Qual o futuro de Indiana Jones?

Com projetos cancelados e impossibilidade de reboot, a Disney estuda como manter a franquia Após o desempenho decepcionante de Indiana Jones e a Relíquia do Destino nos cinemas, a Lucasfilm parece ter decidido pisar no freio em relação ao futuro da franquia. Segundo informações divulgadas pelo site The Wrap (via Daily Express), pelo menos dois…


Indy and the idol

Com projetos cancelados e impossibilidade de reboot, a Disney estuda como manter a franquia

Após o desempenho decepcionante de Indiana Jones e a Relíquia do Destino nos cinemas, a Lucasfilm parece ter decidido pisar no freio em relação ao futuro da franquia. Segundo informações divulgadas pelo site The Wrap (via Daily Express), pelo menos dois projetos derivados envolvendo o universo do arqueólogo mais famoso do cinema foram oficialmente cancelados pelo estúdio. O resultado comercial abaixo do esperado do quinto filme, estrelado por Harrison Ford aos 80 anos, teria pesado na decisão, já que a produção acumulou prejuízos estimados em mais de US$ 130 milhões para a Disney.

Um dos projetos engavetados seria uma série animada comandada por Rodrigo Blaas, profissional ligado a Star Wars: Visions, ambientada em algum ponto intermediário entre os filmes clássicos — proposta semelhante à do recente game Indiana Jones and the Great Circle. O segundo título cancelado chamava ainda mais atenção: um spin-off em live-action focado em Abner Ravenwood, mentor de Indy e pai de Marion, personagem fundamental na mitologia da saga e responsável por entregar ao herói seu chapéu icônico em A Última Cruzada.

Apesar dos cancelamentos, o fim de Indiana Jones está longe de ser definitivo. Rumores apontam que a Lucasfilm pretende “descansar” a marca antes de apostar em um reboot completo com um novo protagonista. De acordo com o site The DisInsider, o estúdio estuda anunciar uma nova encarnação do personagem em um futuro próximo, possivelmente durante uma edição da D23 Expo. Mesmo após o tropeço recente, Indiana Jones segue sendo uma propriedade valiosa, e a busca por um novo intérprete — com nomes como Glen Powell circulando entre fãs e analistas — já começa a ganhar força nos bastidores de Hollywood.

A teórica impossibilidade de se fazer um reboot – uma vez que o personagem está atrelado a Harrison Ford, hoje com 83 anos, estaria descartada – e a indecisão quanto a derivados pode estar dificultando os planos da Disney em explorar essa que é a maior propriedade da Lucasfilm depois de Star Wars. Todavia, a marca, de alguma forma, deverá retornar e a aventura à moda antiga recuperar seu lugar nas telonas em toda a sua glória.