Hollywood se despede de uma lenda: morre Robert Redford aos 89 anos

Na madrugada desta terça-feira, 16 de setembro de 2025, o mundo do cinema perdeu um de seus maiores ícones. Robert Redford, ator, cineasta, produtor e ativista, faleceu aos 89 anos em sua casa nas montanhas de Utah, nos Estados Unidos, enquanto dormia. A informação foi confirmada por sua assessora, Cindi Berger, ao jornal The New…


Robert Redford

Na madrugada desta terça-feira, 16 de setembro de 2025, o mundo do cinema perdeu um de seus maiores ícones. Robert Redford, ator, cineasta, produtor e ativista, faleceu aos 89 anos em sua casa nas montanhas de Utah, nos Estados Unidos, enquanto dormia. A informação foi confirmada por sua assessora, Cindi Berger, ao jornal The New York Times. A causa da morte não foi divulgada.

Redford construiu uma trajetória singular em Hollywood, tanto diante quanto atrás das câmeras. Estreou no cinema nos anos 1960 e rapidamente se tornou um galã, estrelando clássicos como Descalços no Parque (1967), Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973), Todos os Homens do Presidente (1976) e Entre Dois Amores (1985).

Como diretor, conquistou o Oscar de Melhor Direção por Gente como a Gente (1980), filme que também levou a estatueta de Melhor Filme. Em 2002, recebeu um Oscar honorário por sua contribuição ao cinema e por ser uma inspiração para cineastas de todo o mundo.

Fora do circuito comercial, Redford foi um dos principais incentivadores do cinema independente. Em 1981, fundou o Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance — hoje uma das maiores vitrines mundiais para novos talentos do audiovisual.

Engajado em causas ambientais e sociais, Redford também se destacou como ativista, embora evitasse esse rótulo. Sua vida nas montanhas de Utah refletia seu compromisso com a preservação da natureza e com um estilo de vida mais consciente.

Redford deixa a esposa, a pintora alemã Sibylle Szaggars, com quem era casado desde 2009, e duas filhas: Shauna e Amy. Ele também teve dois filhos que faleceram: Scott, ainda bebê, e James, em 2020, vítima de câncer.

Sua última aparição nas telas foi em Vingadores: Ultimato (2019), interpretando Alexander Pierce, personagem que marcou sua despedida oficial do cinema. Em uma breve participação na série Dark Wings, jogando xadrez com George R. R. Martin, Redford fez sua última aparição pública como ator.