Steven Spielberg não dirigirá o próximo filme da franquia Indiana Jones. De acordo com a Variety, o cineasta – e criador do personagem junto com George Lucas – prefere transferir o comando da franquia a uma nova geração de realizadores, que possam trazer sua perspectivas sobre a série.
Rumores que apontavam para James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari) para a direção do Indiana Jones 5, foram reforçados por uma publicação do roteirista do próximo filme, Jonathan Kasdan, no Twitter. Jonathan é filho de Lawrence Kasdan, roteirista do primeiro filme do personagem, “Os Caçadores da Arca Perdida”. Ambos, pai e filho, escreveram “Han Solo: Uma História Star Wars”. No post ele faz referência à frase do pôster de “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, e diz “Se a aventura tem um nome… Deve ser James Mangold”
https://twitter.com/JonKasdan/status/1232756101092757504?s=20
O anúncio formal de Mangold na direção ainda não foi feito. Por enquanto, apenas Harrison Ford está oficialmente garantido, de volta ao papel do arqueólogo.
Esse será o primeiro longa da série sem a direção de Spielberg, que continuará envolvido, mas como produtor. Indiana Jones é a outra grande franquia da Lucasfilm (além de Star Wars) que a Disney, atual dona do estúdio, investe. O último filme do herói foi “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, de 2008.
Indiana Jones 5 iniciará sua produção nesse semestre e espera-se que o lançamento ocorra em meados de 2021.