James Cameron tá de brincadeira!

Ou, uma análise crítica do trailer de Avatar.

jamescameron-3d

Eu acabei de assistir o trailer de Avatar. Eu não havia visto antes por simplesmente não estar nem um pouco interessado nesse filme e achar que James Cameron é um cara que tem que voltar a fazer filmes de ação com Exterminadores do Futuro.

De qualquer forma, assisti agora há pouco o trailer e o que eu vi foi um emaranhado de imagens sem nexo sobre um grupo de fuzileiros que está invadindo um planeta habitado por gente azul. O trailer, em verdade, parece ser uma mistura de diversos filmes e até mesmo a história, parece ter surgido de uma premissa comum. Portanto, qual é a graça?

James Cameron disse que o 3D do filme iria literalmente foder com os olhos do espectador. O que eu vi, na verdade, foi um trailer que poderia ter sido feito por qualquer produtora de games do mundo. Jogos de PS3 e XBox tem melhor qualidade gráfica do que essa coisa comum que o Cameron quer vender como sendo top de linha.

Voltando ao assunto dos direitos autorais, antes mesmo de ser lançado, Cameron já pode tomar uma ação nas costas. A Fathom Studios, produtora da animação Delgo (que ganhou o Anima Mundi de 2008) está analisando suas opções legais de acionar James Cameron e o filme Avatar por violar os direitos autorais desta. Por que? Simples! As imagens e idéias por trás dos dois filmes são imensamente iguais! Uma guerra entre duas facções, uma delas alada, usando dragões, e uma cena, dos dois azuis se beijando que lembra Delgo e mais 1234 filmes com cenas românticas entre pessoas de raças ou cores diferentes (e cores eu me refiro a Aliens, monstros, bichos, animais, vegetais e minerais).

avatar-star-wars

A cena das naves humanas chegando me lembra Guerra nas Estrelas (mas é escrachado demais, George Lucas deveria processar o Cameron por essa), o tiroteio, Tropas Estelares, as lutas com os dragões me lembra tanto o horrível e famigerado filme baseado no jogo de RPG D&D quanto os filmes do Senhor dos Anéis, lembrando que até uma arqueira pirada tem no filme, lembrando o Legolas de Orlando Bloom.

Aliens em um laboratorio? Já vi em Guerra nas Estrelas, Fogo no Céu, Homens de Preto, blá blá blá. Pessoas fugindo de um monstro gigante? Podemos começar com King Kong, Cloverfield, Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas, Godzilla, etc.

Perceberam que James Cameron conseguiu se humilhar perante os fãs depois de 10 anos falando que iria fazer o filme mais inovador da humanidade? Poderia ser 10 anos atrás, hoje em dia a abertura de God of War é 1000 vezes melhor elaborada do que esse lixo criado pelo egocêntrico e prepotente Cameron.

Histórias de amor inter espécies? Eu vi melhores em Distrito 9 em que as humanas se prostituem para os alienígenas! Eu espero morder minha língua e essa ser a versão beta do que o cineasta vai nos mostrar em dezembro nas telonas, mas, sinceramente, se nem Hitler gostou, quem sou eu para gostar?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JAPyipuT-Jg[/youtube]

Cade a novidade que você tinha prometido Cameron?

J.R. Dib

Total
0
Links
Comentários 25
  1. acho bem complicado realizar uma crítica citando possiveis referencias sem ao menos ter visto o produto final, mas tudo bem, você já estava com um pré conceito, então não há muito o que se esperar de seus comentários além de críticas negativas.

    Penso que muito mais interessante do que comparar fisicamente a obra de alguém com a de outros, é entender o propósito e motivação do artista por trás da obra, pois isto dá muito mais o que pensar do que comparações inúteis.

    1. Jotum, não é preconceito quando aquilo que você vê é aquilo que você irá receber. A sinopse do filme trata exatamente daquilo que eu falei. Esse projeto tinha 10 anos nas costas, no mínimo, o primeiro trailer deveria chegar e arrasar com todo mundo.

      Se quer mostrar, ou mostra tudo, ou não mostra quase nada, nunca um meio termo sem explicações.

      A Fox é famosa por fazer trailers que entregam o filme inteiro, não era de se esperar que ela fizesse menos que isso. Agora, tem gente que prefere esperar para ver o filme finalizado para dar sua opinião. Para mim, basta acompanhar o projeto todo para poder se ter no mínimo a expectativa do que está por vir e ele decepcionou a todos com esse trailer sem graça.

      1. Hmmm… Não. Independente da história – o Cameron nunca fez questão de falar da história do filme nas entrevistas e sim da tecnologia -, esse filme não foi desenvolvido para que você veja o trailer na cadeira do quarto vendo no seu computador. E isso já foi dito por meio mundo. Concordo em número e grau quanto a história: é pífia. Tão boba quanto Transformers. Mas em Avatar, a tecnologia sempre foi o foco (e quando ele diz 3D, é realmente “três-dê”, e não Computação Gráfica), e isso você só vai conseguir entender sentado no cinema com o óculos 3D.

        A discussão deveria ser outra: se vale a pena assistir um filme voltado a pura tecnologia deixando a história em segundo plano. Eu, como rato de efeitos especiais, adoro.

      2. Dib mas a Fox não apita nada no Avatar, o Cameron bancou o filme com dinheiro próprio e os contratos dizem todos que é o Cameron quem manda.

        Acho que comparar a outras produções é meio nonsense, nada é 100% original

  2. Sacanagem hein, até Tropas Estelares? Cara era melhor ter largado esse projeto de lado, e deixadoThe Last Airbender ter o titulo original, o que para mim, esse Avatar aí só serviu para roubar o título de outro projeto.

  3. O trailer realmente é decepcionante, mas lembremos que é um trailer bem curto e que mostra só algumas imagens, mais nada. Realmente o pouco que foi mostrado sôou muito clichê, eu tive exatamente a mesma sensação de “eu já vi isso antes”.

    Mas sei lá, pode ser que o filme seja bom. Eu evito julgar um filme pelo trailer. Principalmente pelo primeiro teaser trailer.

    1. Avatar não veio com a idéia de uma história e roteiro original, lendo a sinopse do filme você percebe que trata-se de um Pocahontas espacial, a única novidade do filme era na questão tecnologia.

  4. Putz, primeiro q vc nao entendeu o que ele quis dizer em relação ao 3D. Ele estava se referindo ao 3D dos cinemas, e nao à parte gráfica.

    Segundo, se o projeto tem 10 anos e vc critica o cara por ter ficado tanto tempo maquinando algo pouco inovador (suas palavras), deveria, ao menos, defendê-lo das acusações de plágio, já que várias produções q vc citou foram feitas muito tempo depois, como o famigerado Delgo.

    Terceiro, dizer que o filme é ruim pq une características de diversos filmes, no meu modo de ver, é uma crítica infundada, já que poderíamos fazer isso com qualquer outro longa lançado recentemente, ou vc quer que em pleno século XXI o cara me venha com uma ideia 100% original?

    E pra finalizar, como o outro leitor disse ali em cima, creio que vc já foi ver o trailer disposto a descer o sarrafo e nem se fosse o melhor trailer da história vc falaria bem do filme.

    1. Concordo muito com o que você disse Miguel, eu to no grupos que acha absurdo ficar comparando com o Delgo, que só está ganhando exposição graças ao filme do Cameron. A parte mais forçada ao meu ver é ficar pegando cenas de outros filmes e dizendo que é plágio, se fosse assim 99,9% dos filmes seriam plágio dos primeiros filmes.

    2. Um filme com idéia 100% original? Arisco dois Prova de Morte e A Vida Marinha com Steve Zissou. O ultimo é bem interessante parece cinema experimental. E tem o Seu Jorge! O primeiro so digo isso: é de Tarantino.

      1. E daí que Prova de Morte é de Tarantino? Nem vi ainda, mas pego como exemplo esse Inglórios Bastardos, que tb é dele e deve ter umas trocentas características de outros filmes e nem por isso dirão que é cópia.

  5. Mas então, todo mundo concorda que a parte gráfica é decepcionante? Beleza. Ele vai inovar no 3D, não sei, mas, entendo que, se for para inovar na hora de passar um filme nas telas de cinema, algum tipo de tecnologia nova de reprodução (e não só de gravação) tem que ser criada, senão, vou repetir, vai ser mais um espetáculo de efeitos especiais que ficará esquecido.

  6. Eu sempre gostei do Cameron, entre outras coisas porque os filmes dele têm boas histórias. E por “boa história” não quero dizer uma trama psicológica profunda (convenhamos, um robô que vem do futuro pra matar o líder da resistência humana não é o que se pode chamar de uma trama genial), mas uma história bem contada com tudo na medida certa.

    Nenhum filme do Cameron até hoje teve excessos absurdos semelhantes aos vistos no ridículo Transformers 2. O Cameron usa muitos efeitos especiais, mas cada efeito especial tem uma razão de ser na trama do filme, nada é gratuito. Tecnologia por tecnologia qualquer um pode comprar tendo dinheiro. Usar bem a tecnologia é coisa pra poucos.

    Até hoje eu lamento por ele não ter conseguido dirigir o filme do Homem-Aranha, coisa que ele tinha o sonho de fazer e pelo qual lutou na década de 90, mas não conseguiu porque os direitos do filme se perderam em emaranhados judiciais. Eu acredito que os filmes do Aranha teriam sido melhores se o diretor fosse o Cameron.

    Se ele seguir o padrão, teremos um filme que mesmo sem uma trama inovadora consegue entreter, com personagens razoavelmente bem desenvolvidos e tecnologia sem apelação.

    Resta saber se ele ainda tem habilidade pra coisa, já que desde que Titanic que ele não dirigiu mais nenhum longa. As declarações de quem já assistiu os famigerados 16 minutos de Avatar são sempre as melhores possíveis.

  7. É o primeiro “crítico” que eu conheço que analisa algo que ainda não viu. James Cameron jamais precisou provar ou receber aprovação de ningyém. Seus filmes falam por si.
    Muito importante sua opinião!

  8. A única coisa que esse Senhor chamado James Cameron fez de legal foi a seuqência de Alien e os 2 primeiros Terminators,de resto eu deixo passar
    Segredo do Abismo lixo,True Lies lixo, Titanic lixo dos lixos e por aí vai

  9. AVATAR é o filme mais avançado dos ultimos tempos, são efeitos de ultima geração, vejam os detalhas da pele dos NA’VI (criaturas azus), hj em dia n existe tecnologia para fazer os detalhas da pele dos NA’VI’s de AVATAR, AVATAR é uma revolução no cinema.

  10. ANTES DE CRITICA E SE APARECER, VEJA O FILME, COMPARE DEPOIS.
    DO MESMO GEITO QUE QUANDO EU CHEGUEI AQUI NO SEU SITE VEJO QUE ELE È IGUAL A MUITAS BOSTINHAS POR AI QUANDO DIGITAMOS CINEMA NO GOOGLE CERTO???

    HAHAHAHAHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Resenha: Distrito 9

Resenha: Distrito 9

Cuidado, essa resenha contém spoilers

Prox
Garanta o retorno de seu monstro predileto a Little Fears

Garanta o retorno de seu monstro predileto a Little Fears

Após revelar um pouco mais sobre os monstros de Little Fears Nightmare Edition

Sugestões para você: