhar no cinema, me sinto realizado. Não me sinto orgulhoso, mas feliz. Estaria orgulhoso se o filme fosse OK, mas quando é você quem faz o filme, só consegue ver os defeitos. Nunca estou completamente feliz com o que faço. Claro que você espera que ninguém mais note isso, e parece que aqui eles não notam muito os detalhes”
Das Weisse Band já havia recebido o prêmio de melhor filme pela Federação Internacional de Críticos de Cinema no último sábado (23), sempre um forte indício de favoritismo para a premiação de Cannes que aconteceu no último domingo (24).
O filme busca retratar a sociedade alemã no período anterior a Primeira Guerra Mundial, para isto Haneke segue os desdobramentos de uma série de crimes numa pequena cidade do norte da Alemanha.
Fonte G1
Comente!