Filmes

G.I. Joe: Retaliação nasceu para não ser levado a sério

Num gênero comumente abundante em mediocridade, dado a pouquíssima ambição artística frente ao suposto público interessado, G. I. Joe 2: Retaliação é até um blockbuster ok. Se levarmos em conta ainda que sua origem vem da Hasbro, empresa de brinquedos famosa nos anos 1980 e que já resultou em aporrinhações inesgotáveis como Transformers e (o belo tiro n’água) Battleship, essa continuação do sucesso de 2009 é quase uma acalanto, mesmo com a desconfiança prévia pelo fato do filme ter sido inúmeras vezes adiado estando pronto para ser lançado. Coisas da mercantilização do 3D.

A história começa exatamente de onde eles pararam no filme anterior. O presidente americano (Jonathan Pryce) é mantido como refém, e substituído pelo vilão Zartan. Através de uma ordem do falso presidente, os G. I. Joes são destruídos, passando a credibilidade para os Cobra. Roadblock, (o novo protagonista vivido por Dwayne “The Rock” Johnson), Lady Jaye (Adrianne Palicki) e Flint (D.J. Cotrona), sobrevivem e partem para a busca por vingança, para isso, buscam aliados que com alguma credibilidade e confiança na missão, como o veterano Coronel Joe Colton, que dá nome à equipe, vivido por Bruce Willis (aqui, comprovando a tese que até rir de si mesmo o tempo inteiro no cinema cansa).

gi-joe-retaliation-clip

É gozado como o roteiro de Rhett Reese e Paul Wernick (Zumbilândia) fica o tempo inteiro tentando dar algum significado político á sucessão de cenas de ação (muitas gratuitas), mas expondo sua superficialidade inteiramente consonante com as necessidades narrativas do gênero. Apenas isso. Um aprova cabal são as cenas ninjas que nada acrescentam a trama, mas agregam forte valor estético, além de proporcionar a melhor e mais intricada cena de ação do longa, entre ninjas escaladores. O diretor John M. Chu, que se notabilizou por filmes musicais e de impressionantes dramaturgias coreografadas (Se ela dança, eu danço 2 e 3), parece se conformar que não dá mesmo para tirar leite de pedra de um filme baseado em bonecos militares clássicos e maneja tudo com desempenho protocolar, resultando numa versão bem mais realista que o primeiro, mas não menos esquecível.

[xrr rating=2.5/5]

Deixe um comentário

Sugeridos
The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

Batman 2: Steven Soderbergh assume reta final das filmagens após afastamento de Matt Reeves

Cineasta de ‘Onze Homens e um Segredo’ assume o comando da fotografia...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Street Fighter trailer jogável
FilmesNotícias

‘Street Fighter’: Noah Centineo revela que coordenor de dublês garantiu a fidelidade aos golpes do game

Com visual e movimentos fiéis aos clássicos dos videogames, a nova adaptação...

O Deserto de Luiza Alan Minas
FestivaisFilmesNotíciasPremiações

Festival do Rio anuncia vencedores do Troféu Redentor

O Festival do Rio 2026 encerrou esta noite sua 28ª edição com...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

Contos Paralelos
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “Contos Paralelos” e a Fronteira Difusa Entre Fato e Ficção

Asghar Farhadi constrói elaborado meta-drama parisiense inspirado em Kieślowski e Hitchcock, que...

Feito Pipa
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – Feito Pipa é comovente em uma história de puro lirismo

Histórias coming of age são sempre um êxito na cultura pop, ainda...

O Vento Vai Reagir crédito Diazul de Cinema (10)
AgendaFilmes

‘O Vento Vai Reagir’: Doc com temática indígena compete em festival nos EUA

“O Vento Vai Reagir”, longa-metragem de Delvair Montagner e Marcelo Díaz, participa...