AcervoCríticasFilmesLançamentos

“Hebe: A Estrela do Brasil” exalta, mas não investiga a memória da apresentadora

9C4B1790 A4C4 48FC AAA9 47A5C8B72B6A

Personalidade das mais representativas da História da TV brasileira, a apresentadora Hebe Camargo ganha um recorte de sua vida, sobretudo no período de redemocratização do país, em meio aos reflexos disso no universo a qual fazia parte.

Hebe: A Estrela do Brasil se mimetizara exatamente nessa período de sua vida, buscando ressoar sua persona luminosa em contraste com suas questões pessoais. Com roteiro de Carolina Kotscho e direção de Maurício Farias, o filme debruça-se mais pelo que ela representava como artista – sobretudo em suas defesas políticas e sociais e desagravo com a patrulha do governo militar sobre seu conteúdo – do que a mulher, pincelado pelo drama de seu relacionamento com um marido possessivo e alguma ausência na criação do filho único, Marcelo.

Essa inclinação pode ser justificada pelo fato da vida da artista ter se dado no palco, para além da intimidade, mas é inegável que a sensação de que uma Hebe mais íntima, por trás de todo aquele brilho que ela tanto ostentava, poderia ser mais explorada. Farias tem uma visão até interessante de sua direção do todo, investindo em takes com ela de costas, numa percepção diferente da apresentadora sempre de frente para as câmeras.

Andrea Beltrão está impressionante com sua Hebe. Sua atuação é construída na meticulosidade da incorporação. Carisma, que Hebe tinha de sobra, sendo a principal característica dela, é bem mais difícil de interpretar, mas a atriz expande a personalidade para além de uma imitação. É potencialmente uma das interpretações mais geniais de um atriz já tão vasta em recursos.

Há uma visão mais chapa branca da apresentadora, sobretudo de suas escolhas políticas, só citada mas nunca aprofundada. O roteiro parece querer reduzir o assunto ao enfoque de sua fala: “Não sou de direita, nem de esquerda. Sou direta!”. Resulta incompleto.

Na excentricidade do estado de espírito reluzente de Hebe, sua biografia funciona, mesmo que limitada. Com um belo trabalho de direção de arte de Luciane Nicolino e figurinos (originais da própria Hebe) de Antônio Medeiros, o filme com certeza, arrancaria um belo sorriso de aprovação da própria. Talvez só não seria capaz de fazê-la refletir com uma auto-crítica.

Cotação: Bom (3,5 de 5)

Deixe um comentário

Sugeridos
Manu lafer
LançamentosMúsica

Manu Lafer lança “Música Mulher”

Já está disponível nas plataformas digitais Música Mulher, novo álbum do compositor, cantor...

Faouzia Divulgação
LançamentosMúsica

Faouzia viralizou no Brasil com “Unethical”

A cantora e compositora marroquino-canadense Faouzia vem conquistando uma legião de novos...

MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança a inédita “Nobody Knows What It’s Like To Be Lonely”

Coleção comemorativa do lendário álbum “Too Fast For Love” chega em momento...

Spiritbox por Ana Massard
LançamentosMúsica

Spiritbox lança “Mourning”, que ganha um clipe

Um dos nomes mais inovadores do metal moderno, a banda canadense Spiritbox...

Simple Minds The Barras. Credit Brian Sweeney and Paninaro magazine
LançamentosMúsica

Simple Minds anunciam novo álbum com o single “Beginner Boys”

Sacrosanct chega em 29 de janeiro para celebrar 50 anos de carreira...

Saudade por Mau Saldanha
LançamentosMúsica

saudade se reconecta às suas raízes do emo e do rock no single “cada passo é uma montanha”

Dando sequência ao universo do próximo álbum Travessia, o artista e produtor...

Simona Talma por Mylena Souza
LançamentosMúsica

Simona Talma celebra 25 Anos de carreira com o álbum ao vivo Forte Como Fogo

Gravado no histórico Teatro Alberto Maranhão, o projeto é um manifesto de...

Street Fighter trailer jogável
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

Tim Curry
AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

Nosso Segredo Cinema Filme BSBArt 2 1024x549
CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

Luca Latorre e Li Martins por Verena Batista 2 Copia
LançamentosMúsica

Luca Latorre e Li Martins (Rouge) no single “Tão Easy”

Encontro do pop leve brasileiro marca a primeira música solo inédita de...